Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROGRAMAÇÃO EM SHELL SCRIPT atividade 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	MARCOS VINICIUS DA SILVA PIRES
	Curso
	GRA0946 PROGRAMAÇÃO EM SHELL SCRIPT GR2592-212-9 - 202120.ead-9082.05
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	17/08/21 13:54
	Enviado
	17/08/21 14:26
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	32 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os pacotes no sistema operacional Linux são de extrema importância para o contexto de atualização e instalação de softwares. Eles funcionam como um controle de todas as modificações inseridas no sistema operacional. O “apt” ____________ é um gerenciador de pacotes presente no Ubuntu.
Quando o usuário for atualizar os pacotes nessa distribuição, qual comando poderá ser utilizado para completar a afirmativa?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
apt update
	Resposta Correta:
	 
apt update
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando responsável pela atualização dos pacotes, e sua forma de escrita, tem duas variações nos sistemas que usam “apt”, podendo ter “-get” ou não.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	É bem frequente um processo parar de responder adequadamente ou simplesmente travar, por isso, toda distribuição deve ser capaz de lidar com tal imprevisto. Em sistemas Unix, não é diferente: há uma série de ferramentas somente para o tratamento de processos em execução. Supomos que um programa travou e precisa ser extinto. Diante dessa situação-problema, o comando __________ se encarregará de matar o processo de PID 42.
Assinale a alternativa cujo comando completa corretamente a lacuna acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
kill -9 42
	Resposta Correta:
	 
kill -9 42
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. “Kill” é o principal e mais conhecido comando na arquitetura Unix, sendo sua função lidar com a interrupção de processos dentro do sistema.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O comando mais comum utilizado para encontrar ou filtrar arquivos é o comando “find”. O layout
básico desse comando é:
find <startingdirectory> <opções> <termo de busca>
 
Entretanto, na maioria das vezes, você pode querer procurar por todo o sistema para encontrar o arquivo. Você pode fazer isso trocando o caminho por “/”, que é o sinal para todo o diretório raiz, mas se quiser começar a busca no diretório em que está trabalhando, por exemplo, deve executar o terminal SSH dentro desse diretório. É importante lembrar que é necessário um argumento para diferenciar letras maiúsculas e minúsculas no Linux.
Qual é o comando para fazer essa diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
find . -iname "meu-arquivo"
	Resposta Correta:
	 
find . -iname "meu-arquivo"
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Você conhece a forma de utilizar o comando “find” e suas particularidades para a realização de tarefas específicas nas buscas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em um sistema operacional com uma área de trabalho convencional, é comum acessarmos os arquivos por meio de interfaces gráficas, por ser mais fácil a abstração pelo usuário, as quais são abreviadas apenas como GUI ( Graphical User Interface). Contudo, na maioria dos servidores e outros sistemas corporativos, o acesso se dá por meio de um terminal, pois esse não requer interação com diferentes tipos de utilizadores.
Como se chama o acesso a um sistema por meio de linhas de comando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Command line interface
	Resposta Correta:
	 
Command line interface
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. CLI, ou Command Line Interface, é o nome dado ao meio de interação com um sistema que utiliza apenas linhas de comando em um terminal.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os sistemas operacionais Linux têm diversas distribuições, sendo que cada uma delas apresenta uma particularidade. Nas distribuições Debian e Ubuntu desse sistema operacional, o gerenciamento dos pacotes de softwares disponíveis para a instalação pode ser feito por meio do “apt-get”.
Para atualizar a lista de pacotes de software
disponíveis nos repositórios, o “apt-get” deve ser executado com o parâmetro:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
update
	Resposta Correta:
	 
update
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “apt” também pode ser usado da forma “apt-get”, sendo o complemento “update” o responsável por atualizar os pacotes.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema operacional Linux tem diversos comandos que permitem ao seu usuário utilizar de forma rápida todas as funcionalidades por meio do terminal Shell. Para a realização desse ato, é necessário digitar o comando desejado e apertar a tecla “enter”. Qual é o comando que, digitado na linha de comandos do Linux, mostra o nome  do  diretório  atual  em  que  o  usuário está trabalhando? 
I. pwd
II. cat
III. cd
IV. ls
Assinale a alternativa que traz apenas o(s) comando(s) correto(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “ls” é o responsável por apresentar ao usuário a lista de pastas e arquivos que estão presentes no diretório em que ele se encontra.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	É comum haver, em versões mais recentes das distribuições Linux, tanto Debian quanto Ubuntu, os comandos “apt-get”, “apt-cache” e “apt”, sendo este último incluído recentemente com o intuito de mesclar os comandos mais utilizados dos outros dois. Assim, o comando __________________ faz parte do comando “apt-get” e/ou “apt-cache”.
Quais das proposições a seguir completam corretamente a lacuna acima?
I. apt list
II.  apt search
III. apt install
IV. apt upar
Assinale a alternativa que traz apenas as proposições corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “apt list” faz uma listagem completa com critérios sobre os programas instalados, atualizáveis etc. em uma distribuição Linux.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma distribuição de pacote com código-fonte normalmente se apresenta na forma de um arquivo .tar.gz, .tar.bz2 ou .tar.xz, sendo que você deve desempacotá-lo. Porém, fazer a extração de um arquivo como esse pode provocar uma enorme confusão em seu diretório corrente. Logo depois, o usuário precisa instalar o pacote.
Qual é o comando utilizado para realizar esse processo de instalação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
apt-get install
	Resposta Correta:
	 
apt-get install
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “apt-get install” é o comando responsável por realizar o processo de instalação do programa, ou software que se deseja inserir no computador.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao navegar entre pastas por meio de um terminal Linux, inicialmente é comum se perder e não saber em que diretório se está ou em que parte do sistema. Isso não é bom, uma vez que, acidentalmente, podemos destruir arquivos importantes por errar o caminho na hora de executar um comando. Imagine que você ficou encarregado de remover os arquivos da pasta “Imagens” do usuário X, mas não sabe se está no diretório certo.
Qual é o comando que apresenta o ponto atual a partir da raiz do sistema?
I. pwd
II. cd
III. ls
IV. mkdir
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O comando “pwd” retorna ao usuário o diretório atual em que ele está, mostrando o caminho absoluto a partir da raiz do sistema.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sem uma interface gráfica, a locomoção entre diretórios fica bastante complexa, pois não podemos ver constantemente as outras pastas presentes dentro do ponto atual. Por isso, é muito importante saber o comando que lista arquivos e pastas dentro do diretório, estando elas ocultas ou não. Imagine que foi pedido a você a listagem de todos os arquivos, inclusive
Página12