Buscar

quimica experimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática 1
Reação lenta , mais acontece: reação de oxi-redução (oxidação da palha de aço)
Composição principal da palha de aço: aço carbono (uma das composições em grande parte da palha de aço carbono é ferro)
Composição básica da água sanitária: 
Reação é lenta
Explicar o que são esses pontinhos formados.(qual a composição da ferrugem que formou)
 experimento baseia-se na imersão de um pedaço de palha de aço em água sanitária por alguns minutos. Após este tempo, a palha de aço é removida e é possível observar que houve a formação de uma substância avermelhada (Fe2O3). Este composto é formado a partir da reação entre ferro, presente na palha de aço, e hipoclorito de sódio (NaClO), presente na água sanitária, sendo que tal reação é representada pela seguinte equação: 2Fe + 3NaClO → Fe2O3 + 3NaCl Nesta reação o ferro sofreu variação de nox de zero para +3, relativos às substâncias Fe e Fe2O3, respectivamente. A variação de nox sofrida pelo cloro foi de +1 para -1, relativos às substâncias NaClO e NaCl, respectivamente.
Inicie a formalização com considerações a respeito do que se misturou no tudo de ensaio. Sabe-se que a palha de aço é praticamente ferro [Fe(s)] e a água sanitária uma solução de hipoclorito de sódio [NaClO(aq)]. Então, com a ajuda dos alunos, pode-se montar a equação para a reação química:
Fe(s) + NaClO(aq) --> Fe2O3(s) + NaCl(aq)
Após, com ajuda dos alunos, pode-se realizar o balançeamento da equação, obtendo:
2 Fe(s) + 3 NaClO(aq) --> Fe2O3(s) + 3 NaCl(aq)
Neste momento, com a equação pronta e balanceada, peça aos alunos que determinem os NOX de cada elemento presente na equação, separando os elementos que mudam seu NOX dos que não mudam o NOX. Enquanto eles observam o experimento no tubo, recolha esta atividade e observe se todos separaram os elementos conforme variação do NOX de forma adequada.  
A partir deste momento, é possível formalizar os conceitos de oxidação (perda de elétrons, aumento do nox) e redução (ganho de elétrons, diminuição do NOX). Após a formalização dos conceitos, peça aos alunos para criarem um mapa conceitual que relacione os seguintes conceitos:
- oxidação
- redução
- nox
- elétrons
Como sugestão de construção, segue um mapa conceitual que cumpre com os critérios acima indicados. Os alunos podem ir até ao laboratório de informática para construir seus mapas conceituais. Para maiores informações sobre mapas conceituais e como fazê-los no computador, veja maiores informações na seção "Recursos complementares".
Prática 2
Colhe de chá Bicarbonato de sódio(base fraca) e vinagre(acido acetio )
Existe formação de bolhas(ferveu) qual é essa reação¿ um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2.. Acido e base fraca forma o acido carbônico e você já juntou esses dois ingredientes deve saber que na hora que eles entram em contato um com o outro uma espuma começa a borbulhar. Isso ocorre porque eles passam por uma reação química conhecida como ácido carbônico. A grande questão é que esse ácido carbônico imediatamente se decompõe, virando dióxido de carbono - que é o que forma as bolhas que nós vemos -, acetato de sódio e água.
É importante identificar a massa do vinagre é importante identificar a densidade ou massa especifica . com essa densidade vamos encontrar a massa do acido acético e com isso quantos mols de acido acetico
Na reação entre vinagre (uma solução aquosa de ácido acético - H₃CCOOH, que é um ácido orgânico) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃ - um sal produzido pelo processo Solvay, que envolve cloreto de sódio, amônia e gás carbônico), o que ocorre é a neutralização do ácido, com a produção de acetato de sódio, água e gás carbônico. A reação pode ser acompanhada pela efervescência da mistura, isto é, pode-se ver a formação de bolhas de CO₂ saindo da solução. O processo ocorre segundo a equação química balanceada:
O bicarbonato e sódio apresenta a fórmula química NaHCO3. O vinagre é uma combinação de água com 5% de ácido acético. Como os dois componentes apresentam substâncias químicas, quando combinados, ocorre uma reação. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas.
O que é reagente limitante:
Números de mols especifico de acido acético e especifico para bircabonato, o reagente limitante é o que apresenta o menor número de mols. E p reagente em excesso é o que possui maior número de mols.

Continue navegando