Logo Passei Direto
Buscar

Infância e Saúde - Avaliação Final Objetiva

User badge image
Giovana Nandi

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Ito e Guzzo (2002, p. 97), "o temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além dessas, tais como as estruturas cognitivas, e autoconceito". Focalizando o conceito de personalidade, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - O comportamento, a inteligência e a personalidade recebem grandes influências do meio em que vivemos.
II- A percepção é um processo comunicativo e emocional que possibilita o desenvolvimento da personalidade e das capacidades intelectuais.
III - A família é decisiva para a formação do caráter da criança, porém, ela não interfere no desenvolvimento da personalidade.
IV- Na interação familiar, configura-se a personalidade, determinando-se aí as características sociais, éticas e morais dos seus integrantes.
V- O desenvolvimento psicossocial (emoções, relações sociais, personalidade) está relacionado às experiências vividas ao tempo e ao lugar.
A - As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
B - As afirmativas III e V estão corretas.
C - As afirmativas II e III estão corretas.
D - As afirmativas I e III estão corretas.

O que é considerado doença/saúde muda com o transcorrer do tempo, bem como, as formas de lidar com as doenças. Por exemplo, existem relatos bíblicos que instruíam pormenorizadamente como lidar com as pessoas que contraíssem uma determinada doença. A pessoa que apresentasse os sintomas deveria ser levada ao sacerdote, que, após se certificar de que a pessoa estava de fato com essa doença, tomava uma série de medidas. Uma delas era privá-la de circular em meio às pessoas, e encaminhar a pessoa para viver isolada, num ambiente específico para todas as contaminadas, tais como, cavernas ou localidades previamente delimitadas para isso. Ainda que parecesse uma ação discriminatória e excludente, protegia a população do alastramento da doença que era incurável.
De que doença se trata?
a) Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).
b) Lepra (hanseníase).
c) Febre de Lassa.
d) Síndrome de Burnout.

Pereira, Vargas e Oliveira (2012) expressam que, no ano de 2003, no Brasil, foi implantada a Política Nacional do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Movimentos sociais suscitaram tal política depois de vinte anos requerendo formas inclusivas de cuidado.
Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Ministério da Saúde.
II- Secretaria Estadual de Saúde (SES).
III- Conselho de Saúde.
( ) Órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, em caráter permanente e deliberativo, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.
( ) Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde.
( ) É o gestor nacional do SUS. Formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca etc.
a) I - III - II.
b) II - I - III.
c) III - II - I.
d) I - II - III.

"A questão relativa ao universo do trabalho se faz presente nas discussões oriundas da saúde mental, uma vez que o trabalho representa para o sujeito um direito básico garantido na Constituição Federal, no entanto, ainda apresentam-se grandes dificuldades para se valer deste direito" (ANTUNES, 2016, p. 238).
Sobre a Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) De acordo com a Constituição Federal, é dever do Estado manter a saúde e bem-estar social da população, mas somente ele não consegue chegar até esta população, faz-se necessária a participação dos estados e municípios para a aplicação destes programas de saúde.
( ) Na Constituição Federal, em 2015, na Seção III - Da Saúde Pública, em seu artigo 487, é garantida a saúde como um direito de todos os nascidos em solo brasileiro, sendo dever do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cumprir com as determinações preconizadas na Constituição Federal.
( ) A população brasileira, através da Constituição Federal de 1988, possui o Sistema Único de Saúde - SUS. Ele é mantido pelo Governo Federal e é considerado um dos programas mais bem elaborados no que se refere à saúde pública. Envolve o acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
a) F - V - F.
b) V - F - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.

A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam repassadas aos consumidores, cuja saúde pode ser posta em risco em consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos farmacêuticos.
b) Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
c) Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
d) Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos. Pesquisaram, assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo).

