A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
AO3 de responsabilidade2021

Pré-visualização | Página 1 de 2

Kilma Morais de Medeiros Marinho
Nota final Enviado: 27/08/21 08:48 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/1 
O marketing ambiental, ou marketing verde, é uma estratégia que promove a divulgação, objetivando o aumento das vendas de produtos e serviços ambientalmente corretos. Por meio dele, pode-se vincular uma marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente correta. 
É importante considerar o perfil do consumidor para elaborar as estratégias marketing verde. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre marketing ambiental, pode-se afirmar que, atualmente, sabemos que:
1.  
informações presentes nas embalagens e certificações costumam ser dispensáveis para os clientes comprarem produto de origem natural. 
2. 
como somente os clientes europeus demonstram interesse, na maioria dos países, a preocupação com produtos verdes é pequena.
3. 
os consumidores buscam mais por produtos ambientalmente corretos do que por custo-benefício e qualidade.
4. 
os consumidores estão dispostos a comprar mais produtos ambientalmente corretos, mas se recusam a pagar mais por isso.
5. 
muitos clientes relatam problemas relacionados a rotulagem confusa, preços exageradamente altos, baixa disponibilidade e pouca variedade de produtos.
Resposta correta 
 Pergunta 2 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O governo brasileiro é alvo de um informe levado à Organização Internacional do Trabalho (OIT) por conta das condições precárias de trabalho durante a pandemia da Covid-19. O documento foi apresentado nesta semana à entidade por um sindicato internacional, a ISP - Internacional de Serviços Públicos - com 30 milhões de filiados pelo mundo.” 
Fonte: UOU NOTÍCIAS. OIT recebe acusações contra Brasil por condições de trabalho na pandemia. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/10/01/oit-recebe-acusacoes-contra-brasil-por-condicoes-de-trabalho-na-pandemia.htm>. Acesso em: 10 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As convenções e recomendações da OIT são elaboradas para melhorar as relações de trabalho de organizações privadas. 
II. ( ) As convenções da OIT já discutiram sobre abolição do trabalho forçado, reabilitação profissional e emprego de pessoas com deficiência. 
III. ( ) A OIT possui convenções ratificadas no Brasil desde 1934 e algumas não estão mais em vigor. 
IV. ( ) Uma das convenções mais recentemente ratificadas e em vigor no Brasil trata do trabalho decente para as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1.  
V, F, F, V.
2. 
F, V, V, V.
Resposta correta 
3. 
F, V, F, F.
4. 
V, V, V, F.
5. 
V, F, V, V.
 Pergunta 3 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A primeira (questão) é como as novas tecnologias, a inteligência artificial e o machine learning estão impactando o mundo do trabalho. A segunda (questão) é como se manter relevante neste cenário em que as máquinas inteligentes farão boa parte do trabalho. Haverá uma explosão da produtividade e o aumento do desemprego por conta de que muita gente não terá habilidade para trabalhar em harmonia com os robôs e as novas tecnologias.” 
Fonte: SAMBRANA, C. O homem, as máquinas e o trabalho. Disponível em: <https://neofeed.com.br/blog/home/o-homem-as-maquinas-e-o-trabalho/>. Acesso em: 02 out. de 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A reestruturação empresarial, focada no avanço tecnológico, deve informar e consultar as partes interessadas e buscar aperfeiçoar o profissional para evitar demissões em massa. 
Porque: 
II. O aprimoramento tecnológico resulta em redução de gastos, maior produtividade e em produtos e serviços oferecidos aos clientes com maior qualidade. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
1.  
As asserções I e II são proposições falsas.
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 Pergunta 4 
/1 
Leia o texto a seguir: 
“Uma das razões para a gritante falta de competitividade do Brasil é a falta de método ao realizar o seu trabalho [...]. Mas como mudar essa realidade? É necessário aprender a se fazer as coisas direito. E, até para aprender, é necessário um método. E com isso vem o famoso ciclo PDCA que muita gente utiliza.” 
Fonte: TERRA. Por que o ciclo PDCA vem mudando a cara da indústria brasileira. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/por-que-o-ciclo-pdca-vem-mudando-a-cara-da-industria-brasileira,57d6254ccebb0ab7c17047deb070aad4s1ysndbp.html>. Acesso em 4 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, pode-se afirmar que o ciclo PDCA:
1.  
na fase da verificação, se os resultados forem satisfatórios, o trabalho de melhoria recomeça.
2. 
trabalha com ações corretivas temporárias, pois impede a eliminação permanente de problemas.
3. 
lembra as empresas de seu compromisso em considerar em seus processos questões relativas à sustentabilidade regional e global.
4. 
inicia-se com o planejamento e tem como última etapa o “fazer”.
5. 
é fonte de orientação estratégica na busca a melhoria contínua dos processos das organizações.
Resposta correta 
 Pergunta 5 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os sistemas econômicos tradicionais não têm como princípio e objetivo o engajamento social e ambiental e falham em responder à necessidade de regeneração do nosso planeta. Com isso, cresce o interesse pelas inovações e a adesão aos modelos de negócios regenerativos que buscam o equilíbrio na relação entre planeta, pessoas e lucro.” 
Fonte: ADNEWS. Impact Bank: nova conta digital com propósito social e ambiental. Disponível em: <https://adnews.com.br/impact-bank-nova-conta-digital-com-proposito-social-e-ambiental/>. Acesso em: 12 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O modelo Triple Botton Line e 3P’s são modelos de gestão socioambiental empresarial para a superação das crises socioambientais. 
Porque: 
II. Propõem uma abordagem em que todas as formas de capital são favorecidas, por meio de uma gestão econômica, social e ambiental responsável. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1.  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. 
As asserções I e II são proposições falsas.
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
Resposta correta 
 Pergunta 6 
/1 
As empresas não são ambientes isolados, pois não trabalham somente diante do posicionamento de acionistas e empregados. Ao contrário, elas dependem de agentes externos, como fornecedores, parceiros comerciais, autoridades públicas e clientes. Além disso, devem respeitar os direitos humanos e o meio ambiente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental e as ações de gestão interna e externa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. As empresas devem fornecer produtos e serviços aos seus clientes de forma ética, eficiente e ecologicamente correta. 
Porque: 
II. Diante da constante discussão sobre

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.