Buscar

Nervo Facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nervo Facial
Introdução ‘
· É o sétimo par de nervo craniano que tem origem aparente, visualizamos ele emergir na superfície do encéfalo no sulco bulbopontino (entre o bulbo e a ponte) porém a origem real do nervo é onde estão seus neurônios.
· É um nervo misto (tem duas raízes) uma motora e uma sensitiva (que é menor e chamada de nervo intermédio). 
· Com essas duas raízes, ele é um nervo motor para as expressões faciais e para os músculos do couro cabeludo e alguns músculos supra hióideos. 
· É um nervo secretomotor com fibras secretomotoras, que levam enervação secretomotoras para as glândulas submandibulares e sublinguais, glândulas lacrimais e glândulas da mucosa nasal e palatina
· É também nervo sensitivo, com fibras sensitivas, não são fibras sensitivas gerais, mas gustatórias que são responsáveis pela gustação da língua e palato.
Trajeto ‘
· Após a emergência do sulco bulbopontino, segue pela fossa craniana posterior e entra na parte petrosa do temporal, entrada que se dá pelo meato acústico interno. Assim que entra forma uma dobra “joelho” (genículo do nervo facial) para transitar pelo canal facial (dentro da parte petrosa) que fica atrás da orelha média e termina no forame estilomastoideo, onde o nervo facial emerge em direção a parótida e a face.
· Ao longo desse trajeto temos a formação de outros nervos, principalmente na face.
Ramos do nervo Facial ‘
· No genículo existe uma area volumosa que é o gânglio geniculado do nervo facial (aglomerado de neurônios sensitivos fora do sistema nervoso central.) esses, são neurônios gustatórios. Desse gânglio surge o primeiro ramo da veia facial: o nervo petroso maior.
· Nervo Petroso Maior
· Enquanto o nervo facial entra no canal facial, este ramo segue para a frente na fossa craniana passando sobre o osso temporal. 
· Segue em direção à fossa pterigopalatina. Nesse trajeto o nervo petroso maior se encontra com o nervo petroso profundo. O nervo petroso maior tem fibras parassimpáticas, enquanto o nervo petroso profundo tem fibras simpáticas. Esses nervos vão originar fibras secretomotoras (que para enervar glândulas precisam do nervo simpático e parassimpático).
· Juntando-se eles seguem pelo canal pterigóideo, onde passam a ser chamados de nervo pterigóideo. Este nervo, então, faz uma sinapse com um gânglio parassimpático, que é o gânglio pterigopalatino localizado na fossa pterigopalatina. a partir daí, esse nervo (que tem fibras simpáticas e parassimpáticas) se distribui para cavidade nasal e palato levando a enervação secretomotora.Dessa forma, inerva a mucosa do palato, nasofaringe e cavidade nasal.
· Após essa sinapse, sai um nervo, cuja parte dele se une ao nervo lacrimal levando enervação secretomotora à glândula lacrimal. No meio dessas fibras, estão as fibras gustatorias ao palato.
· Depois o nervo facial segue o canal facial, onde, ao longo dele forma dois nervos: 
· Nervo para o músculo estapédio (muito pequeno para um músculo pequeno da orelha média chamado músculo estapédio) 
· Nervo corda do tímpano que tem esse nome porque sai do nervo facial atravessa a orelha média e entra novamente no temporal e emerge mais anteriormente na fissura petrotimpânica (limite posterior da fossa mandibular da ATM). emerge mais a frente, porque vai alcançar e se unir ao nervo lingual do trigêmeo. Porque como ele vai para a glândula submandibular e sublingual, aproveita o trajeto do nervo lingual (que leva fibras sensitivas gerais) e segue o mesmo caminho, porém o corda do tímpano leva fibras sensitivas gustatórias e secretomotoras, caminhando juntos.
· As fibras que vem do trigêmeo são responsáveis pela sensibilidade geral da língua (dor, tato, pressão e temperatura), e as fibras do corda do tímpano são responsáveis pela sensibilidade gustatória (isso no corpo da lingua, na raiz da língua temos outros pares cranianos fazendo essa inervação sensitiva)
· Após formar esses ramos do canal facial, o final desse canal é o forame estilomastóideo, onde o nervo facial vai emergir em direção à parótida e à face, onde terá apenas fibras motoras.
· Antes de entrar na glandula parotida, formam-se ramos: o nervo auricular posterior (inerva músculos do couro cabeludo occipital e auriculares) e, inferiormente, 2 nervos: um que vai para o ventre posterior do digástrico e um nervo para o músculo estilo-hioideo.
Plexo Intraparotídeo ‘
· Na glândula parótida, o nervo facial se divide primeiro em 2 troncos: Tronco temporofacial (superior) e o tronco cervicofacial (inferior) que, ainda dentro da parótida, se dividem e formam os nervos terminais do nervo facial que são aqueles que vão se espalhar pela face e inervar os músculos da expressão facial.
· Tronco Temporo Facial (Superior)
· Ramos temporais
Cruzam o arco zigomático em direção ao terço superior da face, inervando os músculos frontal, prócero, corrugador do supercílio e a parte superior do orbicular do olho.
· Ramos zigomático
Passa entre o ducto da glândula e o arco zigomático e segue para o músculo orbicular do olho, e parte do zigomático.
· Ramos bucais
São os mais numerosos, trem ramos que vem do tronco temporofacial e do cervicofacial. Essas ramificações suprem os músculos do terço médio: nasal, levantador do lábio superior e asa do nariz, levantador do lábio superior, zigomaticos, levantador do ângulo da boca, bucinador, risorio e parte do orbicular da boca.
· Tronco Cervicofacial (Inferior)
· Ramos bucais
São os mais numerosos, trem ramos que vem do tronco temporofacial e do cervicofacial. Essas ramificações suprem os músculos do terço médio: nasal, levantador do lábio superior e asa do nariz, levantador do lábio superior, zigomaticos, levantador do ângulo da boca, bucinador, risorio e parte do orbicular da boca.
· Ramo marginal da mandíbula
Inerva a margem inferior da mandíbula, alcançando os músculos do terço inferior: depressor do ângulo da boca, depressor do lábio inferior, musculo mentual e parte inferior do orbicular da boca. 
· Ramo cervical
Vai para o único músculo superficial do pescoço: músculo platisma.

Outros materiais