Buscar

Alfabetização e Linguística de Luiz Carlos Cagliari

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E MÉTODO 
Discente: Maria Eduarda Vasconcelos Batista IEAR/UFF P4
Texto: Alfabetização e Linguística de Luiz Carlos Cagliari.
7. Para o autor, ocorrências como dici (disse), brazio (Brasil) e vizita (visita) não são erros irrefletidos, mas revelam conhecimento ortográfico por parte do aluno.  Explique esse ponto de vista para cada erro particular. 
R= Para o autor, a maioria desses erros são caracterizados pela transcrição fonética, ou seja, quando a criança escreve conforme fala. Por exemplo na ocorrência do dici, cuja forma escrita correta é disse, provavelmente a criança durante a fala, pronuncia o [I] e não o [E], caracterizando também o uso indevido da letra C em substituição das letras SS, cuja o som também é muito parecido. No caso da palavra brazio (Brasil) a criança comete a mesma falta ao utilizar o Z no lugar do S, para o autor isso acontece pois dentro do código da língua a letra Z faz parte do alfabeto e da vida da criança, ao aprender ela acaba utilizando antes mesmo de saber que o S sozinho tem som de Z, enquanto SS som de S. A substituição do O pelo L ocorre semelhantemente ao exemplo dado pelo autor conseguio (conseguiu), em que ela provavelmente sabe algo sobre ortografia, mas acaba replicando em estruturas semelhantes, outro exemplo também pode ser jogol (jogou). 
A palavra vizita (visita), traz um erro semelhante ao trocar o S pelo Z, o que pode ocorrer da também com a palavra caza (casa), cassa (caça), entre outros casos. De qualquer forma o autor ressalta a importância da compreensão e do pensamento da criança, já que a maioria desses erros se relaciona com a possibilidades disponíveis no código da Língua Portuguesa.
8. Como o alfabetizador deve tratar a palavra pisicreta (bicicleta), se encontrada dessa forma no texto de um aluno alfabetizando? Comente separadamente cada equívoco ortográfico encontrado nessa palavra, já que cada um tem sua própria motivação, e apresente suas hipóteses para a ocorrência de cada um deles. 
R= Segundo o autor quando o alfabetizador encontrar uma palavra como pisicreta escrita no texto de um aluno, ele deve inicialmente ler na forma correta, deve ler bicicleta, pois afinal de contas foi isso que a criança quis dizer. Nunca ao constatar um erro ortográfico se deve ler marcando o erro, o autor cita o exemplo da palavra iddade (idade), um alfabetizador nunca deve ler forçando os dois d’s. Além de afastar a criança da construção do seu próprio conhecimento, ela pode até desenvolver uma certa insegurança o que impede que seus erros e seus acertos sejam demonstrados. Pelo contrário para contribuir para o aprendizado da criança, o alfabetizador pode após o erro tentar apresentar o motivo pelo qual aconteceu, abordar as diferentes formas de se pronunciar a palavra, e como escrevê-la corretamente.
No caso de pisicreta, no início pisi (bici), podemos relacionar com a palavra dici (disse), que se relaciona totalmente com a fala da criança. Na segunda parte da palavra creta (cleta), há uma troca do L pelo R, assim como na palavra praneta (planeta). Possivelmente mais uma troca ocasionada pela correspondência fonética.

Continue navegando