Buscar

Escravidão, Servidão e Trabalho Livre na Antiguidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escravidão, Servidão e Trabalho Livre na Antiguidade.
Desde o início das primeiras civilizações da História Antiga (por volta de 3.500 a.c), houve três formas de trabalho muito comuns até o fim do Império Romano do Ocidente (século V d.c): Escravidão (escravização), Servidão e Trabalho Livre.
Quais são as suas diferenças?
Escravidão: - Como as pessoas daquela época foram escravizadas, foram condicionadas à escravidão? Era comum que, em uma guerra entre dois povos diferentes que disputavam territórios, o povo que fosse derrotado tornava-se escravo do povo vencedor. Outra forma também, como foi feita na Grécia Antiga, era através de dívidas, se você deve ao governo, o governo pode te escravizar, sendo uma forma de trabalho para pagar essa dívida.
· O escravo não tem nenhum tipo de direito, apenas obrigações a serem cumpridas por ordem dos proprietários ou do Estado.
· O trabalho escravo é conhecido como trabalho compulsório, tomando praticamente todo o tempo do escravizado, o que não deixa-o buscar uma chance melhor de trabalho.
· A se receber, somente alimento, vestes e um lugar para dormir. O castigo físico era uma das formas de punir rebeldias
Povos: Egito, Grécia, China, Roma.
Servidão: senhor x servo
Um senhor, dono de terras - proprietário rural - deixava que camponeses (pessoas que viviam no campo com pouquíssimo dinheiro) cultivassem em suas terras. Esse “deixar” significa que o camponês pode fazer o uso da terra, se pagasse pelo uso, no caso, o pagamento de tributo. Ou seja, o que for plantado e colhido pelo camponês, uma parte será entregue ao senhor como tributo. Esse sistema também era uma forma do camponês sempre dever ao senhor, ou seja, ser sempre servo, porque nem sempre o que colhiam era suficiente para sustentar a família e deviam ao senhor. Aliás, os senhores cobravam altos tributos, sendo então ao servo uma vida custosa.
Trabalho Livre: o próprio nome já diz “livre”, o que significa que não depende de um senhor e nem do Estado. Os trabalhadores livres eram comerciantes em geral, artesãos e prestadores de serviços. A única obrigação era o pagamento de impostos tanto em produtos como em moedas e tinha a chance de subir em outros níveis da sociedade.
No caso da Grécia Antiga (período clássico V e VI a.c), pensando na organização da sociedade. A pólis (cidades-estados - autônomos) tinha os habitantes e os cidadãos. Os habitantes eram os escravos e os cidadãos dos mais elevados níveis da sociedade como políticos, proprietários e intelectuais classes/grupos sociais que jamais seriam escravos, ao contrário dos habitantes que não tinham direitos, apenas deveres. Então, a escravidão como mencionei acima estava no processo de guerrilhas e de dívidas, a servidão temos como exemplo Os Hilotas submissos à Esparta trabalhavam nos kleros(lotes de terra), entregando metade das colheitas ao Espartano e eram duramente explorados.

Outros materiais