No estudo sobre indicadores de estresse ocupacional com professores, Rodrigues, et al. (2017, p. 260) averiguaram que: "os resultados indicaram correlação negativa entre o estresse percebido e satisfação com o trabalho docente. Além disso, os que relataram maior satisfação com o trabalho tenderam a apontar mais frequentemente critérios mediacionais relacionados às suas próprias práticas, em comparação a outros agentes. Assim, quando o professor encontra satisfação em seu trabalho, tende a valorizar suas próprias ações mediadoras e, possivelmente, estas tendem a ser potencializadas".
Tendo em mente o controle do stress por vias externas e internas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fator externo (condição ambiental, econômica, social).
II- Fator interno (organização psíquica e emocional do educador).
( ) Ações que visam à qualidade, tais como: adequada remuneração do empregado, a melhoria das condições de trabalho, a promoção de desenvolvimento pessoal.
( ) O oferecimento de crescimento e segurança, a busca de integração social na organização e a consideração da relevância social do trabalho.
( ) Estar atento às próprias emoções e desenvolver mecanismos para lidar com elas. Por exemplo, começar e manter um programa regular de exercícios físicos.
A I - I - II.
B II - II - I.
C I - II - I.
D II - I - II.

Tendo em mente essa afirmação de Moreira, Romagnoli e Neves (2007, p. 620) sobre a psicologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A psicologia prescreve medicamentos calmantes e tranquilizantes para crianças muito agitadas.
( ) A psicologia oferece possibilidades de mudanças comportamentais mais favoráveis ao sujeito.
( ) A psicologia propicia autoconhecimento, diminuição do stress e controle emocional.
( ) A psicologia é uma modalidade de estudo e prática sobre a subjetividade humana.
A F - V - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - F - F.
D V - F - V - F.

ivas as estratégias de promoção e educação em saúde. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A atuação do psicólogo nas Unidades de Atenção Básica deve estar voltada para a identificação e a caracterização de processos desadaptativos e de transtornos, com a finalidade de tratamento.
II- O acolhimento, a orientação e a intervenção em nível primário, com foco na adesão do paciente ao tratamento, por exemplo, são atribuições do psicólogo que atua nas Unidades de Atenção Básica.
III- Nas Unidades de Atenção Básica, o psicólogo deve dirigir sua atuação profissional à promoção da saúde, com foco na ausência de doenças e no fortalecimento de ações clínicas terapêuticas.
IV- A identificação de dificuldades, o planejamento e a intervenção, com vistas à promoção da saúde, devem respaldar a atuação do psicólogo nas Unidades de Atenção Básica.
A I, II e IV.
B I, II e III.
C III.
D II e IV.

No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss. Imediatamente, fomos a Santa Maria e lá nos deparamos com ginásios de esportes que abrigavam vítimas fatais, familiares, amigos, profissionais da saúde, de segurança, da gestão estadual, municipal e federal, da mídia, voluntários, entre outros que deambulavam por ali sem rumo certo. Havia uma espécie de caos organizado: espaço de inscrição de voluntários; outro para familiares e amigos aguardarem o chamado feito por microfone para reconhecerem as vítimas já identificadas pela perícia; uma área destinada à regularização do óbito e outra para a preparação dos corpos e atos relativos ao funeral.
Considerando esse contexto bem como a atuação de psicólogos em situações de emergência e desastres, analise as sentenças a seguir: É correto apenas o que se afirma em:
I. Em situações de emergência, cabe ao psicólogo promover o acolhimento das pessoas envolvidas para que reconheçam a necessidade do acompanhamento psicológico e para que melhor compreendam a fase crítica vivida.
II. Quando há vítimas fatais, o psicólogo deve mapear os possíveis grupos com processo de luto não reconhecido, principalmente entre familiares, amigos, professores das vítimas e moradores próximos do local onde ocorreu o desastre.
III. Como prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-traumático, o psicólogo deve promover ações individuais e coletivas que favoreçam a capacidade dos sujeitos de enfrentarem o evento traumático.
IV. Quando atua como voluntário em situações traumáticas, o psicólogo está dispensado de cumprir as exigências formais e legais do seu exercício profissional, para atender às necessidades imediatas da sociedade.
A I, III e IV.
B III e IV.
C I, II e III.
D I e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Ito e Guzzo (2002, p. 97), "o temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além dessas, tais como as estruturas cognitivas, e autoconceito". Focalizando o conceito de personalidade, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - O comportamento, a inteligência e a personalidade recebem grandes influências do meio em que vivemos.
II- A percepção é um processo comunicativo e emocional que possibilita o desenvolvimento da personalidade e das capacidades intelectuais.
III - A família é decisiva para a formação do caráter da criança, porém, ela não interfere no desenvolvimento da personalidade.
IV- Na interação familiar, configura-se a personalidade, determinando-se aí as características sociais, éticas e morais dos seus integrantes.
V- O desenvolvimento psicossocial (emoções, relações sociais, personalidade) está relacionado às experiências vividas ao tempo e ao lugar.
A - As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
B - As afirmativas III e V estão corretas.
C - As afirmativas II e III estão corretas.
D - As afirmativas I e III estão corretas.

O que é considerado doença/saúde muda com o transcorrer do tempo, bem como, as formas de lidar com as doenças. Por exemplo, existem relatos bíblicos que instruíam pormenorizadamente como lidar com as pessoas que contraíssem uma determinada doença. A pessoa que apresentasse os sintomas deveria ser levada ao sacerdote, que, após se certificar de que a pessoa estava de fato com essa doença, tomava uma série de medidas. Uma delas era privá-la de circular em meio às pessoas, e encaminhar a pessoa para viver isolada, num ambiente específico para todas as contaminadas, tais como, cavernas ou localidades previamente delimitadas para isso. Ainda que parecesse uma ação discriminatória e excludente, protegia a população do alastramento da doença que era incurável.
De que doença se trata?
a) Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).
b) Lepra (hanseníase).
c) Febre de Lassa.
d) Síndrome de Burnout.

Pereira, Vargas e Oliveira (2012) expressam que, no ano de 2003, no Brasil, foi implantada a Política Nacional do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Movimentos sociais suscitaram tal política depois de vinte anos requerendo formas inclusivas de cuidado.
Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Ministério da Saúde.
II- Secretaria Estadual de Saúde (SES).
III- Conselho de Saúde.
( ) Órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, em caráter permanente e deliberativo, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.
( ) Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde.
( ) É o gestor nacional do SUS. Formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca etc.
a) I - III - II.
b) II - I - III.
c) III - II - I.
d) I - II - III.

"A questão relativa ao universo do trabalho se faz presente nas discussões oriundas da saúde mental, uma vez que o trabalho representa para o sujeito um direito básico garantido na Constituição Federal, no entanto, ainda apresentam-se grandes dificuldades para se valer deste direito" (ANTUNES, 2016, p. 238).
Sobre a Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) De acordo com a Constituição Federal, é dever do Estado manter a saúde e bem-estar social da população, mas somente ele não consegue chegar até esta população, faz-se necessária a participação dos estados e municípios para a aplicação destes programas de saúde.
( ) Na Constituição Federal, em 2015, na Seção III - Da Saúde Pública, em seu artigo 487, é garantida a saúde como um direito de todos os nascidos em solo brasileiro, sendo dever do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cumprir com as determinações preconizadas na Constituição Federal.
( ) A população brasileira, através da Constituição Federal de 1988, possui o Sistema Único de Saúde - SUS. Ele é mantido pelo Governo Federal e é considerado um dos programas mais bem elaborados no que se refere à saúde pública. Envolve o acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
a) F - V - F.
b) V - F - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.

A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam repassadas aos consumidores, cuja saúde pode ser posta em risco em consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos farmacêuticos.
b) Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
c) Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
d) Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos medicamentos. Pesquisaram, assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo).

No estudo sobre indicadores de estresse ocupacional com professores, Rodrigues, et al. (2017, p. 260) averiguaram que: "os resultados indicaram correlação negativa entre o estresse percebido e satisfação com o trabalho docente. Além disso, os que relataram maior satisfação com o trabalho tenderam a apontar mais frequentemente critérios mediacionais relacionados às suas próprias práticas, em comparação a outros agentes. Assim, quando o professor encontra satisfação em seu trabalho, tende a valorizar suas próprias ações mediadoras e, possivelmente, estas tendem a ser potencializadas".
Tendo em mente o controle do stress por vias externas e internas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fator externo (condição ambiental, econômica, social).
II- Fator interno (organização psíquica e emocional do educador).
( ) Ações que visam à qualidade, tais como: adequada remuneração do empregado, a melhoria das condições de trabalho, a promoção de desenvolvimento pessoal.
( ) O oferecimento de crescimento e segurança, a busca de integração social na organização e a consideração da relevância social do trabalho.
( ) Estar atento às próprias emoções e desenvolver mecanismos para lidar com elas. Por exemplo, começar e manter um programa regular de exercícios físicos.
A I - I - II.
B II - II - I.
C I - II - I.
D II - I - II.

Tendo em mente essa afirmação de Moreira, Romagnoli e Neves (2007, p. 620) sobre a psicologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A psicologia prescreve medicamentos calmantes e tranquilizantes para crianças muito agitadas.
( ) A psicologia oferece possibilidades de mudanças comportamentais mais favoráveis ao sujeito.
( ) A psicologia propicia autoconhecimento, diminuição do stress e controle emocional.
( ) A psicologia é uma modalidade de estudo e prática sobre a subjetividade humana.
A F - V - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - F - F.
D V - F - V - F.

ivas as estratégias de promoção e educação em saúde. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A atuação do psicólogo nas Unidades de Atenção Básica deve estar voltada para a identificação e a caracterização de processos desadaptativos e de transtornos, com a finalidade de tratamento.
II- O acolhimento, a orientação e a intervenção em nível primário, com foco na adesão do paciente ao tratamento, por exemplo, são atribuições do psicólogo que atua nas Unidades de Atenção Básica.
III- Nas Unidades de Atenção Básica, o psicólogo deve dirigir sua atuação profissional à promoção da saúde, com foco na ausência de doenças e no fortalecimento de ações clínicas terapêuticas.
IV- A identificação de dificuldades, o planejamento e a intervenção, com vistas à promoção da saúde, devem respaldar a atuação do psicólogo nas Unidades de Atenção Básica.
A I, II e IV.
B I, II e III.
C III.
D II e IV.

No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss. Imediatamente, fomos a Santa Maria e lá nos deparamos com ginásios de esportes que abrigavam vítimas fatais, familiares, amigos, profissionais da saúde, de segurança, da gestão estadual, municipal e federal, da mídia, voluntários, entre outros que deambulavam por ali sem rumo certo. Havia uma espécie de caos organizado: espaço de inscrição de voluntários; outro para familiares e amigos aguardarem o chamado feito por microfone para reconhecerem as vítimas já identificadas pela perícia; uma área destinada à regularização do óbito e outra para a preparação dos corpos e atos relativos ao funeral.
Considerando esse contexto bem como a atuação de psicólogos em situações de emergência e desastres, analise as sentenças a seguir: É correto apenas o que se afirma em:
I. Em situações de emergência, cabe ao psicólogo promover o acolhimento das pessoas envolvidas para que reconheçam a necessidade do acompanhamento psicológico e para que melhor compreendam a fase crítica vivida.
II. Quando há vítimas fatais, o psicólogo deve mapear os possíveis grupos com processo de luto não reconhecido, principalmente entre familiares, amigos, professores das vítimas e moradores próximos do local onde ocorreu o desastre.
III. Como prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-traumático, o psicólogo deve promover ações individuais e coletivas que favoreçam a capacidade dos sujeitos de enfrentarem o evento traumático.
IV. Quando atua como voluntário em situações traumáticas, o psicólogo está dispensado de cumprir as exigências formais e legais do seu exercício profissional, para atender às necessidades imediatas da sociedade.
A I, III e IV.
B III e IV.
C I, II e III.
D I e IV.

Prévia do material em texto

31/08/2021 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjcxMjA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBGaW5hbCAoT2JqZXRpdmEpIC0gSW5kaXZpZHVhbC… 1/6
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial
(Cod.:671206)
Peso da Avaliação
3,00
Prova
32163299
Qtd. de Questões
12
Acertos/Erros
11/1
Nota
10,00
Para Ito e Guzzo (2002, p. 97), "o temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos
fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além
dessas, tais como as estruturas cognitivas, e autoconceito". Focalizando o conceito de personalidade, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- O comportamento, a inteligência e a personalidade recebem grandes influências do meio em que vivemos. 
II- A percepção é um processo comunicativo e emocional que possibilita o desenvolvimento da personalidade e das capacidades intelectuais. 
III- A família é decisiva para a formação do caráter da criança, porém, ela não interfere no desenvolvimento da personalidade. 
IV- Na interação familiar, configura-se a personalidade, determinando-se aí as características sociais, éticas e morais dos seus integrantes. 
V- O desenvolvimento psicossocial (emoções, relações sociais, personalidade) está relacionado às experiências vividas ao tempo e ao lugar. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ITO, Patrícia do Carmo Pereira; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância
da teoria. Estud. psicol. Campinas, v. 19, n. 1, p. 91-100, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0103-166X2002000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.
A As afirmativas III e V estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
O que é considerado doença/saúde muda com o transcorrer do tempo, bem como, as formas de lidar com as doenças. Por exemplo,
existem relatos bíblicos que instruíam pormenorizadamente como lidar com as pessoas que contraíssem uma determinada doença. A pessoa
que apresentasse os sintomas deveria ser levada ao sacerdote, que, após se certificar de que a pessoa estava de fato com essa doença, tomava
uma série de medidas. Uma delas era privá-la de circular em meio às pessoas, e encaminhar a pessoa para viver isolada, num ambiente
específico para todas as contaminadas, tais como, cavernas ou localidades previamente delimitadas para isso. Ainda que parecesse uma ação
discriminatória e excludente, protegia a população do alastramento da doença que era incurável. De que doença se trata?
A Febre de Lassa.
B Síndrome de Burnout.
C Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).
D Lepra (hanseníase).
Rego et al (2018) realizaram uma pesquisa acerca da mortalidade perinatal, envolvendo estatísticas vitais. Trata-se de um estudo ligado à
enfermagem obstétrica e neonatal, da saúde pública. A investigação contou com a observação de características biológicas dos neonatos e
fetos. Com relação aos conjuntos de características que dizem respeito aos fetos humanos, assinale a alternativa CORRETA: 
 
REGO, Midiã Gomes da Silva et al . Óbitos perinatais evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil. Rev. Gaúcha Enferm.
 VOLTAR
Alterar modo de visualização
1
2
3
Giovana Correa Nandi
Educação Especial (1182471) 
25
31/08/2021 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjcxMjA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBGaW5hbCAoT2JqZXRpdmEpIC0gSW5kaXZpZHVhbC… 2/6
Porto Alegre, v. 39, n. 84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-
14472018000100414&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2019.
A
Geralmente, a fase fetal equivale aos três últimos meses de gestação. As impressões digitais e as unhas do feto já estão formadas. Ele
começa a ouvir sons e responder a estímulos. Já possui cabelos, sobrancelhas e cílios. O rosto está formado e os botões dentários surgem
para dar origem aos dentes.
B
Sua genitália, seus pulmões e seu cérebro estão praticamente formados. No entanto, os rins só começam a funcionar após o nascimento.
Até porque se os rins funcionassem antes disso, não teria como dar um encaminhamento apropriado para a urina que fosse liberada pelo
feto, ainda dentro do útero de sua genitora.
C
Com 32 semanas de gravidez, o feto apresenta aproximadamente 63 cm e seu peso está em torno de 3.800 g. As pálpebras ainda não estão
formadas. Por questões neurológicas, o feto vivencia um retrocesso quanto aos movimentos do corpo. Por isso, bebê passa a se mexer
cada vez menos, dentro do útero, até nascer.
D
Os olhos do feto já estão formados, apesar de ainda não estarem cobertos por cílios, nem por sobrancelhas. A audição já funciona, ainda
que as orelhas não estejam devidamente formadas. O cérebro é incapaz de realizar conexões antes do nascimento, afinal, o feto ainda nem
possui tecido adiposo suficiente para manter a temperatura corpórea após o parto.
Trinca, Bicudo e Pelicioni (2011, p. 82) afirmam, sobre crianças com asma, que "o relacionamento social com os amigos está baseado
em geral em um sentimento de inferioridade, em que tanto a criança como seus amigos consideram a asma como uma doença limitante, uma
vez que apresenta situações do cotidiano, constantes ou não, que revelam fraqueza em atividades que exigem muito esforço físico como o
futebol ou educação física, impedindo com isso que os vínculos sociais sejam fortalecidos". Acerca da asma, associe os itens, utilizando o
código a seguir: 
 
I- Verdade. 
II- Mito. 
 
