Buscar

pedras quentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:Lucineide Ferreira dos Santos
	MATRÍCULA:01299539
	CURSO:Estética e Cosmetologia
	POLO:Cabo de Santo Agostinho
	
	
	
	TEMA DE AULA: MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES
	
RELATÓRIO:
1. Descreva todo o passo a passo de como é realizado o procedimento da massagem com pedras quentes, seus tipos e discorra sobre as indicações e contraindicações dessa técnica, além de mencionar o processo de aquecimento, higienização e conservação do material.
A massagem com pedras quentes vem chamando a atenção das pessoas que buscam tratamentos naturais para questões do corpo e da mente. Apesar de ela ter se popularizado recentemente, é uma técnica milenar e os benefícios são tão significativos que ela não só resistiu ao tempo como também foi disseminada pelo mundo inteiro. Esta terapia é uma técnica que vem sendo muito procurada pelos brasileiros devido seus diversos benefícios. Porém, é necessário conhecer melhor as indicações e contraindicações da massagem com pedras quentes para garantir sua eficácia.
As pedras quentes utilizadas neste tipo de massagem são pedras plutônicas, de origem vulcânica e possui energias e elementos como silicato de ferro e magnésio. Os índios, chineses e monges budistas, já utilizavam as pedras quentes há milênios, para rituais sagrados, cura e bem estar.São pedras que possuem certas substâncias que retêm calor, ou seja, que conseguem manter a temperatura por mais tempo. Pedras de basalto e mármore são as mais comuns, mas também podem ser usadas, feldspato e ágata calcedônia, por exemplo.
INDICAÇÕES DA MASSAGEM COM PEDRAS
São 11 benefícios da terapia com pedras quentes para a saúde:
1. Relaxamento profundo;
2. Eliminação de gordura e combate à celulite;
3. Aumento da circulação sanguínea;
4. Revigora o tônus muscular;
5. Melhora no fluxo da energia vital;
6. Estimula os processos fisiológicos, como respiração e digestão;
7. Aumento da drenagem linfática;
8. Alívio de dores musculares;
9. Diminuição do estresse e tensões;
10. Aumento do bem-estar;
11. Melhora na mobilidade das articulações;
O estresse, a depressão e a angústia podem ser aliviados a partir do relaxamento proporcionado pelas pedras quentes e sua atuação profunda sobre os músculos, tratando a tensão e também aliviando o cansaço, principais sintomas relacionados ao estresse.
Por promover relaxamento esta massagem também ameniza os sintomas da ansiedade, contribuindo para o controle de peso e obesidade.
Na antiguidade um grupo de monges utilizava as pedras plutônicas sobre o abdômen após as refeições para favorecer a digestão.
CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM COM PEDRAS
Ela não deve ser realizada em clientes com câncer, pessoas que apresentam doenças de pele, asma, cistite aguda na bexiga, infecções, ferimentos e mulheres grávidas.
PASSO A PASSO
 O terapeuta coloca as pedras quentes sobre os músculos e as massageia no corpo da pessoa, usando diferentes movimentos, com o objetivo de transmitir energia. Além disso, a massagem com pedras quentes também pode focar nos pontos doloridos e nos chakras – centros de energia do corpo. A temperatura das pedras deve ser sempre verificada para não correr o risco de queimar a pele. Pode também alternar com pedras frias, pois os estímulos opostos são capazes de beneficiar o sistema circulatório.
HIGIENIZAÇÃO DAS PEDRAS
Primeiramente é essencial banhar as pedras com água, álcool ou sabão neutro de origem natural após cada atendimento para retirarmos os resíduos de óleo ou creme que ficam nas pedras.
As pedras sendo substâncias naturais necessitam estar em contato com a terra e sempre que possível devemos guardá-las em contato com os elementos da natureza.
Também podemos enterrar as pedras depois de um período de uso, entrando em contato com a energia de nossa Mãe Terra. É muito recomendável o uso de sal grosso para a limpeza das pedras.

Continue navegando