Buscar

Avaliação Antropologia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o significado do termo grego “epiméleia”? 
O termo grego epiméleia corresponderia ao conjunto de cuidados que se pode propiciar para com algo ou uma pessoa. Note-se que o termo epiméleia tem recebido a tradução latina cura; o inglês o traduz por care; o alemão por Sorge.
Qual o significado do termo grego “mérimma”? 
O termo mérimna significaria as preocupações e inquietações sentidas em relação a alguma coisa ou pessoa. Por sua vez, o termo mérimna foi traduzido por sollicitudo em latim, solicitude em inglês, e Besorgnis ou Bekümmernis em alemão.
36. Quem é o próximo e quem é o socius na filosofia de Ricoeur? 
 O próximo é aquele das relações curtas, imediatas. 
 O mundo do socius é aquele das relações longas, mediatizadas por circuitos coletivos complexos e anônimos, pelo papel e a função social. 
 O próximo pode ser tanto o vizinho como o longínquo; o próximo é um comportamento, ou antes, uma atitude da ordem do encontro, mais do que de um determinismo geográfico ou social. Nas palavras de Ricoeur: “[...] o que se lhe responde é que o próximo não é um objeto social – ainda que nascido da segunda pessoa – mas um comportamento em primeira pessoa. O próximo é a própria conduta de se tornar presente”. 
Diante ao aparecimento de uma nova patologia, de origens ainda desconhecidas, pelo fato de ter alguns casos que se deram na comunidade gay, a população acaba atrelando tal doença a esses indivíduos que são marginalizados. Desta forma, a sociedade trata a enfermidade como uma espécie de castigo “divino”, “câncer gay”. Além disso, o fato de ser homossexual é visto como um fator de risco para manifestar a doença (AIDS).
A partir disso, segundo os termos epimélei, mérmeia e socius apresentados no texto, se tornam perceptíveis na cena de “Bobbi Campebell, O garoto do Cartaz” conversa com o renomado diretor e coreografo. 
Pois tais termos nos fazem compreender que o sujeito é motivado por uma força externa e juntamente com esta força externa há a força interna, que o impulsiona mesmo perante aos seus medos, o seu cuidado que não remete só a si, mas também a partir da comunidade gay, onde se reconhece e tem o apoio e historias de vidas semelhantes a sua. Diante disso, suas inquietações e preocupações que permeiam como um ato de coragem e luta pelos seus direitos e dos outros da comunidade que são tidos como um “Câncer” pela sociedade, enviesados pelo ódio, a marginalização, estigmas e preconceito da sociedade.
Tal ato é compreendido por um comportamento movido ao conceito do próximo, pois a atitude de ser expor a toda sociedade em meio uma epidemia, onde a comunidade gay é tida como principais ”causadores.” 
Ao decidir se expor em meio, a tanto preconceito “Bobbi Campebell”, tem em seu papel uma função social, onde a sua própria conduta seja algo que possa alcançar e motivar a toda a comunidade gay, de modo que coletivamente os mesmos possam lutar juntos pelos seus direitos.

Continue navegando