Buscar

PRÁTICA JURÍDICA CÍVEL - modelos


Continue navegando


Prévia do material em texto

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS E ESTIPULAÇÃO DE PAGAMENTO E DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS QUE ENTRE SI FAZEM FULANO E BELTRANO.
1. CONTRATANTE: (nome completo, qualificação e endereço)
2. CONTRATADO: (nome completo, qualificação e endereço)
3. OBJETO DO CONTRATO: (negócio)
CONTRATO
Pelo presente instrumento particular de prestação de serviços advocatícios, remuneração e honorários, as partes acima qualificadas convencionam e contratam os seguintes termos:
CLÁUSULA PRIMEIRA - DO CONTRATADO
DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS
CLÁUSULA SEGUNDA - DO CONTRATADO
DO LOCAL E PROCEDIMENTOS DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS
CLÁUSULA TERCEIRA - DO VALOR DOS SERVIÇOS JURÍDICOS PRESTADOS
CLÁUSULA QUARTA - DA DATA, DO LOCAL E DA FORMA DE PAGAMENTO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS PRESTADOS
CLÁUSULA QUINTA - DA INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO
CLÁUSULA SEXTA - DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS
CLÁUSULA SÉTIMA - DAS DESPESAS DOS SERVIÇOS JURÍDICOS PRESTADOS
CLÁUSULA OITAVA - DA EMISSÃO DE PARECER
CLÁUSULA NONA - DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO
Obriga-se o contratado a:
a) cumprir com lealdade e eficiência o estabelecido no art. 133, da Constituição da República Federativa do Brasil;
b) promover e acompanhar, quando solicitado pelo contratante, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, a referida cobrança, podendo, sob sua responsabilidade designar profissional para essa atividade;
c) somente promover ações judiciais quando o caso tiver amparo legal evitando assim ações temerárias, aventuras jurídicas, e, prejuízos ao Poder Judiciário ao sindicato-contratante;
d) diligenciar, se possível, com vistas a que os processos não fiquem parados por um grande intervalo de tempo;
e) prestar contas ao contratante das atividades executadas sob sua responsabilidade;
f) prestar, com zelo e profissionalismo, atendimento jurídico, conforme dispõe a Cláusula Primeira;
g) quando for preciso, em serviço, objeto deste contrato, viajar para fora do Estado de Pernambuco, observar o que dispõe o Estatuto da Advocacia, no que se refere a atividade a ser executada, no que se refere às despesas de deslocamento e de tarefas e, no caso do pagamento de honorários advocatícios, o que dispõe a tabela da OAB/PE;
h) solicitar, por escrito, o ressarcimento das despesas eventuais e necessárias, mediante comprovação do que foi gasto;
i) guardar, no escritório, cópia de todas as pastas e documentos de suas atividades, enviado à secretaria geral do sindicato, sob protocolo, todos os originais;
j) endereçar todas as petições e demais correspondências de estilo ao escritório do contratado situado na Praça Adolfo Cirne, nº 325, sala 12, Boa Vista, CEP 50.050-915, na cidade do Recife.
Parágrafo único. O contratado, em hipótese alguma, arcará com custos para a realização de qualquer atividade ou diligência, cabendo ao contratante a liberação dos recursos, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de restar prejudicada a atividade.
CLÁUSULA DÉCIMA - DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE
Obriga-se o contratante a:
a) credenciar o contratado nos mandatos necessários para atuação ad et extra judicia por meio de Procuração Particular ou Pública;
b) pagar ao contratado o valor disposto na Cláusula Terceira;
c) arcar com as despesas, conforme Cláusula Sétima;
d) informar ao contratado, com antecedência mínima de 08 (oito) dias úteis, as viagens necessárias, a necessidade de assistência jurídica, principalmente, em reuniões, cujo assunto verse sobre objeto deste contrato;
e) informar, com antecedência de, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas o objetivo e a pauta das reuniões em que o contratado irá participar, cujos assuntos sejam referentes ao presente contrato.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DO PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO E OUTRAS CONSIDERAÇÕES
O presente contrato vigerá por um ano, tendo início no dia 01 de abril de 2018 e término em 31 de março de 2019.
§1º. A parte que desejar rescindir este contrato deverá formalizá-lo, notificando a parte adversa com antecedência mínima de 08 (oito) dias úteis, expondo as razões da rescisão.
§2º. Para o disposto no parágrafo anterior, o contratado deverá observar o contido no art. 112 do Novo Código de Processo Civil.
§3º. Ao final deste contrato, sem que haja renovação, caso não haja fatos supervenientes, o contratado continuará com o patrocínio dos processos, sob sua responsabilidade, até conclusão final ou trânsito em julgado.
§4º. Havendo interesse do contratante em revogar o mandato outorgado ao contratado este deverá substabelecer o referido mandato a outro advogado, observado o que dispõe o art. 111 do Novo Código de Processo Civil, sendo ao contratado assegurados os honorários advocatícios proporcionais ao seu trabalho executado.
§5º. Aos 30 (trinta) dias, antes do término deste contrato, o contratante deve notificar o contratado acerca da renovação deste contrato, sob pena de sua vigência tornar por prazo indeterminado, assumindo o contratante todo o ônus da extrapolação desse prazo.
§6º. Ao renovar o contrato, em referência, ou extrapolado o seu prazo, fica estabelecido o mesmo percentual indicado na Cláusula Terceira.
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA CLÁUSULA PENAL
A parte que infringir os dispositivos do presente contrato fica obrigada a justificá-lo e repará-lo, no prazo não superior a 5 (cinco) dias úteis, sob pena de pagar à parte prejudicada, no prazo de 30 (trinta) dias, uma multa no valor de 50% (cinquenta por cento) do TOTAL da contribuição compulsória do município de São Caetano.
