Buscar

ATIVIDADE 1 - COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.​ 
R: Os gêneros discursivos que temos em nossa língua estão presentes em várias formas, como por exemplo a de aulas, palestras, debates, mensagens, receitas, notícias, bula de remédio, e-mail, entre outras. 
Cada gênero discursivo tem a sua particularidade, não se escreve um bilhete como se escreve uma carta, uma aula é dada diferente de uma palestra, uma notícia é diferente de uma reportagem porque cada um tem a sua função.
Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence e dependendo de cada região do país a linguagem informal pode mudar drasticamente pela cultura e sotaque existente, influenciando no seu modo de se comunicar e de como são vistos em outras partes do país. 
Exemplos de alguns gêneros formais e informais:
Gênero jornalístico
Cerca de 14 envolvidos em crimes são presos em SP
“A polícia prendeu cerca de 14 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes”.  
Gênero jurídico
       “Parágrafo único - O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste”.
Gênero epistolar ou interpessoal
É a maneira de se relacionar mais fácil com a outra pessoa abreviando palavras, com comunicação informal, inserindo caracteres, assim tendo uma conversa mais dinâmica do que o normal como em redes sociais, WhatsApp, Facebook, Instagram...
Como exemplo de região que sofre bastante com preconceitos linguísticos temos o nordeste do país, que é uma região rica culturalmente e de forma religiosa, apresentando características únicas e diferenciadas, sendo responsável por importante carga cultural presente no país. 
É rica pelas músicas, pelas danças, pelas atividades praticadas, pelo sotaque, arte, crenças e literatura. Entretanto, o sotaque e expressões podem ser marginalizadas ou tratadas de forma preconceituosa em outras regiões do país, por se tratar de uma região que historicamente sofre com a pobreza e demais problemas ambientais, demonstrando uma certa ignorância por parte de demais regiões e brasileiros.  
Exemplo de palavras e expressões da região.
• mangar = zombar de alguém.
• aperreado = angustiado, estressado.
• vôte = vou te esconjurar, vou te amaldiçoar.
• ixi Maria = interjeição de espanto, contraindo o termo Virgem Maria.
• jerimum = abóbora.
Aluna: Beatriz Soares Branco

Outros materiais