Buscar

Atividade - Direito Público e Privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não. Pelo direito brasileiro, a capacidade de suceder cabe exclusivamente às pessoas humanas e jurídicas como as empresas conforme Código Civil. Portanto seres irracionais não podem receber bens. (Se essa for a única opção o testamento inteiro será nulo). Na prática o animal não tem capacidade de cuidar de si próprio.
E isso ocorre porque os animais não são considerados sujeitos de direito, ou seja, não possuem direitos e deveres da mesma forma que os seres humanos. No Brasil, os nossos direitos e deveres individuais e coletivos são garantidos pela Constituição Federal (1988).
O que é possível, contudo, seria favorecer um animal de forma indireta pela via do testamento, onde a ônus por parte de quem recebe. A pessoa beneficiada terá obrigação de cuidar do cachorro.
E vale lembrar que mesmo por testamento, só é possível destinar livremente 50% do patrimônio. Isso porque, herdeiros necessários l(ascendentes, descendentes e cônjuge) tem direito aos outros 50%. A menos que ausência de herdeiros. O que não seria o caso da situação de Mitch.
Fonte:
https://www.britoesimonelli.com.br/heranca-animal-estimacao.html
https://www.gazetadopovo.com.br/justica/cachorro-pode-receber-heranca-c6m18lrlonrbxygj3snwousio/
https://www.youtube.com/watch?v=ahkQFotrY5o

Continue navegando