Buscar

CONFLITOS INTEGRAÇÃO E MUDANÇAS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONFLITOS, INTEGRAÇÃO E MUDANÇAS SOCIAIS: O papel das normas jurídicas. 
Prof. Antonio serafim azeredo 
O estudo das relações sociais requer a análise das regras de 
organização social, dos conflitos e mudanças sociais. Os grupos de poder influenciam as pessoas, para se integrarem aos padrões dominantes.(integrar,socializar ou ressocializar)
A sociologia se encontra com o direito ao tratar de fenômenos do conflito, de integração e das mudanças sociais.
 
 Teorias funcionalistas e teorias do conflito social:
1Teorias funcionalistas- Consideram a sociedade uma grande máquina que distribui papéis e recursos. A finalidade da sociedade é a sua reprodução por meio do funcionamento harmonioso de seus elementos. As mudanças devem ser previsíveis e controladas. As situações de crise e de conflitos imprevisíveis são consideradas como uma disfunção, sendo necessário que a ¨sociedade¨ reaja para garantir a manutenção da estrutura social.
2 Teorias do conflito social:Consideram que a sociedade é composta por classes sociais que possuem interesses antagônicos e que se encontram e luta permanente pelo poder.
Para essa teoria o nexo principal da sociedade não é o interesse comum,nem o progresso ou a convivência pacífica, mas a coação e o condicionamento ideológico.Aqui, as crises e conflitos são percebidos como fenômenos normais desse modelo de sociedade.¨A história de todas as sociedades é a história da luta de classes¨.(MARX e ENGELS)
2 anomia e regras sociais:
2.1- O conceito de anomia- do grego-ausência de lei.Segundo Miranda Rosa(2004) possui 3 sentidos:
a)Quando a pessoa vive em situação de trans-
gressão das normas.ex:Um infrator de normas penais(ilegalidade).
b)Quando há um conflito de normas.(ausência de clareza sobre que norma seguir).
c)Quando se constata falta de normas que vinculem as pessoas nim determinado contexto social.
2.2- anomia em guyau-
O conceito de anomia é introduzido para indicar a existência de uma moral desvinculada de regras sociais.Define a anomia como ausência de lei fixa e a considera como um elemento positivo que liberta os indivíduos.Temos anomia quando as pessoas rejeitam o dogmatismo e as autori-
dades, especialmente as religiosas.
2.3- a anomia em durkheim:
É vista como negativa.Identifica a anomia com a desordem social, indício de crise que, longe de libertar o indivíduo, deixa-o desorientado podendo levar à sua destruição.
Anomia e suicídio: A causa principal que explicaria os suicídios seria o grau de coesão social do individuo na sociedade.Pode-se constatar um excesso ou uma falta de integração do suicida na sociedade.A causa do suicídio se encontra na própria sociedade.
Segundo durkheim,o suicídio pode ser:
a)egoísta: A pessoa se sente socialmente desvinculada. O isolamento social margina-
 lisa o indivíduo,que deixa ter sentimentos de solidariedade social.(viúvo, sem filhos)
b)altruísta:É o contrário do anterior, a pessoa se sente estreitamente vinculada aos valores de um grupo social. O suicídio ocorre por motivos de honra.(ex: militar que perde uma batalha e pratica o suicídio).
c)fatalista:a pessoa se sente extremamente pressionada por regras de comportamento muito rígidas que o oprimem,levando-o ao suicídio.
d) anômico:
Aqui a pessoa vivencia uma situação de falta de limites e regras sociais. As perturbações coletivas desorientam os indivíduos,criando-se um desequilíbrio entre os desejos e possibilidades de satisfação.O sofrimento e o desespero podem levar o indivíduo ao suicídio por falta de regulamentação.
Do estudo sobre o suicídio em durkheim podemos destacar:
Quando um indivíduo ou grupo perde suas referências normativas que orientavam sua vida,enfraquecendo a solidariedade social, aumenta a possibilidade do suicídio.(espaços anômicos). O indivíduo sente-se ¨livre¨ dos vínculos sociais, assumindo um comportamento anti-social ou autodestruti-
 vo. 
2.4-a anomia em merton:
Ele considera que em todo contexto cultural desenvolvem-se metas culturais.Estas expressam os valores que orientam a vida dos indivíduos na sociedade.Daí pergunta: como as pessoas se organizam para atingir tais metas? Merton afirma que cada sociedade estabelece os meios que considera mais adequados para atingi-los, assim como àqueles que são considerados inadequados.
Modos de adaptação:
A-Conformidade;
B-inovação;
C-ritualismo;
D-evasão;
E-rebelião.
2.5-considerações críticas sobre a anomia em merton:
Denuncia a cilada das sociedades modernas: elas prescrevem aos indivíduos um determinado projeto de vida e ao mesmo tempo impossibilitam a concretização deste projeto. Em tal situação, os conflitos e as violações de regras são inevitáveis.
Sua teoria não explica todas as formas de desvio social(homicídio passional,estupro, crueldade contra os animais).
2.6-atualidade da anomia:
Qual é a importância da anomia para a sociologia jurídica moderna?
Podemos identificar 3 usos:
2.6.1- anomia e ineficácia do direito:A anomia contribui para o descumprimento das normas jurídicas, causando a ineficácia do preceito legal. Seriam 2 as hipóteses de ineficácia do direito; 1-ineficácia não-anômica:descum-
 primento da norma apesar de sua aceitação
 e a 2-ineficácia anômica,o descumprimento da norma ocorre por considerar que a mesma é inadequada ou injusta.
2.6.2- anomia e poder:
As normas jurídicas são heterônomas(submis-são as leis criadas pelos outros). O grupo que não respeita as normas jurídicas vivencia muitas vezes um conflito entre as suas convicções e as prescrições do sistema jurídico oficial. Constata-se um conflito entre a autonomia dos grupos sociais e a heteronomia que caracteriza o direito estatal.
A anomia também pode estar relacionada com a ausência do Estado.
2.6.3-anomia e pluralismo cutural:
A multiplicidade de valores e de modos de vida pode causar uma crise de legitimidade do direito estatal, propiciando comportamentos anômicos.
3-o direito como propulsor e obstáculo da mudança social
3.1-O conceito de mudança social:Restrutura-
 ção das relações sociais.A sociologia consi-
 dera que todas as sociedades estão em permanente processo de mudança.
3.2-Relações entre direito e sociedade:Quem determina quem? O direito exerce um duplo papel na sociedade(passivo e ativo).
3.3- Relações entre o sistema jurídico e a mudança social:O direito se modifica com a evolução histórica das sociedades.
3.4-atuação do direito como fator de mudança social:
3.4.1-Intensidade de mudança e ¨direito alternativo¨: Existe uma regra : o direito pode operar mudanças parciais, mas dificilmente conseguirá realizar mudanças radicais.
3.4.2-Esferas de manifestação da mudança:
 Duas esferas de manifestação:interna e externa.
3.4.3-Ritimo da mudança:Existem áreas mais fáceis de serem introduzidas mudanças e outras mais difíceis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais