Buscar

GESTÃO DO MEIO URBANO - Resumo Exercícios

Prévia do material em texto

GESTÃO DO MEIO URBANO
CAP 1
1. Classifique as assertivas em V ou F:
( V ) Os progressistas propuseram modelos de cidades racionais desconsiderando diferenças e particularidades socioculturais;
( V ) Os culturalistas tinham preocupações com a vida comunitária e com o atendimento às necessidades psicológicas;
( F ) O ponto comum entre as correntes progressistas e culturalistas era que as propostas não apresentavam projeto físico , eram apenas idéias filosóficas. (comum era a apresentação de projeto rígido, que primava pela estética. A cidade era pensada como um objeto estático e não como algo em processo que se transforma)
2. Julgue os itens a seguir:
( V ) O modelo progressista predominou na maioria das cidades, produzindo problemas semelhantes entre elas.
( F ) Caracterizado pela livre ocupação das atividades dentro da malha urbana, o modelo progressista visava à não delimitação de áreas. (foram setorizadas em atividades distintas para uma organização racional da malha urbana. Ou seja, são áreas industrais, comerciais, residenciais, militares, hospitalares e educacionais delimitadas. O problema que ocorre é de fluxo de circulação. Ex: às 08:00h da manhã, todos se deslocam da área residencial para a área comercial, industrial, educacional, e, às 18:00h fazem o trajeto inverso, sobrecarregando o sistema viário desnecessariamente. Caso as atividades estivessem mais mescladas na malha urbana os fluxos seriam bem mais distribuídos)
( V ) A conseqüência da divisão de atividades na cidade foi o esvaziamento dos centro urbanos, a suburbanização e a segregação de classes econômicas.
3. Sobre o período pós-industrial, podemos considerar incorreta a afirmativa:
a) Áreas industriais ou portuárias em desuso e centros antigos foram revitalizados e assumiram novas funções, em sua maioria turísticas e culturais.
b) As atividades industriais foram sendo substituídas pela prestação de serviços, principalmente os que envolvem alta tecnologia.
c) As relações de espaço e tempo modificaram-se, permitindo o desenvolvimento de atividades diversas sem depender da presença física (espaço virtual).
d) As cidades perderam ainda mais sua importância em relação aos níveis regionais e nacionais. (no processo de globalização, as cidades assumiram papel de protagonistas na vida política, social, econômica, cultural e nos meios de comunicação, e iniciaram uma disputa competitiva por investimentos) 
4. A maior autonomia concedida aos municípios pelo nível federal e estadual resulta em vantagens e desvantagens ao nível local. Discorra sobre ambas exemplificando.
A maior autonomia permite que os municípios se fortaleçam, pois tem o poder de implementar políticas de acordo com suas especificidades locais, porém estas têm sobrecarregado-os de múltiplas demandas, principalmente de ordem social. Em países como o Brasil, pode criar grandes disparidades socioeconômicas entre municípios e cabe ao nível estadual e federal equilibrar essas diferenças.
5. No âmbito do poder local no Brasil, houve a evidência de duas formas de administração pública aplicada. Quais são e que diferenças possuem?
O modelo de Administração Pública Gerencial (baseado no new public management- NPM) pressupõe aplicar nas organizações públicas os modelos de gestão utilizados na iniciativa privada e os conceitos de administração estratégica visando à busca de resultados. O modelo democrático-participativo objetiva a participação popular nas decisões governamentais. Nesse sentido, são implementados nos municípios os conselhos populares e o orçamento participativo, com o intuito ampliar o relacionamento entre sociedade e Estado. Atualmente, esses modelos vêm sendo utilizados de maneira complementar.
CAP 2
1. Julgue as assertivas:
( V ) São exemplos de bens materiais os grandes monumentos edificados, as obras de valor artístico e os utensílios domésticos e mobiliários.
( F ) Bens imateriais são os que se apresentam em forma física como objetos e edificações. (rituais, técnicas de feitio, dança, música e outros)
( V ) O Iphan é o órgão federal responsável pelo patrimônio histórico.
( V ) Preservar significa manter as áreas naturais protegidas de maneira intacta, ou seja, sem a interferência do homem.
2. Julgue as assertivas:
( V ) O patrimônio cultural foi reconhecido por se entender que a identidade cultural de um povo sofre influências do ambiente em que se vive.
( F ) O tombamento é a única forma legal de proteção do patrimônio. No entanto, não implica desapropriação nem determinação de uso. (de acordo com a CF 1988, com a colaboração da comunidade, o Poder Público promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação)
( V ) A gestão do patrimônio deve ser compartilhada entre os níveis federal, estadual e municipal.
3. A medicina urbana objetivava a salubridade, a higienização e o embelezamento das cidades. Nesse período, houve um intenso processo demolitório e a implementação de grandes projetos urbanos, que objetivavam:
a) Degradação urbana
b) Renovação urbana
c) Densificação urbana
d) Setorização urbana
4. Qual a relação entre preservação do patrimônio e especulação imobiliária nas grandes cidades?
Os principais entraves à política de proteção dos bens culturais e ambientais são decorrentes da valorização da terra e da conseqüente pressão de ocupação do solo urbano. As edificações de interesse de preservação são geralmente muito bem localizadas na malha urbana, portanto, o lote possui um alto valor de mercado. Não é de interesse dos proprietários que esses lotes tenham restrições construtivas; logo, preferem que o imóvel se deteriore para obter licença de demolição e comercializá-lo pelo máximo valor de mercado.
5. O estudo de caso da maioria dos municípios do estado de São Paulo demonstra uma realidade recorrente em todo o Brasil. Segundo este estudo, quais foram os motivos do fracasso nas políticas locais de preservação do patrimônio?
A descontinuidade administrativa dos municípios, a inexistência de políticas culturais locais, a falta de investimentos em quadro técnico, a forte pressão de grupos da sociedade, o apoio ao progreso e o desenvolvimento associados à verticalização e à renovação urbana.
CAP 3
1. Com base no livro, julgue as assertivas:
( F ) O movimento Modernista era contrário ao deslocamento com veículos automotores, privilegiando os deslocamentos a pé. (propunha a separação das funções urbanas e seu acesso por meio de automóveis)
( V ) Uma das alternativas para minimizar os congestionamentos seria a cobrança pelo direito de circular em vias saturadas.
( F ) O rodízio de acordo com o número da placa de veículos instituídos pela prefeitura de São Paulo é uma solução definitiva para o problema dos congestionamentos. (o aumento da frota e aquisição de um segundo veículo per capita apontam para a ineficiência desse regime)
( V ) A expressão “Mobilidade Urbana” está relacionada ao amplo acesso aos espaços públicos e privados, com a preocupação de facilitar o deslocamento de pessoas e materiais.
2. Julgue as assertivas:
( V ) A maior parcela dos que realizam trajetos exclusivamente a pé não possui recursos suficientes para utilizar o transporte público.
( V ) Estudos demonstram que há uma tendência de redução de deslocamento motorizado quando o uso do solo é diversificado e próximo à áreas residenciais.
( V ) Quanto à mobilidade urbana, são importantes as condições que o espaço urbano oferece ao indivíduo em concordância com sua capacidade física de locomoção.
3. Sobre o transporte urbano é correto afirmar que:
a) A expansão urbana com baixas densidades é benéfica para a prestação de serviços de transporte, pois abre mercado para outras empresas atuarem. (a baixa densidade resulta em redução da qualidade de vida da população, que percorrem distâncias mais longas)
b) A livre concorrência entre o transporte clandestino e o transporte formal é benéfica, uma vez que melhora a prestação de serviços e reduz o valordas tarifas. (acarreta um efeito negativo como menor arrecadação nas rotas de maior movimento, maiores custos pelo atendimento de rotas mais distantes e pouco utilizadas, resultando no aumento das tarifas e culminando na inviabilização do sistema formal)
c) são necessárias a regulamentação e a fiscalização do sistema de transporte público para garantir a melhor prestação de serviços com tarifas justas.
d) O controle federal da gestão do transporte nada contribui para o desenvolvimento do transporte público, passando então a responsabilidade para o nível municipal. (a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos e o Fundo de Desenvolvimento de Transportes Urbanos do governo federal, estabelecem diretrizes gerais ao gerenciamento do transporte urbano)
4. Quais são os principais objetivos da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana (Semob)?
Formular e implementar políticas de mobilidade urbana sustentável, entendida como a reunião de políticas de transporte e circulação integrada com a política de desenvolvimento urbano, com a finalidade de proporcionar acesso amplo e democrático ao espaço urbano.
5. Quais são as três áreas de conhecimento que devem agir em conjunto no que se refere à gestão municipal da mobilidade urbana?
O Planejamento Urbano responsável pelo uso e ocupação do solo urbano; O Planejamento de Transportes que define a estrutura de circulação, seus pontos de acesso e conexões, somados à oferta física e operacional dos sistemas de transporte; e O Planejamento de Circulação que distribui o espaço público destinado à circulação entre os diversos usuários.
CAP 4
1. Julgue as assertivas:
( F ) a função policial se restringe à aplicação de leis. (vai além de aplicar as leis, pois pressupõe estabelecer prioridades e decidir quando utilizar de autoridade)
( V ) há violência quando, em uma situação de interação, um ou vários atores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, causando danos a uma ou mais pessoas em graus variáveis, seja em sua integridade física, seja em sua integridade moral, em suas posses ou em suas participações simbólicas e culturais.
( V ) no que se refere à redução da violência, mudanças efetivas somente ocorrem por meio de políticas sociais bem conduzidas, no sentido de diminuir as desigualdades e as injustiças sociais.
( V ) a discussão da segurança pública deve ocorrer de forma interdisciplinar, envolvendo pessoas de diferentes formações e profissionais que vivenciam diretamente com a questão para buscar soluções integradas.
2. A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 144, definiu o sistema policial brasileiro a partir do cidadão; do coletivo; do município; dos estados e da União. De acordo com essa informação, julgue as assertivas abaixo:
( V ) quanto à Segurança Pública, são de responsabilidade municipal questões relativas à proteção do patrimônio público.
( V ) os estados tem significativa importância, pois à eles estão subordinadas as polícias civil e militar.
( F ) a União é responsável somente por distribuir os recursos aos estados e municípios. (Polícia Federal, Exército, aparelho judicial e sistema penal, Polícia Rodoviária e Ferroviária Federal)
3. Sobre a Segurança Pública é correto afirmar que:
a) Os presos condenados pela Justiça Federal e os autores de delitos cujas práticas têm repercussão interestadual são constitucionalmente de responsabilidade do estado em que o crime ocorreu. (são de responsabilidade da União)
b) Os municípios podem promover ações preventivas ao crime por meio de programas sociais.
c) O modelo Reativo de Policiamento amplia o contato com a comunidade e propicia uma relação de confiança mútua. (o modelo reativo de policiamento reduz o contato com a comunidade e pressupõe que a polícia seja acionada após a ocorrência de um crime, para que a partir disso comece a agir)
d) As pesquisas de vitimização não surtem efeito se não forem realizados os boletins de ocorrência. (essas pesquisas ocorrem por meio de entrevistas com residentes e são informações que permitem mapear as áreas de maior incidência, as tipologias de crimes, se houve crescimento ou redução com o passar dos anos. Em outros países, constatou-se que muitos dos crimes não são comunicados à polícia, concluindo-se que o índice de violência é maior que o registrado)
4. Quais mudanças podem ser introduzidas para melhoria do desempenho policial?
Soares (2001) propõe três linhas de orientação à mudança: Modernização (tecnológica – especialmente na polícia técnica – e gerencial, e qualificação policial); Moralização (controle interno e externo); participação comunitária (centros e referência e conselhos).
5. O que são e para que servem os centros de ressocialização?
São unidades prisionais que recebem infratores de baixa periculosidade e que oferecem programas de reinserção dos condenados à sociedade, mediante parcerias com ONG’s (programas sociais) e empresas privadas (trabalho remunerado).
CAP 5
1. Julgue as assertivas:
( V ) o sistema educacional é dividido em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior.
( V ) a educação básica é composta por três etapas sequenciais: educação infantil, educação fundamental e ensino médio.
( V ) em 2005, o início da obrigatoriedade foi antecipado para seis anos de idade, o que resultou na ampliação do ensino fundamental para nove anos.
( F ) no Brasil, são obrigatórios o ensino médio e fundamental.
2. Julgue as sentenças:
( V ) a permanência no ensino compreende a frequência às aulas durante o ano letivo e também a perseverança na trajetória que vai do início ao término da etapa de ensino, não se verificando o índice de evasão escolar.
( V ) a educação infantil é de responsabilidade prioritária dos municípios, o ensino fundamental é de responsabilidade prioritária dos estados e municípios, e o ensino médio é de prioridade dos estados.
( F ) a União se responsabiliza apenas pelos repasses de recursos e pelo ensino superior. (cabe à União elaborar políticas de abrangência nacional, avaliar os sistemas educacionais, financiar o sistema de educação federal (que é predominantemente superior), prestar assistência técnica e financeira aos municípios)
3. Sobre as fontes de recursos financeiros para a educação nos três níveis de governo:
a) Da União, as principais receitas são o IRRF e o IPI.
b) Os estados não recebem apoio financeiro do governo federal. É por meio do IPVA e do ICMS, impostos estaduais, que o sistema educacional estadual se mantém. (os estados têm como fonte principal de arrecadação o ICMS, além do IPVA, o FPE (fundo de participação dos estados e o IPI)
c) A arrecadação municipal é suficiente para o atendimento das necessidades educacionais. (a grande maioria dos municípios depende exclusivamente dos repasses federais e estaduais)
d) Os municípios recebem apenas recursos estaduais para manutenção do ensino municipal. (os municípios dependem significativamente dos repasses dos estados decorrentes do ICMS e do IPVA, e da União referente ao FPM {Fundo de Participação dos Municípios}, e em sua instância municipal tém a arrecadação do IPTU e do ISS)
4. Quais são as vantagens da aplicação de avaliações periódicas como o Enem e o Prova Brasil?
Os sistemas de avaliação são necessários para direcionar políticas às questões mais necessárias, de maneira que o sucesso poderá ser reconhecido e comprtilhado, permitindo o acesso da população aos resultados, sendo que esta poderá cobrar açõe smais efetivas do governo.
5. O que é bullying?
Bullying pode ser definido como a violência que ocorre através da perseguição e intimidação de um aluno por um ou vários colegas, com a intenção clara de provocar-lhe sofrimentos e apresenta caráter repetitivo e intencional.
CAP 6
1. Julgue as assertivas:
( V ) o conceito de qualidade de vida na área da saúde é resultado da constatação de que o processo saúde-doença é multifatorial e complexo, devido à influência de aspectos econômicos, sócioculturais, experiências pessoais e estilos de vida.
( F ) na medição da qualidade de vida, o funcionamento físico foi ofator determinante. (Smith et al, investigaram a importância de três grandes dimensões na percepção da qualidade de vida e do estado de saúde: saúde mental, funcionamento físico e funcionamento social, sendo que no caso de qualidade de vida predominaram as dimensões da saúde mental e bem-estar psicológico)
( F ) na percepção do estado de saúde, o bem-estar psicológico foi o fator determinante. (a dimensão que teve maior influência foi o funcionamento físico)
( V ) a promoção da saúde é uma importante resposta ao enfrentamento dos problemas ambientais e urbanos, se realizada intersetorialmente.
2. Julgue as assertivas:
( V ) Quanto à saúde pública, são de responsabilidade municipal e gestão e execução do serviço.
( V ) Os estados têm o poder de influência nas políticas locais, na coordenação dessas ações e na cooperação técnica.
( F ) A União é responsável somente por coordenar os estados e municípios. (a lei orgânica da saúde criou o SUS que regulamentou a função de cada nível governamental: atribuiu aos municípios a gestão e o atendimento à população; aos estados, o poder de influência nas políticas locais, coordenação técnica dessas cooperações, sempre subordinadas aos Ministério da Saúde; e ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde, o financiamento, a formulação da política nacional de saúde e a coordenação das ações intergovernamentais com a fiscalização dos desempenhos estaduais e municipais)
3. Sobre a descentralização da saúde pública é correto afirmar que:
a) A NOB/96 estabeleceu duas formas de habilitação aos municípios, que definem o grau de compromissos assumidos perante a instância federal: Gestão Plena da atenção básica e a gestão plena do sistema municipal.
b) A habilitação dos municípios nas nOB’s ocorreu dez anos após seu estabelecimento. (a maioria dos municípios foi habilitada logo no início das NOB’s em 1998)
c) A NOB/96 não estabeleceu habilitação aos estados, pois a eles cabe coordenar as ações locais. (a NOB/96 estabeleceu duas formas de ahabilitação aos estados: Gestão Avançada do Sistema Estadual, com mais autonomia, e a Gestão Plena do Sistema Estadual, com nível menor de resposnabilidade)
d) O governo federal estabelece regras sem a participação de outros níveis governamentais. (a NOB/96 institucionalizou comissões compostas por membros da sociedade para que o governo federal não delibere sozinho, são as Comissões Bipartite e Tripartite)
4. O que é Inquérito Nacional da Saúde? 
 O Inquérito Nacional da Saúde (INSS) é um sistema de informaçãoes que permitem conhecer o panorama da saúde e identificar os fatores de rsico em uma população, com atualização periódica e comparações sequenciadas no tempo e entre áreas geográficas. 
5. O que é intersetorialidade?
É um processo de construção compartilhada, em que os diveros setores envolvidos são tocados por saberes, linguagens e modos de fazer que não lhes são usuais, pois pertencem ao núcleo da atividade de seus parceiros que aí se localizam. Implica na existência de abertura dos setores para dialogar, estabelecendo vínculos de corresponsabilidade e gestão.
6

Continue navegando