Buscar

Pesquisa sobre a Análise de Crédito no Brasil

Prévia do material em texto

Pesquisa sobre a Análise de Crédito no Brasil
Quando um consumidor solicita uma linha de crédito no mercado, há sempre uma expectativa para que o empréstimo seja aprovado. Mas, antes de o cliente receber um sim ou não, existe uma etapa muito importante: a análise de crédito. A partir dessa avaliação, a instituição financeira irá definir o valor liberado de crédito, as taxas de juros envolvidas na operação e a quantidade de parcelas oferecidas para o pagamento do montante. 
O primeiro objetivo da análise é garantir que a instituição vai receber o dinheiro liberado. Outro ponto é conhecer a dívida que o consumidor já tem. Dessa forma, ele não corre o risco de comprometer toda a sua renda
O que é a análise de crédito? 
Para oferecer crédito a um consumidor, as instituições financeiras e estabelecimentos comerciais precisam ter certeza de que vão receber o valor de volta. A análise de crédito é um processo criado justamente para oferecer essa segurança a quem empresta e ajudar as empresas a “acreditarem” (daí a palavra “crédito”) que o consumidor será um bom pagador.  
Esse processo é necessário em qualquer operação financeira: ao solicitar um novo cartão de crédito, limite de cheque especial, empréstimos, financiamentos, crediários e até para abrir uma conta bancária as informações do consumidor precisam ser avaliadas pela empresa. 
Como é feita a análise de risco de crédito? 
O processo de análise de crédito pode variar de acordo com a instituição credora, mas costuma ter alguns pontos em comum. De modo geral, as empresas consultam as seguintes informações sobre o solicitante: dados pessoais, renda, cadastro positivo, garantia, etc. Estes são alguns dos pontos observados nas análises de crédito feitas no Brasil.

Continue navegando

Outros materiais