Buscar

Falando sobre olimpíadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Falando sobre olimpíadas...
Herdada dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a filosofia olímpica de vida, utiliza o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união, e do respeito por regras, e adversários. As diferenças culturais, étnicas e religiosas são de grande importância nesta forma de pensar baseada na combinação entre esporte, cultura e meio ambiente. O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, e assegurar a prática esportiva como um direito de todos. A educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte são ideais a serem alcançados. O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida. A ideia é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras das arenas esportivas e influencie a vida de todos. 
Acervo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
A Biblioteca (https://sophia.cob.org.br/terminalweb/) reúne mais de 21 mil documentos entre livros, teses, periódicos e material multimídia (CDs, DVDs, CD-Roms). É a única biblioteca brasileira que dispõe de relatórios oficiais dos Jogos Olímpicos e dos relatórios das cidades candidatas ao maior evento esportivo do mundo. O acervo conta com algumas preciosidades, com destaque para Olímpia, exemplar original do livro da fotógrafa alemã Leni Riefensthal sobre os Jogos Olímpicos Berlim 1936. Você também tem acesso a raridades como o relatório oficial de resultados dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em versão bilíngue (grego e francês), com data de 1896, além de livros sobre esgrima de 1893 e do início do século passado.
Símbolos Olímpicos
Os aros – Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os aros olímpicos foram idealizados em 1914, pelo Barão Pierre Coubertin. Os aros representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores, está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. O símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro une os aros olímpicos a uma representação da Bandeira Nacional do Brasil.
As mascotes - A primeira mascote olímpica oficial foi o cãozinho Waldi, nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Desde então, as mascotes se popularizaram como símbolo da alegria e da festa que são os Jogos Olímpicos. Elas são embaixadoras da alegria e mensageiras da amizade, representando elementos simbólicos do país ou da cidade-sede dos Jogos.
As medalhas - A medalha olímpica de premiação (ouro, prata e bronze) deve ter pelo menos 60 mm de diâmetro e 3 mm de espessura, sendo que a medalha para a primeira colocação deve conter, obrigatoriamente, no mínimo 6g de ouro puro. Além disso, todos os atletas e oficiais que participam dos Jogos Olímpicos recebem a medalha de participação oferecida pelo Comitê Organizador da competição.
O hino – Hino é um canto ou poema de alegria ou entusiasmo, criado para celebrar alguém ou algo. O Hino Olímpico foi composto em 1896 pelo compositor grego Spirou Samara, com letra do músico grego Cositis Palamas, e adotado pelo COI em 1958. O Hino Olímpico é executado em todas as cerimônias olímpicas oficiais, enquanto a bandeira olímpica é hasteada.
O lema – Citius, Altius, Fortius (que em latim significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”). Esta citação, que foi criada pelo Padre Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seu objetivo. Os atletas precisam se esforçar de modo a atingir e superar suas metas. A idéia é: mais importante que terminar em primeiro lugar é explorar o próprio potencial, dar o melhor de si e considerar isso uma vitória.
O juramento – Juramento é um compromisso, afirmação ou promessa solene, pronunciado em público. Desde os Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920, um atleta faz o juramento olímpico em nome de todos os participantes, durante a cerimônia de abertura. O texto do juramento foi modificado para os Jogos de Sydney, em 2000, de modo que incluísse uma referência ao desejo de competir sem recorrer a drogas. O juramento atual é o seguinte: “Em nome de todos os competidores, prometo participar destes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes”. Desde 1972, há também o juramento dos árbitros: “Em nome de todos os juízes e árbitros, prometo que participaremos destes Jogos Olímpicos, sem preconceito, respeitando e seguindo as regras que os regem com o verdadeiro espírito da esportividade”.
Tóquio 2020/ 2021
Jogos Olímpicos de Verão de 2020, oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada, mais comumente Tóquio 2020, ou Olimpíadas de Tóquio 2020 será um evento multiesportivo realizado durante o verão de 2021, na região metropolitana de Tóquio, Japão. Os Jogos estavam marcados para o período de 24 de julho a 9 de agosto de 2020, porém, os jogos foram adiados para o verão de 2021, devido a Pandemia de COVID-19. Os Jogos Olímpicos acontecerão entres os dias 23 de julho e 08 de agosto de 2021. JULHO 2021 PÁGINA | 05 Tóquio 2020/2021 Os as modalidades esportivas Surfe, Skate, Escalada e Basquete 3 x 3 farão a estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Acesse o mapa Entenda como vão ser os Jogos Olímpicos de Tóquio em tempos de pandemia do coronavírus no endereço.
Modalidades Esportivas
Atletismo/ Badminton/ Basquete (5x5) /Basquete (3x3) /Beisebol/Softball /Boxe Canoagem/ Ciclismo/ Esgrima/ Escalada esportiva/ Futebol /Ginástica Artística/ Ginástica Rítmica/ Ginástica Trampolim/ Golfe/ Halterofilismo/ Handebol /Hipismo/ Hóquei sobre a grama/ Judô /Luta Greco-romana/ Luta Livre /Natação artística/ Natação/ Pentatlo moderno/ Polo aquático Remo /Rugby sevens/ Saltos ornamentais/ Skate /Surfe/ Taekwondo/ Tênis / Tênis de mesa Tiro/ Tiro com arco/ Triatlo /Vela /Voleibol /Voleibol de praia.
As modalidades esportivas Surfe, Skate, Escalada e Basquete 3 x 3 farão a estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio.

Continue navegando

Outros materiais