Buscar

5 DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (RAIO-X, ULTRASSONOGRAFIA, TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEUDO 5. DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (RAIO-X, ULTRASSONOGRAFIA, TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA)
Exercício 1:
O principal exame de rastreamento do cancer de mama, a mamografia, ainda não é realizado anualmente por grande parte das mulheres, afirmam os especialistas. Consultar um médico regularmente e, a partir dos 40 - ou antes, se for uma paciente de risco - realizar a mamografia todos os anos é uma medida simples e eficaz, que contribui com o diagnostico precoce.
Considere as afirmativas abaixo sobre a mamografia.
I. A mamografia de rotina é feita com duas tomadas de imagem em cada mama, uma no sentido longitudinal (craniocaudal) e outra transversal (mediano lateral).
II. O mamógrafo emite baixa dose de irradiação, e foi especialmente desenvolvido para analisar as glândulas mamárias e as regiões axilares.
III. A prótese mamária de silicone dificulta a visualização do tecido mamário.
IV. O resultado da mamografia indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Está correto o que se afirma em:
A)I e II somente.
B)I e IV somente.
C)I, II e IV somente.
D)I, II, III e IV.
E)II, III e IV.
Resposta: Alternativa C – Os itens I, II e IV estão corretos. O Item III está errado porque a mamografia para quem tem prótese de silicone é feita de maneira diferente das mulheres que não possuem. Existem duas maneiras para a colocação do implante mamário, uma é atrás da glândula mamária e a outra é atrás do músculo peitoral. Quem decide como implantar é o médico dependendo de como quer deixar os resultados na paciente, agora para a facilitação da mamografia os implantes colocados atrás do músculo peitoral possibilitam melhor deslocamento para a exposição completa da glândula mamária ao se realizar a mamografia. Com o silicone a mamografia precisa de um pouco mais de imagens. Por isso são oito radiografias, quatro de cada mama. Sendo quatro com a prótese e quatro com uma manobra chamada "manobra de Eklund", onde essa técnica procura afastar a prótese para cima e para trás e assim é possível radiografar apenas o tecido mamário.
Exercício 2:
Na faixa etária de 40 a 49 anos, a recomendação e periodicidade no rastreamento de câncer de mama é:
A)Ultrassonografia bianual e mamografia anual.
B)Exame Clínico de Mama anual e, se alterado, mamografia.
C)Exame Clínico de Mama anual e mamografia a cada dois anos.
D)Mamografia anual e se necessário ultrassonografia.
E)Autoexame da mama anual e mamografia anual.
Resposta: Alternativa D - No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade. Tal medida difere das recomendações atuais do Ministério da Saúde, que preconiza o rastreamento bianual, a partir dos 50 anos, excluindo dos programas de rastreamento uma faixa importante da população (mulheres entre 40-49 anos), responsável por cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama.
Exercício 3:
O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento, que realiza o exame, trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar jóias e maquilagem, entre outros. Em alguns casos, pode estar indicado o uso de contraste. Quais situações abaixo citadas pode estar contraindicado o uso de contraste?
A)Uso de metformina.
B)Injúria renal.
C)Hipertensão arterial.
D)Diabetes Mellitus.
E)Resfriado.
Resposta: Alternativa B - O problema é o gadolinium, presente em substâncias injetáveis como a Magnevist, Omniscan e Optimark. O gadolinium, já conhecido por sua toxicidade hepática, é um metal dotado de propriedades magnéticas particulares, que permitem observar melhor os órgãos durante exames de ressonância. Ele pode desencadear a dermopatia fibrosante nefrogênica, uma esclerodermia sistêmica que afeta, sobretudo, as pessoas que sofrem de insuficiência renal. Pode ser fatal.
Exercício 4:
Já vimos anteriormente que a maior parte dos exames diagnósticos requerem algum preparo. Em relação às orientações pré-exame dadas ao paciente que realizará o exame de Ressonância Magnética, julgue as afirmativas abaixo e depois responda.
1. Pede-se que o paciente venha sem jóias, bijuterias ou maquiagem.
2. Comunicar o médico que solicitou se é portador se marcapasso, implantes metálicos (pinos, placas de metal), pois estes podem causar desconforto durante o exame.
3. Informar ao médico se está grávida, pois a gravidez é contraindicação absoluta para a realização do exame.
4. Orientar que durante o exame o paciente deverá permanecer imóvel.
Está correto o que se afirma em:
A)1, 2, 3 e 4.
B)1, 3, e 4 somente.
C)1 e 4 somente.
D)2 e 3 somente.
E)1, 2, e 4 somente.
Resposta: Alternativa E – Os itens 1,2 e 4 estão corretos. O item 3 está errado porque mulheres grávidas podem fazer ressonância magnética. As evidências cientificas atuais não comprovaram que a exposição ao exame seja prejudicial ao feto, mesmo no primeiro trimestre da gestação. No entanto, como todo exame, deve sempre ser cuidadosamente avaliado os potenciais riscos e benefícios da sua realização e o quanto o exame é essencial para a investigação e seguimento da gestante.
Exercício 5:
As fraturas do úmero proximal (ombro) são frequentes e representam 4% a 5% de todas as fraturas do corpo humano. Ocorrem mais frequentemente em pacientes de mais idade, depois que o osso esponjoso do colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose, embora sejam vistas em pacientes de todas as idades. Nos pacientes mais jovens, elas são causadas por trauma de alta energia. Nos pacientes de mais idade, a fratura muitas vezes resulta de uma queda de pouca importância e geralmente tem um mínimo deslocamento entre os fragmentos. Todos os exames abaixo listados permitem a visualização nítida do osso, EXCETO:
A)Raio-X
B)Tomografia Computadorizada.
C)Ressonância Magnética.
D)Ultrassonografia.
E)As alternativas A, B e C.
Resposta: Alternativa D - As imagens obtidas no ultrassom não são tão detalhadas como na tomografia computadorizada e na ressonância magnética. O ultrassom não pode distinguir um tumor benigno de uma doença cancerígena. A sua utilização também está limitada a algumas partes do corpo, porque as ondas sonoras não podem atravessar o osso e nem cavidades com ar, por exemplo, os pulmões. O ultrassom é muito bom para mostrar imagens de algumas doenças de tecidos moles que não aparecem de forma adequada numa radiografia. O ultrassom também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos, porque eles produzem diferentes padrões de eco.
Exercício 6:
A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos. Sobre este exame analise as afirmativas abaixo.
1. Visualiza tecidos moles, exceto os preenchidos de ar.
2. O efeito doppler é usado para avaliar velocidade, direção e distúrbios de fluxo.
3. Pode ser realizado por via transvaginal, para visualização de útero, ovário, trompas e bexiga urinária.
4. A partir do segundo trimestre de gravidez, utiliza-se a via transabominal para realização do exame.
Está corretoo que se afirma em:
A)1, 2 e 4 somente.
B)1, 2, 3 e 4.
C)2, 3, e 4 somente.
D)1 e 2 somente.
E)3 e 4 somente.
Resposta: Alternativa A – Os itens 1,2 e 4 estão corretos. O item 3 está errado porque a ultrassom transvaginal, também chamado de ultrassonografia endovaginal, é um tipo de ultrassom pélvico usado por médicos para examinar órgãos reprodutivos femininos. Isso inclui: útero, trompas de falópio, ovários, colo do útero e vagina, mas NÃO inclui bexiga urinária.
Exercício 7:
A radiologia começou com a invenção da máquina de raio-x em 1895. Apesar de antes disso outras pessoas já terem visto imagens de raio-x, Wilhelm Conrad Roentgen, da Alemanha, foi o primeiro a reconhecer a importância das imagens vistas. Roentgen descobriu o raio-x por acidente, enquanto executava experimentos com tubos de vácuo. A primeira imagem foi tirada da mão de sua mulher, poucas semanas depois. Em 1901, Roentgen ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho com a máquina. Hoje ele é considerado o pai da radiologia diagnóstica moderna. Apesar de ser um exame simples, requer alguns preparos e orientações. Analise as afirmativas abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Quando for realizado em mulheres, deve-se certificar da ausência de gravidez.
( ) Retirar todas as jóias e adornos antes de realizar o exame.
( ) Em pacientes internados, deve-se retirar os cabos de monitorização e eletrodos para que não cubram a área torácica.
( ) É recomendável que o paciente esteja 4 horas em jejum para realização de qualquer raio-x.
( ) É contra-indicado em crianças menores de 5 anos, pois a radiação pode comprometer o crescimento.
A)V, V, V, F, V
B)V, V, F, V, V
C)F, V, F, V, F
D)V, V, V, F, F
E)V, F, V, F, V.
Resposta: Alternativa D – Existem diferentes tipos de raio-x, então o que vai determinar a quantidade de horas no mesmo será o tipo do mesmo que foi pedido prescrito pelo médio. O raio-x não é contra-indicado em crianças menores de 5 anos, então o mesmo será realizado caso haja a necessidade. 
1

Continue navegando