Buscar

Histologia do Sistema Circulatório

Prévia do material em texto

SISTEMA CIRCULATÓRIO
INTRODUÇÃO
 O sistema circulatório é composto por dois componentes distintos: o sistema cardiovascular (transporta sangue entre o coração e os tecidos e vice-versa) e o linfático (coleta a linfa, o excesso do fluido tissular extracelular, e devolve ao sistema cardiovascular).
OS CAPILARES
 São vasos sanguíneos de menor calibre (originam-se das extremidades terminais de arteríolas que se ramificam e anastomosam formando uma rede capilar entre arteríolas e vênulas). São formados por epitélio simples pavimentoso enrolado formando uma estrutura cilíndrica + lâmina basal, também chamado de endotélio. Sua simplicidade permite as trocas metabólicas. A lâmina basal é secretada pela própria célula endotelial. As células endoteliais estão unidas por faixas de oclusão, tipos menos extensos de junções de oclusão.
· Capilares contínuosSem poros (fenestras); é o tipo + comum; sua membrana basal é íntegra (contínua); +- 10um. de diâmetro. Presentes nos tecidos muscular, nervoso (onde formar a barreira hematoencefálica) e conjuntivo.
· Capilar fenestradoCom poros (fenestras); sua membrana basal é íntegra (contínua); pelas fenestras há a passagem de macromoléculas; presentes no intestino, rins, glândulas endócrinas. 
· Capilar sinusóideCapilares tortuosos (em curva); a luz (lûmem) é 3 a 4x maior que o contínuo; possui fenestras maiores (se comparadas ao fenestrado, além de não possuir diafragmas como no fenestrado); há macrófagos entre as paredes; a membrana basal é descontínua; encontrado no fígado, permite aumentar o tempo de contato entre a substância e o tecido. Também encontrado na medula óssea, baço, órgãos linfoides. A parede endotelial também pode ser descontínua para permitir maior troca entre o sangue e os tecidos. 
ARTÉRIAS
 São vasos sanguíneos que carreiam o sangue a partir do coração para os leitos capilares.
· Túnica íntimaEndotélio (tecido pavimentoso simples) revestindo a luz; subendotélio (tec. Conjutivo frouxo); lâmina/membrana elástica interna (muito fina, possui elastina>fibrilina)OBS: é nutrida por difusão a partir do próprio sangue que na luz passa.
· Túnica médiaCélulas musculares lisas + matriz extracelular (lamelas elásticas, fibras reticulares, proteoglicanos)-matriz sintetizada pela própria célula muscular lisa.
· Túnica adventícia: Tecido conjuntivo fibroblástico (colágeno I + fibras elásticas), fibroblastos e o Vasa vasorum (do latim: vaso dos vasosendotélio).
ARTERÍOLAS
· Células epiteliais são apoiadas no tec. Conjuntivo (subendotélio).
· Apenas uma camada de célula muscular lisa.
· Camada adventícia com menos fibras elásticas.
VEIA
· Luz e parede mais finas.
· As túnicas não estão limitadas com tanta precisão como nas artérias.
· Menor número de células musculares lisas.
· Pouco material elástico se comparado as artérias.
· A adventícia é mais desenvolvida e rica em colágeno.
· Há presença de válvulas que são projeções da túnica íntima. (uma incompetência em tal válvula, obviamente, causa um refluxo sanguíneo, o que pode levar as varizes).
Cite 5 diferenças de Artéria e Veia			O que é endotélio?
VÊNULA
· Célula endotelial.
· Maior lûmen do que arteríola.
· Célula pericítica (envolta das vênulas)possui papel semelhante a cél. Muscular lisa e atua no reparo tecidual.
ARTERIOESCLEROSE X ATEROSCLEROS
 A arterioesclerose é o endurecimento das camadas internas da A., com consequente diminuição de sua luz. A aterosclerose é a formação de ateromas (trombos) através de lipídios provenientes de macrófagos brancos do tec. Muscular.
LINFÁTICO
· Paredes finas, em sua maioria.
· Epitélio na túnica íntima.
· Apresenta vávulas e vaso varsorum.
CORAÇÃO
· É um vaso sanguíneo modificado e órgão propulsor do sistema.
· ENDOCÁRDIOCélulas endoteliais e tec. Conjuntivo frouxo (fibras elásticas+colágeno).
· MIOCÁRDIOmusculo cardíaco.
· EPICÁRDIOcamada visceral do pericárdio (células epiteliais pavimentosas simples apoiada sobre tecido conjuntivo frouxo) e membrana serosa (mesotélio+tec. Conjuntivo).
· PERICÁRDIOcamada visceral (epicárdio) + parietal.

Continue navegando