Buscar

A internação compulsória é uma forma viável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A internação compulsória é uma forma viável
Internação compulsória sendo prevista em lei Nº 10.216/2001 é uma medida de dignidade humana, por mais que seja contra a vontade do usuário e determinada pela Justiça. Só é adotado esse tratamento diante das falhas dos meios de tratamento alternativos e com laudo médico e desde que exista um familiar responsável pelo dependente químico. 
À avaliação medica analisa caso a caso, assim identificando se a necessidade de internação, essa avaliação é feita junto com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais sempre pensando no bem-estar do dependente. Dessa forma a internação compulsória é um meio de proteção aos indivíduos que tem necessidade de tratamento, pois o uso excessivo de substancias químicas danifica o córtex frontal do cérebro.
 Os dependentes químicos perdem a capacidade de autodecisão, autodeterminação, entre outras capacidades. Os usuários se tornam pessoas doentes, que podem colocar em risco a si e as outras pessoas. 
Sua finalidade não é punir os dependentes químicos, mas sim ajudá-los a se inserir novamente no meio social e melhorar a sua saúde, pois os indivíduos têm direito ao tratamento e a chance de recomeçar. 
A dependência química é uma questão de saúde pública e de segurança. Cabe ao estado proteger o maior de todos os bens jurídicos a vida. Sendo assim a medida estatal, a internação compulsória, combate o tráfico e protege a vida dos dependentes e dos demais cidadãos.

Continue navegando