Buscar

Estudo Dirigido A produção teórico brasileira sobre os fundamentos do trabalho do assistente social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Serviço Social
Disciplina Fundamentos Teóricos- Metodológicos do Serviço Social IV
Estudo Dirigido do Texto “A produção teórico brasileira sobre os fundamentos do trabalho do assistente social” (Capítulo III) da obra “Serviço Social em tempo de capital fetiche”.
1. Problematize como se efetiva a condição de trabalhador assalariado para o Assistente Social.
	Segundo Iamamoto, o Serviço Social apropriou-se da tradição marxista, encarando a profissão como trabalho concreto. Entretanto, há uma fragilidade dentro dessa apropriação, devido à lacuna de produção sobre determinadas mediações. Assim, a profissão não é vista na perspectiva de trabalho “que participa da produção e/ou distribuição da mais valia socialmente e na luta pela hegemonia entre forças sociais” (p.214).
	Dentro disto, Iamamoto em sua obra realizou uma análise sobre a profissão em seu efetivo exercício para, de certa forma, compreender “o significado social do trabalho do assistente social [...] enquanto exercício profissional especializado que se realiza por meio do trabalho assalariado alienado” (p.214). 
	Para Iamamoto, o trabalho do Assistente Social trata-se de uma atividade assalariada de caráter profissional, pois possui como característica a compra e a venda da força de trabalho, por intermédio de um salário. Essa condição assalariada refere-se a “incorporação de parâmetros institucionais e trabalhistas que regulam as relações de trabalho” (p.216), onde são estabelecidas as condições em que esse trabalho irá se realizar.
	Ademais da relativa autonomia em seu exercício profissional, a profissão possui essa condição assalariada, ou seja, vende sua força de trabalho para um empregador que determina quais demandas deverão ser respondidas e quais as condições para esse atendimento, dentre outras imposições. Assim, é sob esta condição que o assistente social se insere na organização do conjunto de trabalhadores afins, junto da classe trabalhadora. 
	 
	Em síntese: o trabalho do assistente social é um trabalho assalariado, devido seu ingresso no mercado de trabalho, onde sua mercadoria possui valor de troca, pois este recebe um salário, além, é claro, do seu valor de uso, pois responde às necessidades sociais, o assistente social ingressa no mercado de trabalho devido a uma necessidade de “sobrevivência material e espiritual” (p.217). Para essa inserção, o assistente social necessita de uma formação acadêmica de nível superior. 
2. Contextualize os desafios do Projeto Profissional frente aos rebatimentos do sistema capitalista que fomenta o trabalho alienado para o Assistente Social. 
	O Projeto Profissional do Serviço Social, segundo Iamamoto, esta imbricado com os projetos societários, pois estes fazem parte da construção das sociedades nacionais. Assim, o projeto profissional do Serviço Social no Brasil é consequência de um longo processo histórico de lutas pela democratização da sociedade e do estado, movimentos sociais das classes sociais na aprovação da Carta Constituinte em 1988. Esse processo desencadeia uma busca do Serviço Social pela afirmação da capacidade da profissão de buscar respostas sociais para a sociedade brasileira.
	Este Projeto Profissional e seu efetivo exercício, compreende-se dentro das condições do trabalho assalariado e alienado do Assistente Social, de forma que haja um “redimensionamento das condições do nosso exercício profissional efetivado em condições de assalariamento” (p.233). 
	Assim, o Assistente Social encontra desafios no seu exercício profissional, sendo o principal efetivar e consolidar o seu projeto profissional de forma efetiva, indo de encontro com a maré neoliberal. Assim como, demonstrar a viabilidade de sua proposta dentro da sociedade brasileira, afirmando os direitos para a consolidação da cidadania.

Continue navegando