Buscar

EFICIENCIA ENERGETICA

Prévia do material em texto

EFICIENCIA ENERGÉTICA
Histórico da gestão de energia no Brasil
Em 1973, ocorreu a primeira grande crise no setor energético mundial, pois o preço do barril do petróleo chegou a triplicar de preço em apenas três meses. Foi nesse momento em que os países começaram a se preocupar em gerenciar sua energia, pois viram que a energia não era um bem inesgotável.
Histórico da gestão de energia no Brasil
O Brasil foi altamente prejudicado por essa crise, pois na época, 80% do petróleo consumido no país eram importados. Com isso, houve um estímulo nacional para a mudança da matriz energética.
O Brasil, influenciado pelo apelo ambiental mundial, começou a investir em fontes renováveis de energia e, assim, teve o surgimento do Programa Nacional do Álcool, que estimulou a troca de combustíveis derivados do petróleo pelo etanol proveniente da canade- açúcar.
Histórico da gestão de energia no Brasil
 Para conseguir se alcançar uma maior eficiência energética, o governo brasileiro criou algumas medidas extremas, como por exemplo, o chamado “apagão energético” que aconteceu no país durante o período de junho de 2001 até março de 2002, em que se não houvesse o racionamento da energia o país não conseguiria suprir a demanda da época.
Histórico da gestão de energia no Brasil
Atualmente, existem dois grandes problemas relacionados à energia no Brasil:
O primeiro é a questão financeira, já que o país possui recursos limitados para investir na construção de usinas geradoras, as quais têm um alto custo incorporado.
O segundo é que a implantação dessas usinas hidrelétricas gera um enorme impacto sócio-ambiental, pois podem ocasionar desapropriações rurais e o alagamento de grandes áreas com a destruição da fauna e da flora.
Definição de eficiência energética
A eficiência energética pode ser definida como a obtenção de um serviço com baixo gasto de energia incorporada. Ou seja, um edifício é mais eficiente energeticamente que outro quando este proporciona as mesmas condições ambientais com menos consumo de energia.
Definição de eficiência energética
O uso eficiente de energia nas edificações está diretamente relacionado os objetivos e interesses da construtora e/ou incorporadora, como por exemplo:
· Contribuir para aumentar qualidade do sistema elétrico da construção;
· Reduzir impactos ambientais (locais e globais) especialmente relacionados com aprodução de eletricidade;
· Reduzir custos de energia para o consumidor final.
Alternativas para alcançar a eficiência energética nas edificações
Para diminuir o consumo de energia e os impactos ambientais das edificações, várias medidas devem ser implantadas logo no início do projeto.
A implantação do futuro empreendimento deve ser estrategicamente estudada e planejada, de forma a se atingir a melhor integração do edifício ao clima da região a onde o mesmo será construído. Dessa forma, a separação térmica entre as partes internas e externas da edificação é atingida, minimizando assim os gastos com equipamentos de climatização, como por exemplo, o ar condicionado.
Alternativas para alcançar a eficiência energética nas edificações
· O uso do projeto voltado ao clima, que incorpora técnicas passivas para reduzir o
consumo de energia associado à calefação, à refrigeração e ao aquecimento de água;
· A utilização de sistemas de vedação externa capazes de criar uma separação térmica adequada entre o interior e o exterior por meio de estanqueidade ao ar, isolamento térmico, eliminação de pontes de térmicas, seleção de materiais de acabamento externos adequados, localização e uso de janelas e vidros de alto desempenho apropriados;
· A possibilidade de controle da ventilação;
· Escolha de equipamentos e eletrodomésticos eficientes em energia.
Uso eficiente de janelas e vidros
O desenvolvimento da tecnologia de vidros e janelas cresceu muito ao longo dos últimos 30 anos.
Outra solução comumente encontrada nas edificações sustentáveis é o vidro duplo termo-acústico, composto por lâminas de vidro intercaladas de diferentes espessuras e uma
camada de ar seco
Uso eficiente de janelas e vidros
Ventilação
Características da ventilação
A velocidade do ar é considerada mais importante que o seu volume para um melhor resfriamento do ambiente interno. Caso seja necessário incrementar a velocidade, alternativas podem ser aplicadas, como por exemplo, o efeito Venturi, que ocorre quando se tem uma entrada de ar menor que sua saída, sendo que a localização da saída pouco importa com o padrão do movimento interno dos cômodos.
Ventilação
Tipos de ventilação
No intuito de promover o movimento do ar sem recorrer a sistemas mecânicos, dois modos são empregados: um deles é permitir a ventilação cruzada por pressão de vento e o outro é estimular o movimento do ar por meio de chaminés.
Ventilação
Na arquitetura chamamos de ventilação natural aquela que regula o clima interno de uma edificação por meio de uma troca de ar controlada pelas aberturas. Seus pontos negativos são relacionados principalmente a terrenos próximos a vias movimentadas, indústrias pesadas ou fontes de ruídos.

Continue navegando