Buscar

O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO JOÃO RIBEIRO
CURSO TÉCNICO NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE HOSTÓRIA
PROFª: CRISTIANE TEREZINHA
ALUNAS: ELAINE CUSTÓDIO, JOELMA PAZ E THALINE CARBONARO
ARTIGO: O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Maria Aparecida Quadros Borges
Jezulino Lúcio Mendes Braga
A História foi implantada como disciplina escolar em 1837, durante o período regencial. Os manuais didáticos que continham os conteúdos de História eram difundidos nas escolas secundárias através do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
Em 1930 o Estado passou a ter controle sobre o ensino, discutia-se neste momento, a implantação dos Estudos Sociais em Substituição a História e Geografia. Esta substituição ocorreu definitivamente durante o regime militar. Neste momento tem-se uma divulgação da História de reis, heróis e batalhas, onde do passado só se recordava os fatos heroicos. Este modo de ver a História predominou nos currículos escolares até bem pouco tempo.
Acompanhando o processo de democratização acontecido em meados dos anos 80, os conhecimentos escolares foram duramente questionados e redefinidos por reformas curriculares. Os professores percebiam a impossibilidade de transmitir nas aulas o conhecimento de toda a História da humanidade. Neste momento, passam a buscar novas formulas de se ensinar, buscando alternativas que levam o aluno a construção do conhecimento histórico na sala de aula.
Porém, esta mudança de perspectiva não atingiu de forma generalizada o ensino de História. Nas series iniciais do Ensino Fundamental a História tem permanecido distante do interesse dos alunos, utilizando-se de métodos baseados na memorização de datas e na repetição oral de textos escritos para a memorização de fatos, perdendo-se de seu principal objetivo, que é compreender e interpretar as várias versões do fato.
Somente desta forma a escola pode oferecer ao aluno um ensino que lhe possibilite o conhecimento e a compreensão das relações de tempo e espaço; ou seja, pelo conhecimento da “temporalidade das relações sociais, das relações políticas, das formas de produção econômica, das formas de produção da cultura das ideias e dos valores. ”

Continue navegando