Buscar

coronavirus - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral;
Causam infecções respiratorios em humanos e animais e por vezes sintomas gastrointestinais, levando ao desenvolvimentos de sintomas de um resfriado comum, podendo eventualmente evoluir para infecções respiratorias graves no grupo de risco, idosos, crianças....
· Foi isolado pela primeira vez em 1937;
· Somente no ano de 1965, o vírus foi descrito como coronavirus. 
Isso em decorrencia do perfil microscopico, onde foi observado seu material genetico é envolvido por picos de proteina, algo semelhante a uma coroa, corona em latim significa corona. Conforme proposto por tyrrel como um novo tipo de virus. 
Os coronavirus causam doenças em uma ampla variedade de especies e animais. Alguns tipos são transmitidos de animais para seres humanos.
Trouxe aqui uma breve linha do tempo, com momentos da história, onde algumas especies diferentes de coronavirus gerou surtos de sindrome repiratoria grave em humanos.
· 2002: Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS-CoV);
foi transmitido pelos gatos aos humanos na China. Se disseminou em alguns paises da europa, asia, america do Norte e america do sul, controlado em 2003
· 2012: Coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS- CoV);
pelo camelo dromedário aos humanos na Arábia Saudita, se disseminando em alguns paises do oriente medio
· 2019: Novo coronavírus (COVID-19):
· Sindrome respiratória aguda grave coronavirus 2 (SARS-COV-2).
O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na cidade de wuhan (ruan)China. Os primeiros casos ocorrem em um mercado de frutos do mar em uma cidade da china, no entanto ainda não se sabe ao certo como ocorreram as primeiras transmissões do virus, não se sabe exatamente se foi transmitido por animais silvestres que são consumidos nesse mercado, ou animais vivos que ali são comercializados. Apesar de muitas teorias, é algo que ainda encontra-se sendo investigado. A partir dai a doença se espalhou contaminando familiares dos primeiros pacientes e profissioanais de saude, se propagando inicialmente na china e agora em diversos paises do mundo, sendo declarado pela oms como uma pandemia. Por ser um virus novo, atualmente, as informações sobre a epidemiologia e as características clínicas da pneumonia causada por 2019-nCoV são escassas. Surgindo novas informações a todo momento.

Outros materiais

Outros materiais