Buscar

CONTEXTUALIZADA Metodologia da Pesquisa

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Diante do conteúdo estudado e da atividade que nos é proposta, ficou fácil a compreensão de que Pesquisa científica é a aplicação prática de uma série de processos metodológicos de investigação utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo.
Diferentemente da pesquisa de rotina, a pesquisa científica requer uma investigação apurada e precisa ser escrita e alinhada de acordo com as normas técnicas vigentes.
Por ser um processo complexo, o pesquisador precisa cumprir etapas como: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações em fontes fidedignas, definição e leitura de bibliografia – com obras e autores considerados referência no assunto – e, por fim, estruturação e redação do texto.
Por sua vez o Método dedutivo se trata de uma forma de análise informativa para que se chegue a uma solução. Com isso, nos valemos de uma dedução para que possamos achar um resultado.
O método dedutivo funciona de maneira sequenciada e corresponde, por assim dizer. Isso porque deve apresentar soluções verdadeiras com base em premissas verdadeiras, respeitando uma lógica validada. Caso alguma dessas partes seja interrompida, certamente o método encontrará respostas ineficazes e inválidas.
O método indutivo é uma forma de raciocínio que considera casos gerais para montar conclusões, sendo estas certas ou erradas. A ideia é tirar de um quadro geral informações que possam levar a outros resultados. Ou seja, uma quantos mais casos tomem uma determinada rota, mais podem nos levar à indução de novos dados. 
Em um trabalho cientifico devemos sempre citar as nossas fontes de pesquisas e também fazendo as citações, mostrando assim de onde extraímos o nosso material. Dando assim mais credibilidade ao trabalho.
As citações podem ser:
· Diretas, quando se referem à transcrição literal de uma parte do texto de um autor, conservando-se a grafia, pontuação, idioma, etc., devem ser registradas no texto entre aspas; 
 Indiretas, quando são redigidas pelo(s) autor (es) do trabalho a partir das 
 Indiretas, quando são redigidas pelo(s) autor (es) do trabalho a partir das 
· Indiretas, quando são redigidas pelo(s) autor (es) do trabalho a partir das ideias e contribuições de outro autor, portanto, consistem na reprodução do conteúdo e/ou ide ia do documento original; devem ser indicadas no texto com a expressão: conforme ... (sobrenome do autor)
Exemplo de citação direta: Quando a referência vem após o trecho retirado, deve-se incluir, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano e a página. O sobrenome deve estar em letra maiúscula.
 “Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).
Exemplo de citação indireta: A citação indireta é quando usamos nossas próprias palavras para expressar a mesma ideia de um autor consultado.
· De acordo com Sócrates, filósofo grego, a nossa única certeza é a de que não sabemos, ou seja, estamos em constante aprendizado.
Fontes de pesquisa:
http://blog.uniso.br/o-que-e-pesquisa-cientifica/
https://www.psicanaliseclinica.com/metodo-dedutivo-e-indutivo/
https://www.tuacarreira.com/citacao-direta-indireta/
https://escolaeducacao.com.br/como-fazer-citacao-direta/
https://www.stoodi.com.br/blog/redacao/redacao-como-fazer-uma-citacao/

Continue navegando