Buscar

Redação - A questão hídrica no Brasil

Prévia do material em texto

Tema: A questão hídrica no Brasil
Nota: 800
O Brasil é considerado o país da água, pois abriga cerca de 12% de toda a água potável do mundo. Porém, esse recurso tão valioso não é distribuído pelo território brasileiro de forma igualitária, se tornando um dos fatores agravantes da crise hídrica no país. Logo, ações que busquem a melhora da atual situação devem ser colocadas em prática, para que toda a população possa ter acesso e desfrutar desse bem.
Em meados do ano de 2014, a região Sudeste brasileira, mais especificamente o Estado de São Paulo, passou por uma longa e grave crise hídrica, acarretada por inúmeros motivos. Dentre eles, o alto nível de poluição devido ao desenvolvimento urbano, que desencadeou a formação das muito famosas ilhas de calor, um fenômeno geográfico que dificulta a ação das chuvas em determinado local. Outro fator contribuinte foi a grande concentração de fábricas têxteis e fazendas agropecuárias que, segundo pesquisas, são as empresas que mais utilizam da água no mundo.
Tendo isso em vista, faz-se mister, ainda, salientar que, outras regiões brasileiras também sofrem com tal problemática, uma delas é o Nordeste. Existem relatos de secas nordestinas que perduram desde a colonização portuguesa até os dias hodiernos. Como consequência, muitas famílias habitantes dessa região sofrem com a falta de água, um recurso extremamente importante para a sobrevivência e qualidade de vida humana.
Portanto, indubitavelmente, medidas que visem a construção de um mundo melhor precisam ser colocadas em prática. Infere-se a realização de trabalhos escolares sobre o assunto, com a finalidade de mostrar às crianças e jovens a importância da água e as diversas maneiras existentes de economizá-la. Urge-se, para o melhoramento das secas nordestinas, a transferência de água, proveniente dos lugares mais chuvosos do país, através de caminhões-pipa. Faz-se necessário, também, que, as fábricas têxteis, fazendas agropecuárias e outras empresas mais, comecem a reaproveitar a água tratada, vinda do esgoto.

Continue navegando