Buscar

PCC História Moderna e Contemporânea e História da América Independente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História Moderna e Contemporânea: Com base nos estudos realizados na disciplina de História Moderna e Contemporânea um tema de seminário pertinente a ser realizado pelos alunos seria “As Revoluções Burguesas”, que envolvem as Revoluções Inglesas (Puritana, Gloriosa e Industrial), a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos da América. Além de discorrer sobre as revoluções conhecidas como burguesas, os alunos devem destacar o que levou essas revoluções a acontecerem: a revolta da burguesia contra o Antigo Regime.
Imagem: Obra intitulada “A Liberdade Guiando o Povo”, representando os ideais da Revolução Francesa.
Bibliografia: http://www.sindmassa-ms.org.br/wp-content/uploads/2013/10/03012011141350.pdf. Acesso em: 4 de abril de 2020.
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_guiando_o_povo. Acesso em: 4 de abril de 2020.
História da América Independente: Tendo em vista o tema de História da América Independente, um tema de seminário pode ser “A Independência dos Estados Unidos e a Independência do Haiti”, levando os alunos a notar as diferenças entre as duas. Sendo a americana de cunho burguês, buscava a independência por fatores mais ligados a economia e comércio, enquanto a independência haitiana foi de ordem popular e declarava a ruptura da ordem escravista. Também seria interessante que os seminários ressaltassem as semelhanças entre os movimentos, como a luta contra o Antigo Sistema Colonial.
Imagem: Toussaint Louverture e Jean Jacques Dessalines, líderes da Independência do Haiti
Bibliografia: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=A-lEW5KP25YC&oi=fnd&pg=PA7&dq=independ%C3%AAncia+dos+estados+unidos&ots=AWOhRmvsTM&sig=WQMO-wmN212JmItTvLf0hABmAKE#v=onepage&q=independ%C3%AAncia%20dos%20estados%20unidos&f=false. Acesso em: 4 de abril de 2020.
http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/Marcos%20Sorrilha%20Pinheiro_0.pdf. Acesso em: 4 de abril de 2020.
https://www.todamateria.com.br/independenia-do-haiti/. Acesso em: 4 de abril de 2020.

Outros materiais