A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
A3- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UAM

Pré-visualização | Página 1 de 1

A3 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UAM
O planejamento estratégico é muito necessário no ambiente corporativo, mas, sua eficácia depende de diversos fatores, os quais envolvem recursos, processos e pessoas. Nesse sentido, a equipe de executivos de uma empresa deve buscar no mundo dos negócios, ferramentas de alta performance, as quais deverão auxiliar sua prática de trabalho. Um bom planejamento é aquele que possui metas reais e atingíveis, ou seja, em sua estrutura não estão elucubrações imaginárias dos membros da empresa. Para isso, após o brainstorming, as ideias deverão ser analisadas e se aprovadas, inseridas no mapa estratégico, para mais uma vez por meio de um infográfico, visualizar se é viável ou não despender esforços para seu atingimento.
Nessa perspectiva, entende-se que no momento do planejamento, devem ser testadas as hipóteses, de modo que da forma mais ampla o possível, se identifique as ideias que poderão trazer os melhores resultados se colocadas em prática no mercado competitivo. Portanto, indaga-se como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico, para que o mesmo cumpra com seus propósitos, e, como a equipe executiva deve estruturar os planos de ação, para que o planejamento possa realmente atender e alcançar os objetivos iniciais?
O gestor, para que possa realizar a manutenção do planejamento estratégico e, consequentemente, cumprir com o propósito, precisa que a equipe de executivos possa estruturar os planos de ação a fim de atender e alcançar os objetivos traçados, deve-se adotar um plano de comunicação participativa entre todos os departamentos envolvidos, ao qual o gestor da empresa irá direcionar e acompanhar todas as atividades mensuradas, desta maneira é de mais fácil percepção dos avanços dos processos e suas variáveis dentro das ferramentas de gestão - os pontos de partida, as metas em relação ao objetivo, a estratégia e ações abordadas no plano - , trazendo o envolvimento de todos os departamentos e garantindo melhor visibilidade na execução das ações, sua efetividade e aderência ao plano estratégico estabelecido, trazendo ao gestor maior conhecimento e controle do planejamento estratégico. 
A comunicação entre os departamentos envolvidos é de extremo valor para a adequada execução das atividades, redução de erros em todo o processo produtivo, para a manutenção dos processos, colaboração e troca de informações. Portanto, o envolvimento de todos e a utilização de ferramentas que possam facilitar a administração garante o alcance das metas e acarretam execução das ações de maneira correta, para que tenha melhor adesão dentro da organização do plano estratégico proposto.