Buscar

RAIO X

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOFISICA – 29/05/2020
Raio X
· Radiação: é a propagação de energia vinda de uma fonte, que pode ser através de partículas (alfa, beta e nêutrons) e/ou ondas eletromagnéticas (raios x e raios gama), vindas do espaço ou matéria. A origem pode surgir: do núcleo dos átomos – nucleares; da eletrosfera dos átomos; 
· Radiação pode causar: queimaduras na pele, catarata, infertilidade, câncer e morte.
· Radiação pode ser ionizante, quando essa tem a capacidade de arrancar elétrons de um átomo e modificá-lo, ou não ionizante. Os raios X, radiações gama, partículas alfa e beta são radiações ionizantes.
· Principais efeitos biológicos do raio X: modifica o átomo – queda de cabelo, eritema, necrose, câncer e morte.
· Raio X pode ser utilizado para fins terapêuticos superficial de 100-300kV ou profundo 6-18MV = radioterapia.
· Propriedades dos raios X: são ondas eletromagnéticas, originam-se na eletrosfera, radiação ionizante (poder de ionização variável), grande poder de penetração, não necessita de material radioativo para sua geração, utilizados em humanos e podem se comportar como partículas ou onda.
· O processo de produção de uma imagem radiológica é baseado em:
1) Fonte geradora de radiação;
2) Presença de um objeto de irradiação (corpo do paciente);
3) Sistema de registro do resultado da interação do feixe de radiação com o corpo;
· Quando um feixe de elétrons interage com um grupo de átomos, teremos a produção de raios X característicos e de frenagem, decorrem do choque de elétrons em alta veloc. com qualquer tipo de matéria ou por frenagem.
· Cerca de 99% da energia é transformada em calor (muitas colisões) e 1% transformada em raios X.
· Existem raios X característicos e raios X bremsstrahlung, as formas dependem do tipo de interação entre os elétrons e o alvo.
-Raios característicos: processo que envolve uma colisão entre o elétron incidente e um elétron orbital ligado ao átomo no material alvo, produzidos pelo salto de elétrons de um orbital para outro – energia das camadas é particular de cada elemento.
-Radiação de freamento/ bremsstrahlung: produzido quando elétrons acelerados são freados bruscamente contra um alvo ou anteparo, depende da distância entre a trajetória dos elétrons e o núcleo atômico e da energia do elétron e carga elétrica do núcleo, significa a radiação de fretamento, conhecidos também como raios X comuns ou radiação branca. Sucessivas colisões desaceleram os elétrons, reduzindo a energia cinética (K), dão origem a fótons com uma distribuição contínua de energia.
· A absorção do raio X depende do meio que ele atravessa, considerando a espessura e densidade, elementos maios pesados, como cálcio e bário, absorvem os raios bem mais que aqueles leves, como carbono, oxigênio e hidrogênio.
· Atenuação = é a redução da intensidade de um feixe de raios X à medida que ele atravessa a matéria. A atenuação se deve aos fenômenos de absorção e de espalhamento dos fótons do feixe incidente.
· Radiografia = absorção de radiação X – branco/ penetração pela radiação X – preto. Sendo importante notar fatores como o contraste – diferença de densidade entre as áreas/ nitidez – diretamente relacionada com a difusão da luz, fatores geométricos e movimento ou forma do objeto/ ruído quântico - depende da fluência dos fótons de raio X e consequentemente a dose da radiação, maior dose = menor ruído.
· A intensidade e qualidade dos raios X depende: da diferença de potencial a ela aplicada, do aquecimento do filamento, do material que constitui o anodo, dos filtros a ele acoplados.
· Formas de exposição a radiação: fontes eladas ou não seladas.

Continue navegando