Buscar

AVALIAÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	21368598
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Weiten (2002), foi somente no início do século XVIII, que o termo Psicologia - e seu novo significado, "estudos da mente", passou a ser adotado pelos estudiosos da época. Desde então, a Psicologia, comumente definida como o estudo do comportamento dos seres humanos e dos animais, tem sido estudada sob duas perspectivas: ciência e profissão. Portanto, com relação à história da Psicologia enquanto ciência e profissão, bem como seu campo de atuação e pesquisa na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A origem da psicologia como ciência data de 1879, quando Wilhelm Wundt abriu um laboratório de psicologia experimental em Leipzig, na Alemanha.
(    ) No Brasil, a atuação profissional regulamentada dos psicólogos data das décadas de 1940 e 1950.
(    ) No Brasil, a formação profissional de psicólogos data de 1946, ano em que o país passou a oferecer cursos de psicologia nas universidades brasileiras.
(    ) No Brasil, a regulamentação da profissão de psicólogo data do ano de 1962, quando foi promulgada a Lei nº 4.119.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: WEITEN, W. Introdução à psicologia: temas e variações. São Paulo: Atlas, 2002.
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	2.
	O conjunto de ações que caracteriza o assédio moral pode gerar diversas consequências, acarretando, por exemplo, em danos tanto para os trabalhadores quanto para a organização. Esses danos podem ser divididos em custos tangíveis e custos intangíveis. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde somente às perdas tangíveis:
	
	a) Alteração na qualidade do serviço/produto.
	
	b) Depressão.
	
	c) Estresse.
	
	d) Clima de tensão.
	3.
	A Psicologia Organizacional e do Trabalho atua na relação do indivíduo e do grupo de pessoas com o trabalho e nas organizações, com objetivos que visam à qualidade de vida no trabalho em todos os seus aspectos, tanto benéficos para o trabalhador quanto para os interesses da organização. Sobre as características da Psicologia Organizacional e do Trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- Intervém somente nos fenômenos e processos relativos aos indivíduos e suas relações interpessoais. 
II- Auxilia as organizações apenas na obtenção de mais produtividade dos seus recursos humanos.  
III- Busca cuidar do bem-estar e da saúde mental dos trabalhadores.
IV- Atua diretamente na Qualidade de Vida no Trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	A percepção pode ser entendida como um processo em que as pessoas selecionam, organizam e interpretam estímulos, como informações, objetos, eventos etc. A interpretação é uma decodificação que empresta valor ao estímulo. A percepção dentro das organizações é responsável por afetar muitos aspectos do comportamento das pessoas, por este motivo é muito importante entender a percepção. Nesta perspectiva, há dois fenômenos básicos que explicam a diferença entre a realidade observada e a realidade percebida: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva. Com relação a estes fenômenos, analise as sentenças a seguir:
I- Apenas uma pequena parte de todos os estímulos que o ambiente oferece prende a atenção do observador. A percepção seletiva faz com que apenas algumas características sejam percebidas, isso pode gerar distorções na forma que as pessoas fazem uma das outras. 
II- A adaptação sensitiva ocorre quando a percepção passa por um processo de adaptação ao longo do tempo. Quando uma pessoa é exposta muito tempo ao mesmo, estímulo a sensibilidade desta tende a diminuir, assim as pessoas aos poucos perdem a capacidade de perceber tal estímulo.
III- Na percepção sensitiva, a percepção do indivíduo ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos. Com o passar do tempo, estas variações deixam de ser percebidas, ou seja, quando uma pessoa é exposta a um estímulo de muita frequência, aos poucos, passa a adaptar-se ao estímulo, deixando de percebê-lo.
IV- Devido à percepção seletiva, as pessoas podem produzir julgamentos apressados, pois realizam uma interpretação rápida, tomando-se como base apenas uma parte do contexto. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Walton (1972) listou um conjunto de oito critérios para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): remuneração justa e adequada, condições de trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e vida privada e relevância social do trabalho. Cada um destes critérios possui uma série de indicadores utilizados para mensurar a QTV. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WALTON, R. E. Pacificação interpessoal: confrontações e consultoria de uma terceira parte. São Paulo: Edgar Clucher, 1972.
	
