Buscar

GESTÃO DE PROJETOS - A1

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROJETOS – A1
	1. Elabore um texto de sua própria autoria, não copie, de forma alguma, textos da internet. Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. 
Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota.
2. Não se esqueça de reler o seu texto, verificando se ele está claro (coeso e coerente) e de fazer a correção ortográfica e gramatical (no próprio Word).
ATENÇÃO: TEXTOS ASSEMELHADOS AOS ENCONTRADOS EM FONTES DE INTERNET COMO BRAINLY E PASSEI DIRETO SERÃO INVALIDADOS E A NOTA SERÁ ZERADA.
		Resposta Selecionada:
	Estudo de viabilidade econômico-financeira
Segundo (KEELING, 2002), “antes de se iniciar um projeto, pode ser necessário o desenvolvimento de um estudo de viabilidade econômico-financeira, que tem com o objetivo principal determinar se o projeto é, de fato, exequível financeiramente e se trará retorno financeiro no futuro”. Esse tipo de estudo não é restrito apenas aos grandes empreendimentos. Micro e pequenas empresas também pode fazer uso dessa técnica, ao comprar um novo equipamento, por exemplo.
As técnicas mais comuns para a realização do estudo de viabilidade são: Payback, a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL).
 
Payback
Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto. É o tempo de retorno desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.
O payback dá ao gestor a estimativa de quanto tempo vai levar até que ele recupere sua aplicação inicial. O processo de tomada de decisão do payback ocorre da seguinte forma:
- Se o payback for maior do que o período máximo de retorno aceitável, o projeto deve ser rejeitado.
- Se o payback for menor do que o período máximo de retorno aceitável, o projeto deve ser aceito.
 
Valor Presente Líquido (VPL)
Denominada, também, taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital, essa taxa se refere ao retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa. A tomada de decisão baseada no VPL deve ocorrer da seguinte forma:
· Se o VPL for maior do que zero, deve-se aceitar o projeto.
· Se o VPL for igual a zero, é indiferente aceitar ou rejeitar.
· Se o VPL for menor do que zero, deve-se rejeitar o projeto.
 
Taxa Interna de Retorno (TIR)
A taxa interna de retorno é definida como a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto. A TIR é a taxa de desconto que faz com o VPL de uma oportunidade de investimento iguale-se a zero. O processo de tomada de decisão baseada na TIR deve ocorrer da seguinte forma:
- Se a TIR for maior do que a taxa mínima de atratividade, deve-se aceitar o projeto.
- Se a TIR for menor do que a taxa mínima de atratividade, deve-se rejeitar o projeto.
- Se a TIR for igual à taxa mínima de atratividade, é indiferente aceitar ou rejeitar o projeto.
 
 
Termo de Abertura de um Projeto (TAP)
Após o estudo inicial da viabilidade do projeto e das informações preliminares, é o momento de desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.
Conforme Xavier (2016), “é o documento pelo qual o projeto é autorizado formalmente ou não. Sem esse documento, o projeto não existe, na prática.”
Para o desenvolvimento desse documento, o gerente ou a equipe de planejamento deve considerar alguns aspectos importantes, como o business case, que fornece informações relevantes sobre o negócio para a estrutura do termo de abertura.
· demanda de mercado;
· atendimento a uma necessidade legal;
· evolução tecnológica;
· demandas de ordem social.
· 
O Gerente de Projetos deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto deve conter informações sumarizadas porém com o nível de detalhamento necessário para a aprovação ou não do projeto. Abaixo algumas das informações normalmente incluídas:
· Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
· Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
· Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
· Objetivo ou justificativa do projeto;
· Cronograma de marcos sumarizado;
· Influência das partes interessadas;
· Organizações funcionais e sua participação;
· Premissas organizacionais, ambientais e externas;
· Restrições organizacionais, ambientais e externas;
· Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
· Orçamento sumarizado.
 
Concluindo, é de extrema importância, antes de começar um projeto, fazer o estudo de viabilidade econômica, utilizando os indicadores para verificar se o projeto será viável ou não.  Após esse estudo, deve-se iniciar o Termo de Abertura do Projeto para que o projeto ganhe vida.
 
Referências
Disponível em:< https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller /Material Blackboard>
Disponível em:< https://escritoriodeprojetos.com.br/termo-de-abertura-do-projeto>

Continue navegando

Outros materiais