Buscar

Anemia Ferropriva

Prévia do material em texto

Anemia Ferropriva 
As anemias são caracterizadas pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, também conhecidos como eritrócitos ou hemácias. A hemoglobina é uma proteína de cor vermelha que se liga ao oxigênio, permitindo que os glóbulos vermelhos (FIGURA 1) transportem esse gás para os tecidos do corpo. Por isso, os sintomas da anemia estão relacionados com a falta de oxigenação do corpo, já que essas pessoas têm menos hemoglobina ou hemácias na circulação sanguínea. 
Glóbulos vermelhos (FIGURA 1) 
Anemia ferropriva é o tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias. O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos e seus níveis baixos no sangue comprometem toda cascata de produção das hemácias. Dentro dos glóbulos vermelhos existe uma proteína chamada hemoglobina que tem na sua estrutura bioquímica a presença de moléculas de ferro e de cobalto (o cobalto está presente na vitamina B12).
Existem diversas causas para a anemia ferropriva, são elas:
Falta de ferro na alimentação: Continua sendo ainda a causa mais frequente de anemia ferropriva no mundo, principalmente em crianças abaixo de 2 anos e mulheres gestantes. 
Existe uma gama de sintomas desencadeados pela anemia ferropriva, são eles:
· Fadiga crônica e desânimo
· Cansaço aos esforços
· Pele e mucosas pálidas (descoradas)
· Tonturas e sensação de desmaio
· Dores de cabeça e dores nas pernas
· Geofagia ( vontade incontrolável de comer terra )
· Queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças
· Falta de apetite
· Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos )
· Dificuldade de concentração e lapsos de memória
· Diminuição do desejo sexual.
Diagnóstico de Anemia ferropriva
Com um simples exame de sangue já é possível confirmar se o paciente está anêmico e se é a carência do ferro a causa. Os exames mais apropriados são:
· Hemograma (série vermelha): detecta se a taxa de hemoglobina está baixa e se o formato dos glóbulos vermelhos está alterado. Glóbulos vermelhos muito pequenos (microcitose) e de coloração mais descorada (hipocromia ) são dados que confirmam ser a deficiência de ferro a principal causa
· Ferritina: avalia as reservas de ferro dentro do organismo, que geralmente estão baixas na anemia ferropriva
· Outros parâmetros como dosagem de ferro e capacidade total de ligação do ferro podem se alterar em outras condições clínicas e não apenas na anemia ferropriva, devendo ser avaliados com cautela para não haver confusão no diagnóstico.
Tratamento de Anemia ferropriva
O tratamento à princípio é repor a necessidade imediata de ferro do organismo, por meio da prescrição de doses medicamentosas deste nutriente. As doses de sais de ferro podem chegar a 200 ou 300 mg tomadas em doses diárias por no mínimo 2 a 3 semanas, variando conforme cada caso e grau de anemia.
Referência
Nilo, R.N.S. Anemia ferropriva: sintomas, tratamentos e causas. MINHA VIDA. Disponível em: < Anemia ferropriva: sintomas, tratamentos e causas | Minha Vida>. Acesso em: 20 de agosto de 2021.

Continue navegando