	a) São indicadores utilizados para mensurar o critério "Oportunidade de Crescimento e Segurança": possibilidade de carreira, crescimento pessoal e perspectiva de avanço salarial.
	
	b) São indicadores utilizados para mensurar o critério "Integração Social na Organização": ausência de preconceitos, igualdade e privacidade pessoal.
	
	c) São indicadores utilizados para mensurar o critério "Relevância Social do Trabalho na Vida": reputação da empresa, responsabilidade social da empresa e direitos trabalhistas.
	
	d) São indicadores utilizados para mensurar o critério "Constitucionalismo": liberdade de expressão, tratamento imparcial e papel balanceado no trabalho.
	6.
	De acordo com Freitas (2001), algumas situações em particulares podem contribuir para a ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma situação em potencial:
FONTE: FREITAS, Maria E. de. Assédio moral e assédio sexual: faces do poder perverso nas organizações. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 8-19, abr./jun., 2001.
	
	a) Ingresso de profissional com qualificação inferior à da chefia.
	
	b) Processos de reestruturação organizacional claro e definido.
	
	c) Competição saudável no ambiente de trabalho.
	
	d) Supervalorização hierárquica.
	7.
	Desde o seu surgimento, o campo de estudos e atuação da Psicologia, expandiu-se gradativamente. Dentre as áreas de atuação e pesquisa, frutos dessa expansão, destaca-se a Psicologia Organizacional e do Trabalho, que se refere à aplicação da Psicologia à Gestão de Pessoas. Portanto, a respeito da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgiu em meados do século XVIII e tinha como objetivo encontrar as pessoas adequadas para os novos postos de trabalho advindos da Revolução Industrial.
(    ) Dentre os precursores da psicologia organizacional, destacam-se os psicólogos Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott, conhecidos por seus trabalhos relativos aos testes de seleção de empregados.
(    ) Além da Revolução Industrial, outros fatores históricos de grande influência, que contribuíram com o desenvolvimento dos estudos ligados à psicologia organizacional foram a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) F - V - V.
	
	b) F - V - F.
	
	c) V - F - V.
	
	d) V - F - F.
	8.
	Efeito Halo é uma das principais distorções do processo perceptivo e acontece quando a informação ambiental é captada ou interpretada de forma alterada. Sobre esta distorção,assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As pessoas são percebidas dentro de um contexto e contrastadas com outras, o que produz impressões favoráveis e desfavoráveis.
	
	b) Um traço de comportamento serve de base para uma generalização a respeito da conduta de uma pessoa.
	
	c) As características de um grupo social são simplificadas e projetadas em todos os seus integrantes.
	
	d) Os outros são exagerados, segundo as perspectivas do observador, que faz julgamentos baseado em suas características.
	9.
	A Revolução Industrial ocorreu no final do século XVIII, na Inglaterra, mas já no início do século XIX tinha se expandido para muitos países. Uma das características desta revolução foi a transformação na forma de produção, consequentemente, na organização e relação da humanidade com o trabalho. A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu na metade do século XIX. Considerando as relações entre a Revolução Industrial e a Psicologia Organizacional e do Trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para atender a demanda criada pela Revolução Industrial.
II- A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para fazer a crítica e combater as transformações promovidas pela Revolução Industrial na forma de produção.
III- A Revolução Industrial não tem relação com o surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho, pois trata-se de uma coincidência histórica e apenas no século XX foi estabelecida uma relação entre elas.
IV- A Psicologia Organizacional e do Trabalho é divida em três partes, que são: antes da Revolução Industrial, durante a Revolução Industrial e depois da Revolução Industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	10.
	No Brasil, somente algumas organizações realizam campanhas de incentivo contra o assédio moral, ele pode vir a acontecer por qualquer nível hierárquico, tanto do chefe para com seus subordinados quanto pelos seus colegas de trabalho. Existem várias atitudes que caracterizam o assédio moral. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracteriza o assédio moral dar, de maneira proposital, instruções confusas, imprecisas e contraditórias.
(    ) Fazer elogios aos funcionários caracteriza o assédio moral.
(    ) O assédio moral pode ser composto tanto por agressões físicas quanto verbais.
(    ) Ter o trabalho desqualificado na frente dos colegas é uma das características do assédio moral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando