Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
 Simone M. dos Santo
GUARACIABA-SC
2024
Curitiba
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo focar a função orgânica da linguagem com as contribuições valiosas de Paul Broca e Wernicke que colaboraram inclusive a descobrir a função da linguagem ambos contribuíram significativamente para as áreas da neurociência com bases anatômicas.
DESENVOLVIMENTO
O texto destaca a importância de dois cientistas Pierre Paul Broca e Carl Wernicke. Que fizeram grandes descobertas em relação ao cérebro humano e são apontados como importantes influenciadores da psicologia moderna. Broca notou que na região do lobo frontal esquerdo encontrava-se o centro da linguagem sua descoberta se deu por meio de um paciente que havia sofrido AVC. Carl Wernicke demonstrou evidências de que danos a áreas específicas do cérebro causariam perda de habilidades específicas, que mais tarde seria chamada afasia de Wernicke.
Com o nascimento da neuropsicologia da linguagem, lesões cerebrais passaram a ser foco de estudo. Destacando-se nessa área o antropólogo e médico e também formado em matemática, Literatura e física Pierre Paul Broca (1824-1880). Broca formou-se em medicina não universidade de Paris, especializado se em várias áreas seus primeiros trabalhos científicos tratavam da histologia da cartilagem e dos ossos também estudou o câncer, mortalidade infantil e aneurisma. Contribuiu para a compreensão a respeito do sistema rinencéfalo.
 	O presente trabalho tinha por objetivo focar a função orgânica da linguagem, estudava o sistema nervoso que é responsável pelo controle das funções orgânicas. O médico Paul Broca se destacou na medicina com a descoberta do centro da fala em 1861, denominada área de Broca colaborou também ao descobrir a localização da função da linguagem em uma região específica em um hemisfério do cérebro.
O médico francês Paul Broca descreveu o cérebro de um paciente que tinha um distúrbio acentuado de fala motora. Esse estudo mostrou ao pesquisador por que o terço posterior do Giro frontal inferior havia sido destruído no cérebro dessa paciente. Essa áreado cérebro passou a ser chamada de área de broca que é a responsável pela linguagem daí quando comprometida, o paciente passa a ter dificuldade para formar frases completas com sentido e até mesmo falar palavras simples, anos depois, em 1876 o neurologista, anatomista psiquiatra e neuropatologista Alemão Carl Wernicke descobriu que uma lesão no lobo temporal do Hemisfério esquerdo, então chamada área de Wernicke, também causaria problemas a linguagem. A descoberta de broca que mais tarde seria denominada por David Ferrin como Aire de Broca (Centro motor da fala). Em 1861 broca escreveu assim: “eu acreditava que houvesse uma ciência frenologica, seria a frenologia das circunvoluções no córtex e não a frenologia dos colombos na cabeça” com base nessa percepção, broca fundou a neuropsicológica, uma ciência dos processos mentais que ele diferenciou da frenologia de Gall. Os estudos de Broca e Wernicke, chegaram a duas regras referentes a localização da linguagem 1 se refere a lesões do lobo frontal esquerdo, na área denominada de broca que a feta a capacidade de produzir linguagem eficiente. A segunda regra que apresenta lesões no lobo temporal esquerdo resulta na dificuldade da compreensão da linguagem falada. Essa deficiência é conhecida como afasia de Wernicke. A afasia receptiva normalmente reflete lesão dos cortes de associação auditivas no lobo temporal posterior região que ficou conhecida como de Wernicke. 
A descoberta de Paul e Wernicke foi fundamental para compreensão de distúrbios da linguagem como também para seus estudos posteriores. Broca é considerado o pai das localizações cerebrais, pois foi ele que descobriu e localizou uma das funções cerebrais que fosse testada experimentalmente que é da língua. Broca teve a ideia de fazer uma linguagem inteligível onde um paciente afásico mesmo que deixe a impressão de ter perdido toda a possibilidade de entendimento, mas que não perdeu o vocabulário para a comunicação, somente lhe falta o controle motor.
Os neurônios dessa área conhecida como área de broca são responsáveis por músculos como faringe, língua, cordas vocais que interferem na articulação da fala. A distribuição da zona cortical do lobo frontal esquerdo da área de broca e a perda da fala por meio de AVC (acidente vascular cerebral) broca foi um dos primeiros cientistas a acreditar que poderia medir a qualidade intelectual do ser humano, pelo tamanho do seu cérebro. Porém, o que lhe confere um lugar de destaque na história da medicina foi sua descoberta do centro de uso da palavra no cérebro. Foi em 1871 que broca aplicou a teoria das localizações cerebrais e os dados da topografia crânio encefálica no diagnóstico de lesão intracraniana seguida de intervenção neurocirúrgica no paciente que apresentava afasia expressiva mostrando lesão no giro frontal inferior esquerdo pós cirurgia o paciente apresentou melhora significativa. A descoberta de broca sobre a localização da área cerebral responsável pela afasia produtiva atualmente sabe-se que a área de broca também está envolvida em outros aspectos da fala, pôr em questões éticas e médicas impedem estudos do cérebro humano vivo.
O cérebro humano pode ser sondado através de eletrodos colocados na superfície do córtex cerebral, porém não são muito usados. As descobertas de broca continuam a influenciar novos pesquisadores a avançar nos estudos da produção da linguagem.
A área de fala de Wernicke é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada a fala, Wernicke também descreveu a afasia de Wernicke um tipo de distúrbio neurológico que afeta a capacidade da fala. O paciente repete várias palavras em sequência, em um discurso aparentemente fluente, mas que não faz sentido na afasia de Wernicke o paciente tem dificuldade para perceber o discurso dos outros, incapacidade de perceber erros no seu próprio discurso. Eles também puderam observar que em cerca de 96% da população adulta o hemisfério esquerdo é denominam-te para a fala. As áreas de broca e Wernicke estão conectadas por um feixe de fibras nervosas, chamado fascículo arqueado. Como a área de Wernicke lesionada as pessoas tem dificuldade de compreender a linguagem falada e escrita. Suas pesquisas levantaram a importância de estudos pormenorizados das áreas cerebrais e suas funções. Broca, em 1871 aplicou a teoria das localizações cerebrais.
 	As descobertas de broca e Wernicke estão envolvidas de maneira decisiva nas capacidades linguísticas humanas. Essas descobertas afetam até hoje questões pertinentes ao sistema nervoso do ser humano. O presente trabalho teve por objetivo focar a função orgânica da linguagem com as contribuições valiosas de Paul Broca e Wernicke colaboraram inclusive a descobrir a função da linguagemambos contribuíram significativamente para as áreas da neurociência com bases anatômicas.
REFERÊNCIAS
GUSMÃO. Sebastião; SILVEIRA, Roberto Leal; CABRAL FILHO,
GUILHERME. Artigo – Broca e nascimento da moderna neurocirurgia. Faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Serviço de Neurocirurgia do Hospital Madre Tereza. Serviço de Neurocirurgia do Hospital Luxemburgo Belo Horizonte MG.
PURVES, Dale [et al]. Neurociências Consultoria supervisão e revisão desta edição: Carla Dalmaz, Jorge Alberto Quillfedt. – 4.ed Porto Alegre: Aetmed, 2010. 
GESHUIND 19790 fonte: kendell(2003)
PURVES, Dale [et al]. Neurociências Consultoria sup ervisão e revisão
PURVES, Dale [et al]. Neurociências Consultoria sup ervisão e revisão
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina