Buscar

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO - ATIVIDADE 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
No processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, a definição da corrente e tensão elétricas de trabalho são bastante importantes sem desprezar a seleção do eletrodo. Para garantir um bom resultado na solda, o eletrodo deve possuir características que permitam fundir-se com o metal da peça, assim, deve-se compreender as nomenclaturas utilizadas.
A seguir analise a figura:
 
Figura - Classificação dos eletrodos revestidos
Fonte: Elaborada pelo autor.
Conhecendo-se a classificação dos eletrodos, assinale a alternativa correta que apresenta qual é o fator de maior relevância na seleção dos eletrodos para garantir a fusão entre os metais.
	Resistência à tração.
	Eletrodo.
	Posição de soldagem.
X	Composição química do depósito de soldagem.
	Grau de utilização do eletrodo.
PERGUNTA 2
Dois elementos são utilizados como mancais em conjuntos mecânicos - as buchas e os rolamentos. Os rolamentos são frequentemente utilizados em eixos que trabalham com alta rotação e, para sua montagem, é comum utilizar-se a técnica de contração do eixo através de seu resfriamento e de dilatação do rolamento colocando-os em tanques de óleo quente antes da montagem.
A técnica da contração do eixo e dilatação do rolamento é necessária porque o ajuste utilizado para essa montagem é o:
X	ajuste com interferência.
	ajuste com indiferença.
	ajuste incerto.
	ausência de ajuste.
	ajuste com folga.
PERGUNTA 3
Em um sistema de transmissão composto por eixos e polias ou engrenagens, existe um elemento denominado chaveta que é inserido no eixo visando transmitir o movimento de rotação deste para a polia e/ou engrenagem. A chaveta pode ser fixada ao eixo através de ajuste ou parafusos desde que isso não altere sua resistência mecânica.
 A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As chavetas devem ser corretamente dimensionadas porque devem resistir ao esforço de trabalho executado pelo sistema de transmissão.
Pois:
II. Se houver sobrecarga, a chaveta é o elemento que deve romper evitando danos maiores ao equipamento.
Assinale a alternativa correta.
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	As asserções I e II são proposições falsas
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
X	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II e uma justificativa correta da I.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
PERGUNTA 4
Segundo Chiaverini (1986, p. 166), “no processo de soldagem a arco elétrico, o arco é formado através da passagem de corrente elétrica por uma barra de metal (eletrodo) - polo negativo quando a mesma se aproxima do metal original, que neste caso consiste no polo positivo do sistema”.
CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica - Processos de Fabricação e Tratamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. v. 2.
Analise a figura a seguir:
 
Figura - Soldagem a arco elétrico
Fonte: Chiaverini (1986, p. 167).
CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica - Processos de Fabricação e Tratamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. v. 2.
 
A figura acima demonstra um processo de soldagem a arco elétrico. A chama do arco que tem a forma de uma ___________ se alarga em direção à superfície da peça. No pé da coluna forma-se a ___________ do arco ou a bacia de solda. Para dar origem ao arco é necessário que o __________ seja abaixado até aproximar-se da peça, de modo que a __________ comece a fluir.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
	coluna; deposição; eletrodo; solda.
	coluna; cratera; eletrodo; corrente.
	poça; cratera; arco elétrico; corrente.
	poça; deposição; arco elétrico; solda.
	coluna; deposição; arco elétrico; solda.
PERGUNTA 5
Na fabricação de aviões, a indústria aeronáutica utiliza chapas de ligas de alumínio devidamente conformadas como revestimento da fuselagem. Essas chapas são montadas nas cavernas (estrutura metálica da aeronave) reforçadas por rebitagem. A próxima etapa é a selagem para garantir a pressurização da cabine findando com a junção dos segmentos da fuselagem utilizando-se de rebites e cintas. Com essa etapa finalizada, segue-se para o acabamento e montagem final.
Assinale a alternativa correta sobre o que são os elementos dos rebites utilizados na montagem da fuselagem de uma aeronave.
	Conformação a quente.
	Soldagem por pontos.
	Dobra a frio.
	Fixação desmontáveis.
	Fixação permanente.
PERGUNTA 6
As peças fabricadas individualmente geralmente fazem parte de equipamentos e/ou máquinas mecânicas, portanto, são posteriormente montadas em seus respectivos conjuntos. Para realizar a montagem das peças e seus respectivos componentes deve-se atentar para as tolerâncias a fim de identificar se a montagem ocorrerá com folga ou interferência.
Assinale a alternativa correta sobre qual é a principal diferença entre montagens com folga e montagens com interferência.
	A principal diferença entre montagens com folga ou interferência está na fixação dos componentes para a montagem.
	A principal diferença entre montagens com folga ou interferência está no acabamento das peças para a montagem.
	A principal diferença entre montagens com folga ou interferência está na tolerância geométrica das peças para a montagem.
X	A principal diferença entre montagens com folga ou interferência está no tipo de esforço aplicado para a montagem das peças.
	A principal diferença entre montagens com folga ou interferência está no formato dimensional e geométrico das peças para a montagem.
PERGUNTA 7
No processo de soldagem a gás a regulagem da chama em função da mistura dos gases (oxigênio e acetileno) resulta em chama neutra, chama redutora ou carbonetante e oxidante. Cada tipo de chama apresenta uma coloração específica e é utilizada em uma determinada aplicação.
Na tabela a seguir estão dispostas desordenadamente o tipo de chama, a coloração presente e sua aplicação para serem devidamente ordenadas.
1 - Chama Neutra
I - Branco / Roxo alaranjado / Roxo alaranjado
A - Aço-Liga ao cromo e ao Níquel, Alumínio, Magnésio.
2 - Chama Oxidante
II - Branco (intenso) / Branco quase incolor / Laranja azulado
B - Ferro fundido, Aços, Cobre, Latão, Níquel, Monel, Enchimento e revestimento com bronze.
3 - Chama Redutora ou Carburante
III - Branco (azulado) / Quase Incolor / Azul alaranjado
C - Materiais que contenham Zinco em sua composição.
 Fonte: Elaborada pelo autor.
Relacione o tipo de chama com sua coloração e aplicação.
	1- III - B; 2 - I - C; 3 - II - A.
X	1- III - C; 2 - II - B; 3 - III - A.
	1- III - A; 2 - II - C; 3 - I - C.
	1- II - B; 2 - I - A; 3 - III - C.
	1- I - B; 2 - II - C; 3 - III - A.
PERGUNTA 8
É comum usar solda em processos de reparo, como na recuperação de carros antigos. A solda recomendada nesses casos é a solda a gás que é realizada pela queima de um gás combustível com ar ou oxigênio capaz de produzir uma chama concentrada de alta temperatura.
O objetivo da chama produzida é fundir o ___________ localizadamente e a vareta de metal que irá servir de __________. O gás combustível mais comum usado nesse processo é o _____________.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
	metal base; apoio; acetileno.
	metal base; enchimento; oxigênio.
	eletrodo; apoio; oxigênio.
	eletrodo; enchimento; oxigênio.
X	metal base; enchimento; acetileno.
PERGUNTA 9
Podem ser encontradas juntas parafusadas por todos os lados, ou seja, em móveis, automóveis, eletrodomésticos, estruturas metálicas etc. Elas são facilmente encontradas porque permitem a desmontagem e remontagem sem causar danos ao equipamento. Um bom exemplo está na fixação das rodas dos automóveis.
Embora a fixação das rodas dos automóveis por parafusos seja a mesma nos diferentes veículos, devido a sua origem tem-se veículos que usam roscas métricas enquanto outros usam roscas whitworth. Assinale a alternativa correta sobre quais as principais
diferenças entre esses tipos de roscas.
	Roscas métricas: Dadas em milímetros, filetes da rosca com ângulo de 60 graus, crista achatada e fundo abaulado; Roscas whitworth: Dadas em polegada, possuem filetes com ângulo de 55 graus, crista e fundos abaulados.
	Roscas métricas: Dadas em polegadas, filetes da rosca com ângulo de 55 graus, crista achatada e fundo abaulado; Roscas whitworth: Dadas em milímetros, possuem filetes com ângulo de 60 graus, crista e fundos abaulados.
	Roscas métricas: Dadas em polegadas, filetes da rosca com ângulo de 60 graus, crista achatada e fundo abaulado; Roscas whitworth: Dadas em milímetros, possuem filetes com ângulo de 55 graus, crista e fundos abaulados.
	Roscas métricas: Dadas em milímetros, filetes da rosca com ângulo de 55 graus, crista achatada e fundo abaulado; Roscas whitworth: Dadas em polegada, possuem filetes com ângulo de 60 graus, crista e fundos abaulados.
	Roscas métricas: Dadas em milímetros, filetes da rosca com ângulo de 60 graus, crista e fundos abaulados; Roscas whitworth: Dadas em polegada, possuem filetes com ângulo de 55 graus, crista achatada e fundo abaulado.
PERGUNTA 10
Na junção de peças metálicas com superfícies planas cujo interior terá a circulação de gases e/ou líquidos como água e óleo sob pressão, é comum utilizar-se entre as superfícies juntas fabricadas de materiais sintéticos (resinas ou polímeros) ou papelão. As juntas servirão como vedação entre as partes metálicas evitando possíveis vazamentos.
Um bom exemplo do sistema citado é a montagem do cabeçote com o bloco de um motor a combustão que é fixado por meio de:
	chavetas.
	cavilhas.
X	parafusos.
	pinos.
	rebites.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando