Buscar

Contabilidade Aplicada - AOL 5 Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada - Contabilidade Aplicada
Conteúdo do exercício
1- Pesquise um dos principais e mais consultados indicadores contábeis utilizados pelos investidores em ações nas Bolsas de Valores, para orientar suas aplicações em ações. Comente como é obtido esse indicador e como ele pode o expressar o potencial de valorização das ações de uma empresa.
Uma das estratégias mais comuns no mercado de ações é a “Análise Fundamentalista”, que busca, basicamente, avaliar a saúde financeira das empresas, projetando seus resultados e identificando se elas estão super ou subavaliadas pelo mercado.
Diferentemente de operações “day-trade”, pelas quais se busca obter pequenos ganhos em operações rápidas, investir em ações com o objetivo de realizar o “buy and hold”, cujo foco é comprar ações e mantê-las por prazos muito mais longos, é um dos postulados da Análise Fundamentalista.
A Liquidez Corrente é um índice puramente contábil. Em outras palavras, significa o quanto a empresa tem a receber no curto prazo em relação ao quanto ela tem a pagar no mesmo período.
A fórmula é simples e pode ser facilmente aplicada: divide-se o total do Ativo Circulante (caixa, bancos, recebimento de curto prazo etc.) pelo total do passivo circulante (contas a pagar de curto prazo, fornecedores etc.). O resultado irá mostrar a saúde financeira da empresa.
2- Consulte em livros, artigos e sites confiáveis na internet índices contábeis mais utilizados para orientar investidores em ações e escolher as ações de empresas sociedades anônimas de capital aberto (que tenham ações negociadas na Bolsa de Valores), que apresentam melhores índices quanto a sua situação econômica e melhores perspectivas de valorização de suas ações. 
A Análise Fundamentalista estuda as perspectivas de preço de uma ação no futuro, considerando não só seu valor no momento, mas principalmente a saúde financeira e a governança da empresa.
Análise Fundamentalista, analise a saúde financeira e governança da empresa, seus principais indicadores são balanços patrimoniais, receita, fluxo de caixa etc.
Mais indicada para longo prazo. 
A Análise Técnica, por sua vez, examina o movimento do preço de uma ação a partir de um gráfico, com a missão de identificar o cenário de maior probabilidade de acontecer com aquela ação nas próximas semanas, horas, minutos ou dias.
Enquanto a Análise Técnica é usada para encontrar oportunidades de negócio em um curto espaço de tempo seus principais indicadores são tendencias e padrões identificados no gráfico de ações, a Fundamentalista é bem mais indicada para quem deseja investir no longo prazo.
3- Elabore um texto com 40 linhas, de preferência use letra Arial de tamanho 12 em seu texto.Parte inferior do formulário
Análise Fundamentalista das empresas
De acordo com Fortuna (2012), a análise fundamentalista é essencial para escolha da empresa, cuja ação deve ser adquirida, assim como qual deve ser vendida em um determinado espaço de tempo.
Na análise fundamentalista, segundo Pinheiro (2019), utilizam-se os fundamentos econômico-financeiros para chegar ao valor de determinada empresa.
O autor conceitua a análise fundamentalista como “o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor, e assim formular uma recomendação de investimento”. (PINHEIRO, 2019, p. 455) 
Pinheiro (2019) complementa que o objetivo da análise de demonstrações contábeis é avaliar e estudar o comportamento de uma empresa sob os aspectos econômico-financeiros, tomando por base essas demonstrações. Elas representam um conjunto de informações sobre atos e fatos que ocorrem nos períodos retratados.
Através destas análises, os usuários das informações podem tomar decisão para as mais variadas funções.
Kobori (2019, p.42) afirma que a escola fundamentalista “tem como princípio avaliar os fundamentos da empresa para tomar a decisão de investimento. Para avaliarmos uma empresa é necessária uma análise profunda de suas demonstrações financeiras”. 
Fortuna (2012) acrescenta que a análise fundamentalista é baseada nos resultados setoriais e específicos de cada empresa, dentro do contexto da economia nacional e internacional.
De acordo com Pinheiro (2019), para uma melhor compreensão do estudo, a análise de demonstrações contábeis pode ser realizada por meio de índices que proporcionam uma visão das diversas relações entre itens que compõem esses demonstrativos. 
Assaf Neto (2018) corrobora este pensamento, ao afirmar que existem indicadores de análises de ações, no qual servem para avaliar o desempenho da empresa.
A análise econômico-financeira tem como objetivo retirar e organizar as informações que são apresentadas por meio das demonstrações contábeis, a fim de auxiliar os investidores e demais usuários na tomada de decisão. Os principais demonstrativos utilizados para avaliação são o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício (DRE).
Assaf Neto (2018) informa que, de maneira organizada, ela visa organizar os resultados obtidos pela empresa em um determinado período.
O balanço patrimonial é composto por três partes importantes, o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Ele apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período. Assaf Neto (2018) apresenta o ativo como todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui, o passivo representa as obrigações e dívidas com terceiros, adquiridos pela entidade econômica e patrimônio líquido compreende os recursos próprios da empresa, além de ser o resultado entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 16. Ed. São Paulo: Atlas, 2018
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de balanços. 12. Ed. São Paulo:
Atlas, 2020 
FORTUNA, E. Mercado financeiro: produtos e serviços. 13. ed. Rio de Janeiro,
Qualitymark, 2012. 
PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KOBORI, José. Análise fundamentalista: Como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
https://artigos.toroinvestimentos.com.br/analise-fundamentalista-de-acoes
https://andrebona.com.br/5-indicadores-que-voce-deve-analisar-antes-de-investir-em-acoes/

Outros materiais