Buscar

Administração Financeira e Orçamentária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAMA – FACULDADE ALDETE MARIA ALVES
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - 4° Semestre - Katiane Rouze 03/08/2021
Aluno: Joaquim Ribeiro dos Reis Junior Curso: Ciências Contábeis 
Administração Financeira e Orçamentária (AFO) 
Estudo de Caso 
No atual contexto empresarial brasileiro, as micro e pequenas empresas (MPEs) fazem parte de um grupo que representa um segmento em constante crescimento. Segundo pesquisas, o Brasil está entre os dez países mais empreendedores do mundo, caracterizado pela abertura de empresas de micro e pequeno porte, especificamente. A evolução das MPEs no cenário nacional é também percebida na cidade de Itabuna – BA. Centro regional de comércio, indústria e serviços, a importância econômica da cidade cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo do cacau.
Entretanto grande parte das microempresas encontra sérias dificuldades em se manter no mercado, demonstrando altas taxas de insolvência, fator de extrema preocupação que está atrelado a diversas causas. 
Dentre elas, está a deficiência na administração do negócio e gestão financeira.
Consideram-se alguns elementos de organização e controle como fundamentais à eficiência de uma empresa: planejamento financeiro, fluxo de caixa, controle de ativos e estoques, análises de demonstrações financeiras e outros.
Com Base na aula de hoje dia 05.08.2021 e diante destes dados desenvolva um relatório orientando o empresário a ter sucesso com a empresa e uma saúde financeira equilibrada. (Mínimo 08 máximo 12 linhas)
O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, mas essas empresas encontram sérias dificuldades em se manter no mercado, uma das diversas causas está na deficiência na administração do negócio e gestão financeira.
Um dos objetivos da administração financeira orçamentária é a maximização do lucro, assim ss boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado. O maior desafio do administrador financeiro é conciliar o equilíbrio entre liquidez e rentabilidade, através da utilização do fluxo de caixa que permite a projeção das entradas e saídas dos recursos. Já o segundo, é a capacidade do administrador de investir recursos e conseguir retornar com os lucros desejados. Em geral, a administração financeira e orçamentária é uma ferramenta que visa o desenvolvimento por meio dos melhores caminhos para a boa condução financeira da empresa, além de evitar os gastos desnecessários e o desperdício de recursos, dessa forma alcança do lucro empresarial, através de um controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.

Outros materiais