Buscar

PAPER - planejar aulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLONAGEM DE ANIMAIS EXTINTOS
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
RESUMO
Há um ditado que diz: “a realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem”. Na verdade, qualquer planejamento é imprescindível para a realização (da mais simples para a mais complicada) que fará uma diferença para toda sua vida. Só que independentemente do nível de escala, o processo de ensino-aprendizagem não prepara para qualquer estudante ao acaso nem para que crie expectativas em hipóteses no princípio da vida educacional. Pode variar entre abrangência e complexidade. Como produto no processo de ensino-aprendizagem, o currículo (curriculum vitae) se desenvolve a partir do início daquele plano de aula e independente das normas fixadas pelos órgãos responsáveis, a história do estudante é construída. O desenvolvimento depende da definição de objetivo e previsão dos conteúdos de ensino. A participação dos alunos para o processo é importante, desde que não haja aulas monótonas e desinteressantes como consequência de um fator nada estimulante no aprendizado. Além de muitos professores optarem erroneamente por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula. Será que não haveria um risco secreto para reprovação de um desventurado aluno? Por isso, um bom plano de aula leva uma análise reflexiva a respeito de diversas facetas do sistema educacional o que leva a uma solução combatendo uma deficiência. É muito importante uma equipe que faz a força do planejamento.
1. INTRODUÇÃO
A responsabilidade dos alunos é estudar. E se a responsabilidade deles é estudar, imagine, no caso os professores prepararem um plano de aula. O sucesso do processo de ensino-aprendizagem é de responsabilidade dos professores, o que sempre resulta em novos desafios a serem encarados como oportunidades de uma flexibilidade dos problemas pedagógicos que surgem. 
É essencial escolarizar com qualidade, preparar algo que pode acontecer construir um plano curricular e contextualizar a didática e a metodologia para manter toda a organização escolar e pedagógica em equilíbrio durante todo o ano letivo (recomendado). O objetivo de toda didática é contribuir para aulas cativantes que satisfazem o estímulo entre educadores e aqueles que estão recebendo a educação. Essa é a importância do plano de aula. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diagnosticar a realidade da comunidade, simplesmente avisa que não será criada, em hipótese, expectativa sobre o corpo discente como os recursos humanos e materiais disponíveis. Cada escola tem realidade própria, só que essa espécie de empresa segue também normas em um jogo de políticas educacionais e ideologias sejam religiosas ou científicas num determinado período. Como evasão, repetência, aprovação vs. reprovação, qualidade do ensino, problemas e dificuldades superados e ainda não superados.
Todos os fatos ocorridos na escola estão em série como se fossem um verdadeiro trânsito de seres tocáveis e intocáveis se interagindo no ambiente. Da definição de matriz curricular até compensação de possíveis ausências justificam os meios.
Pode-se pensar que alunos, professores e diretores compõem a integração principal da escola. Agora os secundários poderão ser secretariados, equipe pedagógica, administrativa e de limpeza.
Sobre o plano de ensino, dependendo de como a escola organiza a seriação de suas turmas e respectivos dois semestres que “como sempre” passam em um ano. O conteúdo (com a divisão temática de cada unidade) e a metodologia (atividades do professor e dos alunos) são os principais componentes da didática do plano de ensino.
Os conteúdos e objetivos elaborados metodologicamente devem contribuir para um conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão e exigir atividades mentais e práticas no desenvolvimento dos estudantes.
De acordo com Libâneo (2008, p. 159), “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
“Os planos devem ser pessoais. Precisam retratar a personalidade do professor, suas concepções individuais, sua capacitação profissional. Planos elaborados por outros, ou mesmo por equipes de educadores, poderão ser consultados como fonte de ideias, mas nunca deveremos copiá-los. Todo trabalho didático tem de ser criativo, jamais repetitivo”. (CARVALHO apud HAYDT, 2001, p. 100). 
Segundo Libâneo (2008), não é suficiente passar a matéria, como lista de exercícios ou falar, falar e falar é preciso que a matéria se converta em problemas e indagações para os estudantes. O objetivo desse plano de estudo é articular objetivos e conteúdos com métodos e procedimentos de ensino que provoquem a atividade mental e prática dos alunos, através de pesquisas e desenvolvimento metodológico como aplicação de conhecimentos e habilidades em situações distintas das trabalhadas em classe. 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Através de um “mega-resumo” sobre a importância do plano de aula, localiza-se no site famoso do UOL além do caderno de atividades ainda trabalhado dentro do conteúdo do quarto módulo de Ciências Biológicas (Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas). Alguns tópicos do site e do livro foram inseridos dentro do paper e tentam não fugir demais da importância do plano de aula, contando a organização escolar e pedagógica diretamente às responsabilidades do professor para com suas aulas no ano letivo. 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Como objetivo específico da abordagem é ter noção prévia do conhecimento que o estudante já possui sobre o conteúdo. Então imagine preparar um plano de aula, se é desafiador estudar em casa para ir bem numa prova, logo o professor deverá estar preparado para montar uma prova. Essa é a importância do plano de aula. 
REFERÊNCIAS
FRANCISCO, W. C. A importância do plano de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm>. Acesso em: 13 jun. 2019.
MARTINS e SASSE. Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas. / Josenei Martins e Sandra Sasse. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
ANEXO
	PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)
	PROFESSOR(A): Luiz Filipe Maciel Gurski TURMA: A
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Bom Jesus Aldeia ANO: 8º
DISCIPLINA: Ciências PERÍODO DE APLICAÇÂO: 28/05 a 14/06.
	CONTEÚDO
	OBJETIVO
	ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
	AVALIAÇÃO (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)
	REFERÊNCIAS
	CLONAGEM DE ANIMAIS EXTINTOS
	SUPERAR A RIQUEZA DOS DETALHES DO JURASSIC PARK DE 1990.
DESCREVER AS CONSEQUÊNCIAS QUE A ENGENHARIA MOLECULAR PODE TRAZER NO PLANETA.
	
RELATÓRIO/HISTÓRICO DE DIFERENÇAS ENTRE O FILME DE SPIELBERG E O LIVRO DE CRICHTON.
TRÊS VÍDEOS SOBRE UM DOCUMENTÁRIO ANIMADO DE DINOSSAUROS.
TRÊS FOTOGRAFIAS PRODUZIDAS EM PHOTOSHOP.
“O REI LEÃO–SE PREPAREM”
	ESCOLHA O SEU PERSONAGEM FAVORITO E DESCREVA SUA FICHA TÉCNICA (ESSÊNCIA, PROFISSÃO E SUAS DISTINÇÕES COM A ADAPTAÇÃO).
ESCOLHA O SEU DINOSSAURO FAVORITO E DESCREVA SUAS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS DESCRITAS NO LIVRO.
	CRICHTON, Michael. Jurassic Park. São Paulo: Aleph, 2015.
VEJA. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/seria-etico-trazer-animais-extintos-de-volta-a-vida>. Acesso em: 06 Jun 2019.
MELLO JUNIOR, Leônidas de. Genética. Indaial: Uniasselvi, 2013.
 
1 Luiz Filipe Maciel Gurski
2 Fabiano Villatore Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Licenciatura em Ciências Biológicas (BID0506/4) – Prática do Módulo IV – 13/06/19

Outros materiais