Buscar

Sistemas Processuais Penais- Estudo Dirigido processo penal I- PARTE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistemas Processuais Penais
1-Qual a diferença entre o sistema de processo “inquisitório” e o “acusatório”? Qual deles prepondera em nosso direito processual e por quê? Essa preponderância é absoluta ou aceita aberturas ao outro sistema?
No processo inquisitório, as funções de acusar, defender e julgar encontram-se reunidas em um mesmo órgão – é o juiz quem inicia de ofício o processo, que recolhe as provas e no final prolata a sentença. 
Já no processo acusatório, o acusador e o acusado estão em pé de igualdade; é um direito de ação, garantindo a imparcialidade do juiz, a publicidade e o contraditório (que não existem no processo inquisitório). 
Pela sua própria natureza, o sistema de processo acusatório é o que predomina do Direito brasileiro. A preponderância é quase absoluta, porque depois que a partes exercem seu poder de ação, o juiz dá seguimento ao processo ex officio, através de um impulso oficial. Seria uma abertura do sistema ao processo inquisitório.
2- Cite três características do sistema acusatório e três características do sistema inquisitório:
Sistema acusatório - separação rígida entre o juiz e acusação, a paridade entre acusação e defesa e a publicidade e a oralidade do julgamento, contraditório e ampla defesa.
Sistema inquisitório - a concentração das três funções (acusar, defender e julgar) nas mãos de uma pessoa só, processo sigiloso e sempre escrito e ausência do contraditório e ampla defesa.
3- O que se entende por “princípio” em Direito Processual Penal?
Os princípios são ordenações que irradiam e imantam os sistemas de normas. São normas jurídicas que servem como diferencial para a compreensão e interpretação para contextualização das demais normas.
Os Princípios Constitucionais do Processo Penal são constitutivos das chamadas “regras do jogo”, ou do devido processo, servindo, ao mesmo tempo como mecanismos de limitação e legitimação do poder de punir.
4-Demonstre a relação existente entre os princípios do contraditório e da fundamentação das decisões jurisdicionais.
O contraditório é visto como o simples dizer e contradizer, ou seja, a bilateralidade de audiência, e a fundamentação das decisões se resume a motivar a decisão com argumentos advindos desta observação do contraditório. O contraditório é uma garantia constitucional das partes, de participar na construção da decisão e de exercer o controle da fundamentação das decisões, visto que o juiz deve motivar as decisões através de argumentos jurídicos debatidos pelas partes para que a decisão seja aceitável e racional. 
5- O que se entende por norma processual penal de conteúdo material? Cite um exemplo desta espécie de norma.
São normas processuais, mas com reflexo direto no contexto penal. Noutras palavras, a aplicação de determinada norma processual pode afetar, de maneira certeira, o direito de punir do Estado ou alterar o status de liberdade do indivíduo. Nessas hipóteses, não se pode considerá-las meras e singelas normas tutoras de processo, visto representarem virtuais textos de direito penal, embutidos em cenário processual. Qualquer norma processual penal, que, aplicada, permita o desencadeamento da extinção da punibilidade do agente, instituto de direito penal, conforme s e vê do art. 107 do Código Penal, é material. Se uma lei extingue um recurso favorável ao réu, aplica-se de imediato e para o futuro, nos termos do art. 2.º, do CPP, vale dizer, todos aqueles que ainda não se valeram do referido recurso, por não ter atingido fase favorável a isso, no processo, perdem a oportunidade de, no futuro, utilizá-lo. Simplesmente, porque desapareceu da instrumentalização processual penal. Aqueles que já se valeram do recurso e estão aguardando o novo julgamento ou a revisão de um julgado, continuarão a aguardar, pois a lei se aplica ao futuro, respeitado o status atingido até então.
6- O que são sistemas? 
Sistemas são conjuntos de procedimentos criados para realizar um objetivo definido, ou seja, é um espaço no qual se desenvolve uma série de procedimentos, de atos em cadeia.
O sistema processual penal é o conjunto de princípios e regras constitucionais de acordo com o momento político de cada estado que estabelece as diretrizes a serem seguidas para aplicação do direito penal a cada caso concreto.
É o espaço no qual se desenvolve uma cadeia de procedimentos que faz dá funcionamento e operacionalidade a si próprio. 
7- Discorra sobre o sistema inquisitivo e aponte 3 características.
O sistema processual penal inquisitivo é identificado como aquele em que o órgão julgador concentra os atos de gestão da instrução criminal. Por isso mesmo, pode-se dizer que o sistema inquisitório, regido pelo princípio inquisitivo, tem como principal característica a extrema concentração de poder nas mãos do órgão julgador o qual detém a gestão da prova. 
As principais características do sistema inquisitório são: iniciativa probatória nas mãos do juiz; ausência de separação das funções de acusar e julgar; juiz parcial; inexistência de contraditório pleno; desigualdade de armas e oportunidades; atos processuais não públicos e a confissão como prova absoluta.
8- Discorra sobre o sistema acusatório e aponte 3 características. 
O sistema de processo penal acusatório confere ao cidadão um processo mais condizente com o estado democrático de direito, como garantia contra os arbítrios estatais. 
São características de um sistema acusatório: tratamento igualitário das partes; publicidade do procedimento; possibilidade de impugnar as decisões; as funções de acusar defender e julgar atribuídas a pessoas distintas; iniciativa do processo cabe à parte acusadora que pode ser o ofendido ou seu representante legal; imparcialidade do juiz que deve se manter inerte- ele não atua na investigação ou na produção de provas, mas recebe os fatos construídos pelas partes; oralidade, publicidade, contraditório, ampla defesa, duplo grau de jurisdição. 
9- Discorra sobre o sistema misto e aponte 3 características.
O sistema processual misto contém as características de ambos os sistemas, possui duas fases: a primeira inquisitória e a segunda acusatória. Tem origem no código napoleônico em 1808. 
A primeira fase é a da investigação preliminar. Tem nítido caráter inquisitório em que o procedimento é presidido pelo juiz, colhendo provas, indícios e demais informações para que possa, posteriormente, embasar sua acusação ao juízo competente.
A segunda fase é a judicial ou processual propriamente dita. nesta existe a figura do acusador que pode ser o Ministério público ou particular, diverso do julgador que é somente o juiz. Trata-se de uma falsa segunda fase, posto que, embora haja as demais características de um sistema acusatório, o princípio unificador ainda reside no juiz como gestor da prova.
Como características do sistema misto podemos ter: Na primeira fase um procedimento secreto, escrito, sem a presença das garantias do contraditório e da ampla defesa e, mas que isso, o autor do fato é tido como mero objeto da investigação.
Na segunda fase, se faz presente o contraditório e a ampla defesa e há também a publicidade dos atos processuais. Ademais, o acusado começa a ser tratado como sujeito de direitos, E atribui-se todo o ônus da prova ao órgão acusador.
10- Qual a finalidade e características do processo? 
Finalidades do processo: manutenção da ordem social, da defesa dos interesses jurídicos. 
Demonstração da força punitiva do Estado pelo Direito de punir
Características: Autônomo, normativo, instrumentalidade. Influência política do cpp: Mussolini
Finalidade do direito processual penal: Estado: investigar (polícia); acusar (MP); julgar (estado-juiz)
Indivíduo: direito de defesa + direitos fundamentais pela CF

Continue navegando