Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA SOCIAL / UNIASSELVI / 2º PERÍODO
Peso da Avaliação 1,50 / Prova - AV I / Qtd. de Questões10 
Acertos - 10 / Nota - 10,00
1-O psicólogo social comunitário trabalha diretamente com o indivíduo que possui um vínculo com a sociedade, levando em conta as condições internas e externas relativas a ele. Procura compreendê-lo e auxiliá-lo no processo pelo qual ele construirá sua personalidade de maneira crítica, tornando-se mais consciente de si mesmo e da realidade da qual faz parte. Sobre a psicologia social comunitária, analise as seguintes sentenças:
I- No Brasil, a psicologia comunitária começa a despontar na década de 60. Na época, pretendia deselitizar a profissão, já que, até então, o trabalho do psicólogo praticamente se restringia às pessoas pertencentes às classes sociais mais privilegiadas.
II- Em termos teóricos, metodológicos e práticos, a psicologia social comunitária manteve as mesmas bases da psicologia tradicional, sendo que tais bases são universais. Ela é neutra e imparcial e favorece a manutenção do status quo.
III- A psicologia social comunitária é comprometida socialmente, pois sua atuação abrange os bairros populares, favelas, movimentos populares, dentre outros espaços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A- As sentenças I e III estão corretas.
B- As sentenças II e III estão corretas.
C- Somente a sentença II está correta.
D- Somente a sentença I está correta.
2-Segundo Lane (2003), o trabalho do psicólogo na comunidade envolve necessariamente a linguagem e representações. O psicólogo social atua com as relações grupais e com as emoções e afetos relativos à subjetividade. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o intuito do trabalho do psicólogo social:
FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
A- O psicólogo social objetiva promover transformações no nível da consciência, da atividade e da identidade dos integrantes do grupo-alvo que estão se encaminhando para futuramente integrar uma verdadeira comunidade.
B- A atuação do psicólogo social é considerada a arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano, visando à sustentabilidade, à acessibilidade e à segurança coletiva.
C- A finalidade do trabalho do psicólogo social é sensibilizar os jovens para diversos problemas, preservar os valores morais e culturais da sociedade, através da transmissão das suas emoções para o grupo no qual intervirá.
D- O intuito do psicólogo social é realizar orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio.
3-Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), embora existam inúmeras formas de conceituar atitude, as atitudes sociais contam com três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
A- O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social.
B- O componente comportamental nos leva ao componente afetivo.
C- O componente comportamental é determinado pelas atitudes que possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos.
D- O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas.
4-Estereótipos são crenças amplamente generalizadas para um grupo de indivíduos. Quando um estereótipo é integrado por aspectos exclusivamente negativos, configura um preconceito. Partindo desses pressupostos, assinale a alternativa INCORRETA:
A- Estereótipo é o que embasa o preconceito, em termos cognitivos.
B- Preconceito costuma indicar conhecimento aprofundado sobre algo ou alguém que lhe é diferente.
C- Os estereótipos podem abranger a atribuição de valores negativos, mas também valores positivos.
D- O preconceito é manifestado por comportamentos ofensivos contra pessoas, pelo fato de serem integrantes de um grupo que socialmente não é reconhecido.
5-A Psicologia Comunitária é uma abordagem articulada a uma visão totalizante do social e busca a explicitação de um compromisso social e político, baseado na prática concreta no campo social. Seguindo esta vertente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ênfase está na pessoas.
(    ) A prioridade básica são as classes populares.
(    ) A abordagem é interdisciplinar, mas o trabalho é feito individualmente.
(    ) Busca-se a efetiva participação comunitária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- F - V - F - V.
B- V - F - F - V.
C- V - V - F - V.
D- F - F - V - V.
6-"A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária" (CAMPOS, 2003, p. 10). Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A psicologia comunitária tem como intuito educar e politizar. Prima pelos direitos humanos e procura contribuir para a melhora da qualidade de vida.
II- A prática da psicologia comunitária se destina principalmente para os grupos com melhores condições econômicas e mais acesso à cultura.
III- Cabe ao psicólogo social comunitário realizar o diagnóstico, planejar as práticas e executá-las na população-alvo, embora esta não entenda os objetivos das técnicas psicológicas e não seja participativa no decorrer das práticas.
IV- A ação do psicólogo social comunitário abrange conhecimentos acerca da saúde pública, da administração, bem como gestão e supervisão dos serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
A- As sentenças I e IV estão corretas.
B- As sentenças II e III estão corretas.
C- As sentenças I, III e IV estão corretas.
D- As sentenças I, II e IV estão corretas.
7-Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), as atitudes sociais contam com três componentes distintos: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre estes componentes, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
A- O único componente que não se inter-relaciona com os demais, é o componente comportamental.
B- As atitudes possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos, o chamado componente comportamental.
C- O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social.
D- O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que se cria a respeito das coisas.
8-A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas. Entre estas outras áreas temos como exemplo a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, as Ciências Sociais, a Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Sobre algumas destas áreas mencionadas, analise as sentenças a seguir:
I- Na Antropologia, temos que o seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.
II- A Filosofia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões.
III- A Sociologia é a área que estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas.
Assinale a alternativaCORRETA:
A- Somente a sentença III está correta.
B- As sentenças I e II estão corretas.
C- Somente a sentença I está correta.
D- As sentenças II e III estão corretas.
9-Ramos (2003) expõe que a Psicologia Social estuda três ordens gerais de fenômenos. As pesquisas de psicologia social têm contribuído para uma compreensão mais ampla do psiquismo, por meio do estudo da consciência humana e da proposta de práticas psicossociais. Acerca do objeto de estudo da Psicologia Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estuda o comportamento social e suas respectivas bases psicológicas.
(    ) O enfoque dos seus estudos são os fatores maturacionais e hereditários, que resultam no amadurecimento biológico.
(    ) Estuda o ser humano enquanto sujeito independente, que nasce com dons, potencialidades e aptidões, que são desenvolvidos no decorrer do amadurecimento biológico.
(    ) Analisa a vida social, bem como as interações psicológicas das pessoas.
(    ) A Psicologia Social examina como a personalidade é influenciada pelos grupos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. Introdução à psicologia social. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
A- F - V - V - F - V.
B- V - F - F - V - V.
C- F - F - V - F - F.
D- F - V - F - V - F.
10-De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.:CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
A- Faz reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e as possíveis soluções.
B- Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo.
C- Propõe atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão.
D- Agenda consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico.
PSICOLOGIA SOCIAL / 
UNIASSELVI
 
/ 2º PERÍODO
 
 
Peso da Avaliação
 
1,50
 
/ 
Prova
 
-
 
AV I
 
/ 
Qtd. de Questões
10
 
 
Acertos
 
-
 
10
 
/ 
Nota
 
-
 
10,00
 
 
1
-
O psicólogo social comunitário trabalha diretamente com o indivíduo que 
possui um vínculo com a sociedade, levando em conta as condições internas e 
externas relativas a ele. Procura compreendê
-
lo e auxiliá
-
lo no processo pelo 
qual ele construirá sua person
alidade de maneira crítica, tornando
-
se mais 
consciente de si mesmo e da realidade da qual faz parte. Sobre a psicologia 
social comunitária, analise as seguintes sentenças:
 
 
I
-
 
No Brasil, a psicologia comunitária começa a despontar na década de 60. Na 
époc
a, pretendia deselitizar a profissão, já que, até então, o trabalho do 
psicólogo praticamente se restringia às pessoas pertencentes às classes 
sociais mais privilegiadas.
 
 
II
-
 
Em termos teóricos, metodológicos e práticos, a psicologia social 
comunitária man
teve as mesmas bases da psicologia tradicional, sendo que tais 
bases são universais. Ela é neutra e imparcial e favorece a manutenção do 
status quo.
 
III
-
 
A psicologia social comunitária é comprometida socialmente, pois sua 
atuação abrange os bairros popula
res, favelas, movimentos populares, dentre 
outros espaços.
 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
A
-
 
As sentenças I e III estão corretas.
 
B
-
 
As sentenças II e III estão corretas.
 
C
-
 
Somente a sentença II está correta.
 
D
-
 
Somente a sentença I está correta.
 
 
2
-
Se
gundo Lane (2003), o trabalho do psicólogo na comunidade envolve 
necessariamente a linguagem e representações. O psicólogo social atua com as 
relações grupais e com as emoções e afetos relativos à subjetividade. Sendo 
assim, assinale a alternativa CORRETA 
que apresenta o intuito do trabalho do 
psicólogo social:

Continue navegando