Buscar

Faringe e Laringe

Prévia do material em texto

Faringe
É um tubo que serve tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestivo. Comunica-se com a cavidade do nariz, da boca, com o ouvido médio, com a laringe e com o esôfago. É uma estrutura musculosa revestida por uma mucosa que é contínua com a mucosa das partes com as quais se comunica. É dividida em:
Nasofaringe
Localizada imediatamente atrás da cavidade do nariz, é contínua com ela através das coanas. Possui as tonsilas tubárias perto das aberturas das tubas auditivas e na parede posterior, a grande tonsila faríngea, que quando tornam-se aumentadas como resposta a uma infecção são chamadas de adenoídes.
Bucofaringe
Estende-se desde o palato mole até o começo da laringofaringe, comunicando-se com a cavidade oral através das fauces. Ela recebe alimento da cavidade da boca e ar da nasofaringe. Durante o exercício, o ar também pode entrar na bucofaringe pela boca, aumentando a taxa de ventilação pulmonar. Seu tipo epitélio serve para proteger a região de alimentos abrasivos durante a deglutição.
Laringofaringe
Estende-se desde a bucofaringe, acima, até o esôfago, abaixo. Serve como passagem de alimento e de ar.
Laringe
Conecta a laringofaringe com a traqueia. O ar que vai para os pulmões ou que deles é proveniente, passa através da laringe. Qualquer substância sólida que entra na largine, como alimento, é geralmente expelida por uma tosse violenta.
Ela é formada por nove cartilagens – 3 ímpares e 3 pares, que são mantidas juntas e unidas ao osso hioide e à traqueia por ligamentos e músculos. São elas, respectivamente: cartilagem tireóidea, cricoidea e epiglote, e cartilagens aritenoideas, cuneiformes e corniculadas. 
Durante a deglutição, a laringe é puxada para cima, encostando-se na epiglote que tende a desviar sólidos e fluidos para longe da abertura da laringe em direção ao esôfago.

Continue navegando