Buscar

A1- INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1- INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
“O planejamento tributário é um instrumento  (...) possível em um país que possui uma das maiores cargas tributárias do mundo”.
Trata-se de uma ferramenta legal de gestão tributária (...) que maximizem o lucro da entidade e reduzam os custos tributários.
Primordialmente, (...) definir a melhor forma de atuação, a fim de reduzir a carga tributária à qual a empresa está sujeita. 
(“...) existem dois tipos de planejamento tributário: superficial e técnico”. Tavares, Gabriel, (2019, março) (Vide Referência) 
No planejamento tributário a empresa adota uma série de cuidados,  desde a escolha do regime tributário mais adequado e favorável, medidas de elisão fiscal e redução de custos tributários e de gestão tributária, provendo a empresa de informações atualizadas. 
Considerando  essas necessidades, de que forma temos que adotar o planejamento tributário tanto superficial quanto o técnico?   Efetue uma pesquisa e análise dos mesmos quanto à sua adoção na empresa conforme o planejado. 
O planejamento tributário é o processo de escolha de ação ou ato preventivo que visa encontrar mecanismos que permitam diminuir o desembolso financeiro com pagamento de tributos”, ou seja, o planejamento tributário é utilizado nas empresas que visam, através deste, o menor encargo tributário, com objetivo de maximização de lucro.
O planejamento tributário superficial traz uma análise simplificada que se baseia no faturamento e nas alíquotas e pode ser feita pelo departamento fiscal da empresa. O planejamento tributário técnico traz uma análise mais completa e aprofundada de cada aspecto da organização, mas é necessário maior conhecimento tributário e contábil.
Ambos tipos são válidos e funcionam, porém o planejamento tributário técnico traz mais análises e explana melhor a situação empresarial da organização e, é mais indicado para empresas que traçam maior alcance de ganhos. Portanto, o planejamento tributário é essencial para todas as empresas e, deve adotar o objetivo de reduzir o preço de seu produto e reduzir seu custo para tornar isso um diferencial competitivo no mercado

Continue navegando