Buscar

aula 7 - 13 de junho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sitema imune x tumor
O sistema não le o tumor, ele le a modificação na superfície celular. O importante é quanto a célula altera sua superfície, nas proteínas de superfície. Pq o sistema le o CPH 1.
Se surgir uma célula com alteração o sistema le aquilo como estranho. Quem faz isso? Nk e macrófago. 
Nk – assassino natural – célula da vigilância. Pq ele vigia a integridade da superfície.
Se for bactéria, vírus, tumor – o Nk vai ler como estranho. Combinação diferente das proteínas.
Célula tumoral – cel alterada o seu crescimento, forma e função. 
Na grande maioria das vezes o macrófago vai induzir a apoptose celular.
A mutação (tumor) pode acontecer espontaneamente, genética, ação física (irradiação), quimicamente (ex corante amarelo), infecção.
O sistema age primariamente contra as diferenças de combinações de proteínas, não importa a origem. Pq o tumor aparece? Pq a mudança pode ser mais rápida, o sistema pode ta comprometido, ou a mutação pode expressar uma dificuldade de localização ( algumas das mutações gera produção de proteína de excreção, vai haver um desvio de linfócito, que bloqueia a produção de proteína solúveis. Vai haver uma uma pressão do braço th2 ser ativado, pra ativar lif t a produzir principalmente Igg, pra bloquear essas proteínas.) Se o tumor for mastocitoma (acontece no mastocito) vai ter produção de Ige, que gera hiper tipo 1. Alem do tumor, tem vasculite, anemia.
Meu antígeno ta expresso em uma célula, pq a minha alteração é celular. O macrófago vai sinalizar. IL 1, FNT, Interferon gama – função de reduzir a produção de proteína da célula. Então célula diminui a mitose, e diminui crescimento da cel tumoral, se eh vírus diminui replicação, se é bactéria a multiplicação. E aumenta o oxido nítrico.
Interferon gama e FNT vão ativar NK, ele ativado é muito mais citotóxico. Aumentando a capacidade de lise por citotoxidade. Isso acontece pra tumor, pra vírus, bactéria, vírus. Grande produção dessas substancias trazem sinais clínicos, náusea, febre, dor de cabeça.
O braço ativado naturalmente é o TH1, pq através da IL2 ele mantém o aumento da capacidade, alem de produzir o T citotóxico. Que ai vai .... a estrutura de alteração. E haja uma lise do tumor. O sistema gera a tipo 4 granulomatosa que vai calcificar o tecido. Era um tumor que foi encapsulado e calcificou.
Só que o tumor, ou vírus, ou bactéria tenta subrefurjar o sistema...ele faz aumentando de síntese de proteína. Cada vez mais proteínas diferentes vai confundir o sistema, desdobrando pro braço th2. E aumentando a síntese de anticorpo a tal ponto que começa ter hiper 2 e hiper 3. Tendo outras lesões teciduais, processos inflamatórios sistêmicos e o tumor ta livre do alvo.A exarcebação de síntese de anticorpo evita o bloqueio a resposta celular e o tumor sai livre. E ai o paciente alem do tumor tem hiper 2 e 3.
Busco uma resposta celular. Durante quimioterapia é comum o uso de corticoide para minimizar a hipersensibilidade. 
Toda célula tem uma fase de multiplicação e maturação. O tumor também. Nós tratamos isso com drogas que interferem em um ou outro. Mas essas drogas vão diminuir a atividade imunológica. São imunossupressoras. O que preciso é uma resposta celular mais eficaz (quimioterapia + imunoterapia – estimulando o Th1, pra qd acabar q quimio ele estar em alta)
Imunidade inata – Nk e macrofago
Imunidade adaptativa – th1, t citotóxico
Principal Falha: no reconhecimento do tumor, pq se não altera a superfície não se sabe que ta la.
O Macrófago, é usado em beneficio do tumor, pois faz a neovascularização do tumor. Há Imunoterapia especifica evitando que o macrófago faça essa neovascularização.
O mastócito libera IL10, IL4, IL5, então antagoniza esse sistema. Obriga produção de Ige, gera hiper 1.
O sistema só reage pq há alteração na sequencia de proteína, que gera o estimulo.
Antígeno intracelular tem alteração do cph1 durante sua produção. Não precisa de estimulo. Cph2 precisa.

Continue navegando