Buscar

Realidade Aumentada no Ensino de Química

Prévia do material em texto

Realidade Aumentada
 Busca por Tecnologias Digitais Para o Ensino
A Realidade aumentada é uma tecnologia que permite a projeção de dados em formações virtuais em objetos do mundo real. Possui objetivos de inserir significados sobre algum objeto do mundo real. 
O QUE É REALIDADE AUMENTADA?
Ou seja, os aplicativos que usam dessa tecnologia permitem aos usuários visualizar e até mesmo interagir com objetos virtuais que podem ser animados ou não.
o jogo Pokémon Go tornou-se famoso e o usa da tecnologia de realidade aumentada para capturar pokémons, através da geolocalização
Compreender a estrutura atômica de Bohr e suas camadas energéticas a partir das simulações projetadas por realidade aumentada
Objetivo Educacional
Ferramenta escolhida
 RApp Chemistry
	Possibilidades	Limitações
	Ampliar a visualização de conceitos abstratos	Necessita de Internet
	Possibilita interação	É necessário ter memória para baixar o app
	Acesso Gratuito	É preciso ter os marcadores
	Aprender de forma divertida	Marcador com tamanho mínimo de 4x4
	Oferece download dos marcadores	Disponível apenas para Android
Ferramenta escolhida
 RApp Chemistry
Benefícios para o processo de ensino aprendizagem de acordo com o objetivo:
A ferramenta promove maior engajamento, motivação e interatividade para a aprendizagem, possibilitando também a ampliação da visualização que permitem trabalhar o conceito do modelo atômico de Bohr.
Também possibilita entender o conceito de camadas energéticas e identificar a camada de valência dos átomos.
Compreender as relações existentes entre o mundo atômico e os fenômenos observáveis a olho nu.
Atividade : Utilizando Realidade aumentada para visualizar a estrutura atômica de Bohr
Público Alvo: 1° Ano do Ensino Médio
Modelo de Ensino: Ensino Híbrido
Para esta atividade espera-se que os alunos tenham conhecimentos prévios sobre os modelos atômicos propostos por Dalton, Thomson e Rutheford, propostos na atividade 4.
1° Momento (assíncrono) -A professora disponibilizará aos alunos no mural do Padlet, alguns conteúdos que formarão o conceito inicial acerca do modelo atômico de Bohr. Dentre eles um vídeo mostrando um teste de chama.
2 ° Momento assíncrono- Em um segundo momento, os alunos deverão responder algumas perguntas relacionadas ao vídeo com hipóteses para explicar as diferentes cores apresentadas no teste realizado
3° Momento (Síncrono ou presencial) – Será debatido as hipóteses levantadas e os alunos deverão expressar o que compreenderam sobre os postulados que conceituam o modelo de Bohr e a explicação para as cores de cada elemento
4° Momento (Síncrono ou presencial) – Será utilizado o aplicativo RApp Chemistry de realidade aumentada para que os alunos possam observar a estrutura atômica de alguns elementos, bem como visualizar as camadas. Dessa forma poderão também comparar as diferentes camadas energéticas entre os elementos. Nesta etapa a professora pode pedir para que cada aluno baixe o aplicativo ou projetar em uma tela para que todos possam visualizar.
5° Momento (Síncrono ou presencial) - 
Iniciar uma discussão entre colegas e professora sobre o que estão visualizando na projeção apresentada
6° Momento (Síncrono ou presencial)- Serão formados duplas ou trios de alunos, onde cada integrante deverá escolher um elemento pertencente a cada grupo da tabela periódica e utilizar o  RApp Chemistry com os marcadores respectivos aos elementos escolhidos para apresentar aos demais integrantes do grupo, comparando as diferenças observadas. Deverão dialogar sobre as diferentes visualizações, quantidades de elétrons, camadas e o movimento das partículas.
A avaliação será realizada em forma acompanhada do debate, nas reflexões e na apresentação das observações realizadas acerca dos elementos escolhidos pelo grupo.

Continue navegando