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA ALTERAÇÃO CONTRATUAL
As partes contratantes, de comum acordo, poderão alterar as cláusulas deste contrato informando a razão da alteração, por meio de ementa.
Parágrafo único. A alteração contratual deverá ser formalizada por escrito, com reconhecimento das assinaturas no Cartório de Ofício da comarca de Recife.
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DO FORO DE ELEIÇÃO
As partes contratantes elegem o foro da cidade de Recife para dirimir qualquer conflito oriundo do presente contrato.
E, por estarem assim, justos e acordados, assinam o presente contrato, em duas vias de igual teor e para um só fim, juntamente com as testemunhas presenciais.
Recife/PE, 01 de fevereiro de 2019.
CONTRATANTE
CONTRATADO
TESTEMUNHAS:
NOME: _____________________________________________________________
RG Nº _________________________ C.P.F. Nº ____________________________
ENDEREÇO: ________________________________________________________
ASSINATURA: _______________________________________________________
NOME: _____________________________________________________________
RG Nº _________________________ C.P.F. Nº ____________________________
ENDEREÇO: ________________________________________________________
ASSINATURA: _______________________________________________________
PROCURAÇÃO
OUTORGANTE: __________________________________________, brasileiro(a), solteiro(a) ( ), casado(a) ( ), divorciado(a) ( ), viúvo(a) ( ), união estável ( ), médico(a), cédula de identidade nº ____________________/___________, CPF nº _______________________________________, residente e domiciliado(a) na Rua _________________________________________________ nº __________, bairro __________________________, CEP ________________________, na cidade de __________________________, e-mail _________________________.
OUTORGADO: Bel. PAULO ALMEIDA, brasileiro, solteiro, OAB/PE Nº 00.111, CPF Nº 153.?61.104-68, estabelecido na Rua da Aurora nº 235, sala 1209, Boa Vista, CEP 50.050-915 - Recife-PE.
OUTORGA: Os poderes da cláusula AD et EXTRA JUDITIA, especialmente para representá-lo(a) junto à Organização Judiciária do Estado de Pernambuco e tribunais superiores, podendo, inclusive, receber intimação, notificação e demais correspondências de estilo, receber e dar quitação, reconhecer a procedência do pedido, transigir, firmar compromisso, bem como substabelecer com ou sem reserva de poderes.
CONTRATO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS: Pelo presente instrumento procuratório, lido e firmado entreas partes, aqui contratantes, fica o outorgado credor das verbas referentes aos honorários advocatícios à proporção de 20% (vinte por cento), bem como aos honorários advocatícios sucumbenciais; e, neste ato, o outorgante autoriza o MM. Juiz a proceder a retenção do valor creditício, quando do acordo ou decisão judicial, transitada em julgado, em favor do outorgado. Caso não haja a retenção do crédito, em comento, fica obrigado o outorgante a efetuar o depósito, acima referido, no prazo de 02 (dois) dias úteis, sob pena de acréscimos de juros de 1% (um por cento) ao mês mais multa de 2% (dois por cento), se necessário, em cobrança judicial.
_____________________/PE, ______ de _______________ de ________.
____________________________		_____________________________
OUTORGANTE					 OUTORGADO
FICHA DE ATENDIMENTO
I. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES:
AUTOR: __________________________________________, brasileiro(a), solteiro(a) ( ), casado(a) ( ), divorciado(a) ( ), viúvo(a) ( ), união estável ( ), __________________, portador(a) da cédula de identidade nº ________________, emitida pela Secretaria de _____________________ do Estado de ________________, inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física (CPF), sob o nº _______________________________, residente e domiciliado(a) na Rua _________________________________________________ nº __________, bairro __________________________, CEP ________________________, na cidade de __________________________, e-mail _________________________.
RÉU: ______________________________________________________________, Endereço: _____________________________________________ nº __________, CEP ______________, bairro __________________, cidade ______________/____ E-mail: _____________________________________________________________.
II. ASSUNTO: Responda as perguntas a seguir.
1. O que aconteceu? NARRAR OS FATOS.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Como aconteceu? APONTAR A MANEIRA, A FORMA DOS ACONTECIMENTOS
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Quando aconteceu? INFORMAR A ÉPOCA (HORA, DIA, MÊS, ANO) DO ACONTECIMENTO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Onde aconteceu? INFORMAR O LUGAR DO ACONTECIMENTO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Por que aconteceu? INFORMAR O(S) MOTIVO(S), A(S) CAUSA(S) DO ACONTECIMENTO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Quais as consequências desse acontecimento? INFORMAR O RESULTADO DO ACONTECIMENTO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Quais as providências tomadas da sua parte? O QUE PROCUROU FAZER DE IMEDIATO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Quais os resultados de suas providências? QUAL(IS) O(S) RESULTADO(S) DO QUE FEZ DE IMEDIATO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que (você, o sr., a sra.) pretende? INFORMAR O QUE DESEJA DO PODER JUDICIÁRIO
______________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________, ______ de __________________ de _______.
ASSINATURA: _______________________________________________________