Buscar

Questionário - Glicólise, Gliconeogênese e Rota das Pentoses-P

Prévia do material em texto

ESA0222: QUESTIONÁRIO DIRIGIDO + GLOSSÁRIO
TEMA 8 – GLICÓLISE, GLICONEOGÊNESE E VIA DAS PENTOSES-P
Turma: T1 Ano/Semestre: 2020_02
Prof. Dr. Hugo Valério Corrêa de Oliveira
ALUNO:
MATRÍCULA:
1.1 QUESTIONÁRIO DIRIGIDO
1- O que são reações anabólicas e catabólicas? 
2- O que é glicólise? Onde ocorre? Quais os produtos líquidos da glicólise? 
3- Em quais etapas da glicólise são consumidas moléculas de ATP? Em quais etapas são produzidas moléculas de ATPs e NADH? 
4- Quais os pontos de controle da via glicolítica? Descreva objetivamente como ocorre a regulação desta via? 
5- Por que o a degradação das moléculas de 1,3-bifosfoglicerato e fosfoenolpiruvato desencadeiam a produção de ATP? 
6- Explique como surge o 2,3-Bifosfoglicerato, nas hemácias, e o que este tem a ver com a ligação entre a hemoglobina e o oxigênio em condições de hipóxia! 
7- Quais os destinos do piruvato em condições de aerobiose e anaerobiose/hipóxia em células eucarióticas de mamíferos? Como ocorre esse processo? 
8- O NADH, produzido na glicólise, pode ser oxidado anaerobiamente quando o piruvato é convertido a lactato ou etanol (em leveduras). As principais células produtoras de ácido lático são as fibras musculares hipóxicas e as hemácias. Baseados nisto, cite a enzima envolvida nesse processo e explique qual o destino metabólico deste lactato (ciclo de Cori)?
9- Quais as “vias alimentadoras” da glicólise?
10- O que é gliconeogênese? Quando e onde ocorre? Quais as etapas da gliconeogênese que diferem da glicólise? Quem são as fontes de carbono (fontes não glicídicas) para a gliconeogênese? 
11- Na condição fisiológica em que a concentração de glicose sangüínea está baixa (hipoglicemia), o organismo intensifica a produção de glicose pela via da gliconeogênese. Sabe-se que o glicerol é um “combustível” preferencialmente usado em um PRIMEIRO MOMENTO na gliconeogênese. POR QUÊ? 
10- O que é e qual a importância metabólica da rota das pentoses-P? O que esta tem a ver com a hemólise das hemácias?
1.2 GLOSSÁRIO *
- Para melhor fixação do conteúdo, sugere-se elaborar um glossário, abaixo, com os principais termos utilizados nesse tema.
* Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento / assunto, com a definição destes termos.
2

Continue navegando