Buscar

Avaliação de Níveis de Amputação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÍVEIS DE AMPUTAÇÃO
É importante avaliarmos para definirmos e mensurarmos as capacidades e incapacidades durante as atividades, sejam elas simples ou complexas. No caso da fisioterapia, nós avaliamos o paciente desde a anamnese (entrevista) até o exame físico que pode abranger fatores relacionados ao coração (arritmias), hipertensão, obesidade... 
É muito importante também avaliarmos se há ou não a presença do membro fantasma. Esse membro fantasma é dado devido a sensação não dolorosa do membro amputado e é notado imediatamente após a amputação. Essa sensação vai diminuindo conforme o tempo passa. A sensação fantasma pode ser representada por uma pressão, formigamento ou dormência.
A dor fantasma pode ser representada por um aperto, cãibras e queimações, e é a sensação dolorosa do membro amputado. 
Há um exame chamado de coto que avaliamos o nível de amputação, condições da pele (temperatura, coloração), pulsos arteriais, força muscular, sensibilidade, ADM, deformidades, paresias, lesões abertas, tônus... 
Níveis de amputação de MMSS:
Amputação transumeral proximal, medial ou distal; Desarticulação do cotovelo; Amputação transradial; Desarticulaçõ de punho; Desarticulação parcial de mão; Amputação de dedos proximal, medial ou distal.
Níveis de amputação de MMII:
Hemipelvectomia (desarticulação da sacro-ilíaca); Desarticulação do quadril (total de coxa); Transfemurais (parciais de coxa – 1/3 superior, médio e inferior); Desarticulação do joelho (total de perna); Transtibiais (parciais de perna – 1/3 superior, médio e inferior); Amputação de pé – Amputação de Syme; Amputação de Pirogoff; Amputação de Lisfranc; Amputação de Chopart; Amputação Transfalangeana.

Outros materiais