Buscar

Anatômia de cabeça e pescoço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CEUMA 
DISCENTE: ANA JÚLIA O. LIMA 
TURMA: 1702230 CURSO: ODONTOLGIA 
Anatomia é a Ciência que estuda as estruturas do corpo humano sendo considerada como fundamento para as ciências da saúde, estuda o macro e microscopicamente, a forma e a constituição do corpo, pré-requisito indispensável para o estudo da fisiologia dos órgãos.
Os niveis de orgânização geral vai do átomo até o organismo completo. Dividida em duas porções: porção axial – cabeça(face e o crânio) e tronco(pescoço, tórax e abdomem); porção apendicular – membros superiores(cintura escapular, braço, antebraço e mão) e membros inferiores(cintura pélvica, coxa, perna e pé).
Através da anatomia podemos conhecer as variaçoes anatomicas que são diferencas morfológicas, externas ou internas, entre os elementos que compõe um indivíduo, se apresentam sem prejuízo funcional, são os biótipos brevilíneos (baixo e forte); longilíneos(alto e magro) e os normilíneos (proporções intermediárias entre os dois tipos referidos), e podem ser chamados também de somatotipos(endomorfo, ectomorfo e mesomorfo).
Para uma melhor descrição da anatomia consideramos a posição anatomica que é uma posição ereta com a face voltada para frente, olhar ao horizonte, membros superiores estendidos aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente, Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
No corpo humano anatomia estuda 3 eixos(longitudinal, transversal e sargital) e 4 planos(sargital, frontal, mediao e transversal). Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial.
O corpo humano é construído segundo alguns princípios fundamentais, que são a antimeria(princípio pelo o qual o corpo humano é constituido por duas partes iguais, direito e esquerdo, simétricas), paquimeria(princípio segundo o segmento do corpo humano é representado esquematicamente por dois tubos denominados paquímeros visceral e neural), metameria(segmentação transversal do corpo em unidades homólogas) e estratificação(princípio segundo qual o corpo humano é constituído por estratos ou camadas ).
A anatomia integra-se à odontologia no exercício de procedimentos básicos, a arte de cuidar, preservar e reabilitar os dentes é o foco principal. A anatomia específica em cabeça e pescoço tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos básicos para a sua utilização em clínicas odontologicas e em pesquisa científica 
O crânio consiste em uma série de ossos articulados entre si por junturas imóveis, com exceção apenas da mandíbula. Tem a forma ovóide e em arco. tem como função primordial abrigar e proteger o encéfalo. está constituído de 22 ossos, podendo ser dividido em duas porções, o neurocrânio(conjunto de ossos que delimitam a ca­ vidade do crânio que contém o encéfalo. É constituído de 8 ossos: 1 frontal, 2 temporais, 1 occipital, 2 parietais, 1 esfe- nóide e 1 etmóide.) e o viscerocrânio(o conjunto de ossos que formam o es­ queleto da face. É constituído de 14 ossos: 2 zigomáticos, 2 maxilas, 2 nasais, 2 lacrimais, 1 mandíbula, 2 palatinos, 1 vô- mer e 2 conchas nasais inferiores.).
Os músculos da expressão facial são assim chamados porque através de suas contrações são capazes de manifestar estados emocionais, são eles: occipitofrontal, prócero, corrugador do supercílio, orbicular do olho, nasal, orbicular da boca, levantador do lábio superior, levantador do lábio superior e da asa do nariz, levantador do ângulo da boca, zigomático maior, zigomático menor, risório, bucinador, depressor do ângulo da boca, depressor do lábio inferior, mentual, platisma. Os músculos da mastigação compõem-se de quatro pares de músculos – masseter, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral – que, associados à dinâmica da articulação temporomandibular (ATM), movimentam a mandíbula em diferentes direções e planos.
Os nervos cranianos compõem-se de 12 pares de nervos cujas origens aparentes no encéfalo se dispõem em sequência, de cima para baixo. São eles: I. Nervo olfatório, II. Nervo óptico, III. Nervo oculomotor, IV. Nervo troclear, V. Nervo trigêmeo, VI. Nervo abducente, VII. Nervo facial, VIII. Nervo vestíbulo-coclear, IX. Nervo glossofaríngeo, X. Nervo vago, XI. Nervo acessório, XII. Nervo hipoglosso.
Os nervos trigêmeo, facial, glossofaríngeo e hipoglosso suprem a região craniofacial e, por isso, são os que têm aplicabilidade na odontologia. 
PÁGINA 1

Outros materiais