Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO FINAL-OBJETIVA-POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL- OBJETIVA-POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO
1- O programa de Governo Eletrônico do Brasil surgiu a partir dos anos 2000 para propor uma normatização na interação eletrônica do governo. Foram realizados diagnósticos pelo GTTI da atuação eletrônica do governo, em que se encontraram boas iniciativas, mas também evidenciaram falhas em sua infraestrutura (BRASIL, 2014). Sobre essas falhas na infraestrutura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os serviços não possuíam um padrão de desemprenho e interatividade e nem interfaces amigáveis para o usuário.
PORQUE
II- Os serviços eram compostos por uma malha de diversas redes administrativas de forma isolada.
Assinale a alternativa CORRETA
FONTE: BRASIL. Ministério da Economia. Governo eletrônico: apresentação. 2014. Disponível em: https://www.governodigital.gov.br/EGD/historico-1/ historico. Acesso em: 18 ago. 2019.
A)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.C)  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)  As asserções I e II são proposições falsas.
2- A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) foi um órgão do Poder Executivo brasileiro instituído em março de 2003 e extinto em outubro de 2015. Possuía como finalidade promover a igualdade e a proteção dos grupos étnico-raciais pertencentes à sociedade brasileira que são afetados pela discriminação e outras formas de intolerância. Sobre as populações que mais sofrem com o racismo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 4.886, de 20 de novembro de 2003. Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2003d. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /decreto/2003/D4886.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.
A)  População Australiana, Indígena e Judia.
B)  População Branca, Indígena e Oriental.
C)  População Chinesa, Indígena e da Índia.
D)  População Negra, Indígena e Judia.
3- A informação sempre foi parte fundamental para estabelecer o controle social, a mudança social e o estabelecimento de relações sociais. Hoje, vivemos na denominada Sociedade da Informação e estamos constantemente em contato com ela. Com relação aos possíveis resultados de participar da Sociedade da Informação, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Entrava a geração de novas oportunidades para os sujeitos.
B)  Promove a estagnação do desenvolvimento econômico de diversos países.
C)  Promove o aculturamento dos indivíduos e seus registros eletrônicos novamente para o papel.
D)  Propicia a geração de novas oportunidades para os sujeitos.
4- A análise de políticas públicas trouxe benefícios para o desenvolvimento de quadros teóricos, conceitos e disciplinas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Segundo Estevão e Ferreira (2018), existem diferentes tipos de análises de política. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos diferentes tipos de análise citada pelos autores:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
A)  Conteúdo das políticas públicas: o analista investiga como determinada política surgiu, foi implementada e quais os resultados obtidos a partir de sua implementação.
B)  Funcionamento da estrutura administrativa: quando a análise está direcionada ao processo de decisão no interior das organizações e nas relações ocorridas.
C)  Relações entre Estado e sociedade: busca a compreensão, a partir do conhecimento do modo de produção capitalista.
D)  O processo de decisão: busca explicar o funcionamento institucional e as características da política.
5- Araújo e Rodrigues (2017) afirmam que na década de 1970, Charles O. Jones (1984) desenvolveu uma classificação do Ciclo Político contendo 10 etapas. Sobre algumas das etapas pertencentes ao ciclo político, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
A)  Sem agendamento, formulação, orçamentação, orientação, avaliação, ajustamento ou conclusão.
B)  Percepção do problema, agregação, organização, representação do público-alvo.
C)  Solução do problema, agregação, organização, representação do público-alvo.
D)  Sem agendamento, reformulação, orçamento, concretização, avaliação, ajuste e finalização.
6- O SNC é definido como um "processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios). De acordo com as Políticas públicas para a cultura por intermédio do Sistema Nacional de Cultura (SNC), acerca do Princípio do SNC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diversidade das expressões culturais.
(    ) Universalização do acesso aos bens e serviços culturais.
(    ) Fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais.
(    ) Individualização entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - F - F.
B)  F - V - F - V.
C)  V - V - V - F.
D)  F - F - V - F.
7- A Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, é um marco positivo para assegurar a cidadania da população brasileira, em que através dela e de seus procedimentos se busca assegurar ao cidadão o direito fundamental de acesso à informação (BRASIL, 2011). Com relação aos conceitos abordados na Lei, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Informação.
II- Documento.
III- Integridade.
(    ) Refere-se à qualidade da informação não modificada, incluindo a sua origem, trânsito e destinação.
(    ) Refere-se a dados, processados ou não, contidos em determinado meio, suporte ou formato, que podem ser usados para produção e transmissão de conhecimento.
(    ) Refere-se à unidade de registro de informações em quaisquer formatos ou suportes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/ L12527.htm. Acesso em: 16 jun. 2019.
A)  I - II - III.
B)  II - III - I.
C)  III - I - II.
D)  III - II - I.
8- Sobre o conceito de infraestrutura de informação, podemos dizer que se refere à convergência das tecnologias da comunicação, telecomunicação e informática, tendo a internet como principal lócus de realização dessa convergência. Com relação às consequências de tal convergência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Torna favorável a formação de grandes corporações, oligopólios e quase-monopólios.
PORQUE
II- Torna favorável a repetição, via internet, de arranjos monopólicos já experimentados no domínio das telecomunicações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)  As asserções I e II são proposições falsas.
D)  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
9- Para Pelufê e Silva (2004), ao analisar o que é repassado à sociedade, no que se refere à informação, percebe-se que o repasse está aquém do que é necessário para mudanças efetivas da sociedade. Sobre como está estabelecido o conceito de cidadania para as autoras,classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se entender que é a partir do acesso à informação que surgirá uma conscientização analítica sobre a realidade.
(    ) A cidadania é exercida por meio da participação do indivíduo na sociedade, e seu exercício se dará de maneira efetiva e consciente se ele possuir embasamento crítico sobre os acontecimentos político-sociais.
(    ) A cidadania é composta dos direitos civis, proporcionando ao cidadão participação passiva nas políticas públicas.
(    ) A participação nas políticas públicas exige que a população se manifeste de qualquer modo, contanto que participe da ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PELUFÊ, Marilaine Schaun; SILVA, Marina Cajaíba da. Cultura e Cidadania frente às Políticas de Informação no Brasil. 2004. Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/marilanes chaunpeluje.html. Acesso em: 18 abr. 2004.
A)  V - F - F - F.
B)  V - F - V - V.
C)  F - V - F - F.
D)  V - V - F - F.
10- Visando à universalização do acesso à informação e também à inclusão social, para que as pessoas acompanhem os avanços tecnológicos, foi criado, em 1999, pelo governo brasileiro, o Programa Sociedade da Informação (SOCINFO). Considerando as razões apontadas por Oliveira e Shima (2012) que levaram à proposição do SOCINFO, analise as sentenças a seguir:
I- A urgência de viabilizar a democratização do acesso à informação visando contribuir para o exercício pleno da cidadania.
II- O desenvolvimento do Programa se dar em sete grandes linhas de ação.
III- A necessidade de uma infraestrutura avançada de redes e de computação para suporte a todas as atividades do país.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, A. L.; SHIMA, W. T. Um estudo sobre Sociedade da Informação do Brasil no paradigma tecnoeconômico das TICS. Revista Capital Científico, v. 10, n. 2, 2012.
A)  As sentenças I e III estão corretas.
B)  As sentenças II e III estão corretas.
C)  As sentenças I e II estão corretas.
D)  Somente a sentença III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina