Buscar

Sociologia R2 3 série

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa (r2) de Sociologia
Nome:								Turma:		Data:
	
1. Em linhas gerais a democracia constitui a representação legal do povo por meio de representantes por ele eleito, mas em uma análise mais aprofundada da significação do termo podemos afirmar que: *
a. Democracia é a liberdade social que garante ao povo o direito de eleger seus representantes nas instâncias do poder judiciário.
b. Democracia é um tipo de governo onde o poder executivo é soberano e inquestionável.
c. Democracia é o exercício do direito social e a fundamentação legal para que se busque o cumprimento das prerrogativas que em sua essência ela própria concede à sociedade.
d. Democracia é a liberdade concedida aos agentes políticos para agir e tomar decisões em nome do povo.
2. As chamadas fakes news (notícias falsas) preocupam aqueles que se dedicam ao entendimento e ao aperfeiçoamento da democracia. Considerando os estudos sobre democracia e decisão política, é correto afirmar que as fakes news: *
a. Comprometem o sistema democrático porque interferem no processo de tomada de decisão do eleitor, passando o eleitor a decidir num contexto de informações inadequadas, já que a qualidade das informações é considerada fundamental para o avanço democrático.
b. Não interferem nem comprometem a democracia, pois fazem parte do jogo democrático e da disputa política em torno do leitor.
c. Comprometem o sistema democrático, apesar de não interferirem no processo de tomada de decisão do eleitor, visto que a assimetria de informação já está calculada no processo decisório, não ficando, assim, a democracia dependente dela.
d. Não comprometem o sistema democrático porque a assimetria de informação já está calculada no processo decisório, não ficando, assim, a democracia dependente dela.
3. A democracia:
I. pode, na melhor das hipóteses, ser um mecanismo para selecionar os governantes.
II. é uma estrutura institucional, cuja finalidade principal é gerar e legitimar as lideranças.
III. confunde-se com um mecanismo de mercado, cujo motor é a concorrência dos partidos segundo o modelo de concorrência empresarial.
As proposições acima são características da concepção democrática: *
a. pluralista.
b. legal.
c. participativa.
c. elitista.
4. De acordo com alguns teóricos sociais, o mundo contemporâneo abriga uma sociedade em rede, fruto da revolução informacional e tecnológica que impactou a vida coletiva na totalidade de seus aspectos. Nessa sociedade, a mobilização social e a democracia política seriam afetadas pela citada revolução, uma vez que há cada vez mais pessoas conectadas nas redes sociais, que, assim, se tornariam capazes de acompanhar, de modo bem informado, importantes questões da atualidade, tais como meio ambiente e sustentabilidade, respeito a diferenças étnicas e culturais, desemprego e exclusão social, podendo, ainda, opinar sobre elas. Tendo as informações do fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item abaixo. Ainda não se têm evidências de que a ampliação das comunicações entre as pessoas, principalmente com a crescente participação destas nas redes sociais, favoreça a mobilização social e, dessa forma, fortaleça a democracia. *
a. Certo.
b. Errado.
5. Em linhas gerais a democracia constitui a representação legal do povo por meio de representantes por ele eleito, mas em uma análise mais aprofundada da significação do termo podemos afirmar que: *
a. Democracia é o exercício do direito social e a fundamentação legal para que se busque o cumprimento das prerrogativas que em sua essência ela própria concede à sociedade.
b. Democracia é a liberdade concedida aos agentes políticos para agir e tomar decisões em nome do povo.
c. Democracia é um tipo de governo onde o poder executivo é soberano e inquestionável.
d. Democracia é a liberdade social que garante ao povo o direito de eleger seus representantes nas instâncias do poder judiciário.
6. Não é uma das características do Estado fascista/nazista: *
a. Totalitarismo.
b. Autoritarismo.
c. Militarismo.
d. Internacionalismo.
7. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, organização criada por Adolf Hitler, ascendeu ao poder em 1933, depois de alguns anos de crise e agitação social na Alemanha, no contexto da República de Weimar que se instaurou depois da Primeira Guerra Mundial. Sobre o nazismo, é CORRETO afirmar que foi: *
a. Um regime totalitário que dominou a Alemanha entre 1933 e 1945 e se caracterizava por ser nacionalista, anticomunista e antisemita.
b. Um regime democrático e liberal que vigorou na Alemanha entre 1933 e 1945, sob o domínio do Partido Nazista.
c. Um regime racista, nacionalista e antiburguês que governou a Alemanha entre 1933 e 1945.
d. Uma ditadura liberal burguesa, antitotalitária, pluripartidária e multirracial que vigorou na Alemanha entre 1933 a 1945.
8. Em três momentos importantes da história europeia, as Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos. Trata-se do: *
a. capitalismo
b. nacionalismo.
c. imperialismo.
d. conservadorismo.
e. socialismo.
9. (...) no afã de provar que tudo é possível, os regimes totalitários descobriram, sem o saber, que existem crimes que os homens não podem punir nem perdoar. Ao tornar-se possível, o impossível passou a ser o mal absoluto, impunível e imperdoável, que já não podia ser compreendido nem explicado pelos motivos malignos do egoísmo, da ganância e da cobiça (...). De acordo com o texto, os regimes totalitários que emergiram entre as décadas de 20 e 30 do século XX tinham algumas características comuns. Portanto, é correto afirmar que: *
a. Em todos os países onde ocorreu o totalitarismo, houve a sistemática divulgação da verdade, mesmo com a censura aos meios de comunicação e a pregação de um nacionalismo exaltado.
b. Eram regimes ditatoriais, presentes tanto em sociedades capitalistas quanto em regimes socialistas, empenhados em destruir qualquer segmento social que pudesse ameaçar sua liderança.
c. A ideologia totalitária forja, por meio da educação e do controle dos meios de comunicação, “verdades absolutas” como o desejo de expansão dos pensamentos revolucionários de esquerda.
d. Eram regimes que utilizavam a violência, apoiados em uma ideologia política por meio da qual buscavam alcançar uma sociedade racionalista, humanista e igualitária.
e. As características desses regimes totalitários são a adoção de uma ideologia oficial, do pluripartidarismo, de veículos de coerção das massas, que seriam manobradas pelos partidos e pela violência policia
10. Os regimes totalitários, que polarizam apolítica europeia no período entre guerras (1919-1939),apresentavam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale OS ASPECTOS que caracterizam o nazismo. *
( ) Ocorreu na Alemanha.
( ) Racismo.
( ) Anti-semitismo.
( ) Internacionalismo.
( ) Totalitarismo
( ) Ocorreu na Itália.
( ) Democrático
( ) Republicano

Continue navegando