( ) A asma é mais comum em meninos. 
( ) Asma e obesidade podem estar diretamente relacionadas. 
( ) A "bombinha" de asma vicia. 
( ) A "bombinha" faz mal para o coração. 
( ) Asma em adultos pode estar relacionada à insônia. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: TRINCA, Marisa Augusta; BICUDO, Isabel M. P.; PELICIONI, Maria Cecília F. A interferência da asma no cotidiano das crianças.
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo, v. 21, n. 1, p. 70-84, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.
A II - I - II - I - I.
B II - II - II - II - I.
C II - II - I - I - II.
D I - I - II - II - I.
De acordo com Eidt e Tuleski (2010, p. 126) "a concepção do desenvolvimento como amadurecimento orgânico, entendido como algo
que se dá independentemente do contexto, do meio social e das relações em que a criança está inserida, opõe-se radicalmente à concepção de
desenvolvimento e aprendizagem na abordagem da psicologia histórico-cultural. Nesta última, as funções psicológicas superiores, das quais
fazem parte a atenção e o controle voluntário do comportamento, não são meros processos endógenos, mas dependem fundamentalmente da
apropriação dos signos da cultura, possibilitada pela constante mediação de outros homens". Tendo em vista o desenvolvimento físico durante
a terceira infância (6 a 11 anos) classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Desde o começo, a dotação genética interage com as influências ambientais. Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos:
inicia-se o surto de crescimento do cérebro. O crescimento físico é o mais acelerado do ciclo de vida. 
( ) O crescimento é constante; a aparência torna-se mais esguia e as proporções mais parecidas com as de um adulto. O apetite diminui.
Surge a preferência pelo uso de uma das mãos; aprimoram-se as habilidades motoras finas e gerais e aumenta a força física. 
( ) O crescimento torna-se mais lento. A força física e as habilidades atléticas aumentam. São comuns as doenças respiratórias, mas de um
modo geral a saúde é melhor do que em qualquer outra fase do ciclo de vida.4
5
Giovana Correa Nandi
Educação Especial (1182471) 
25
31/08/2021 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjcxMjA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBGaW5hbCAoT2JqZXRpdmEpIC0gSW5kaXZpZHVhbC… 3/6
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: EIDT, Nadia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cad.
Pesq. São Paulo, v. 40, n. 139, p. 121-146, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
15742010000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2019.
A F - V - V.
B V - F - F.
C V - V - F.
D F - F - V.
Pereira, Vargas e Oliveira (2012) expressam que, no ano de 2003, no Brasil, foi implantada a Política Nacional do Ministério da Saúde
para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Movimentos sociais suscitaram tal política depois de vinte anos requerendo formas
inclusivas de cuidado. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir: 
 
I- Ministério da Saúde. 
II- Secretaria Estadual de Saúde (SES). 
III- Conselho de Saúde. 
 
( ) Órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, em caráter
permanente e deliberativo, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. 
( ) Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da
Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde. 
( ) É o gestor nacional do SUS. Formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional
de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca etc.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: PEREIRA, Maria Odete; VARGAS, Divane; OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira de. Reflexão acerca da política do Ministério da
Saúde brasileiro para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas sob a óptica da Sociologia das Ausências e das Emergências. SMAD,
Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 9-16, abr. 2012. Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762012000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2019.
A II - I - III.
B III - II - I.
C I - III - II.
D I - II - III.
"A questão relativa ao universo do trabalho se faz presente nas discussões oriundas da saúde mental, uma vez que o trabalho representa
para o sujeito um direito básico garantido na Constituição Federal, no entanto, ainda apresentam-se grandes dificuldades para se valer deste
direito" (ANTUNES, 2016, p. 238). Sobre a Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) De acordo com a Constituição Federal, é dever do Estado manter a saúde e bem-estar social da população, mas somente ele não consegue
chegar até esta população, faz-se necessária a participação dos estados e municípios para a aplicação destes programas de saúde. 
( ) Na Constituição Federal, em 2015, na Seção III - Da Saúde Pública, em seu artigo 487, é garantida a saúde como um direito de todos os
nascidos em solo brasileiro, sendo dever do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cumprir com as determinações preconizadas na
Constituição Federal. 
( ) A população brasileira, através da Constituição Federal de 1988, possui o Sistema Único de Saúde - SUS. Ele é mantido pelo Governo
Federal e é considerado um dos programas mais bem elaborados no que se refere à saúde pública. Envolve o acesso universal igualitário às
ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: ANTUNES, Denise Castanho. "Sabor, saúde e sustento": construção em rede de um empreendimento econômico solidário. Cad.
Bras. Saúde Ment., Florianópolis, v. 8, n. 20, p. 239-251, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1984-21472016000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2019.
6
7
Giovana Correa Nandi
Educação Especial (1182471) 
25
31/08/2021 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjcxMjA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBGaW5hbCAoT2JqZXRpdmEpIC0gSW5kaXZpZHVhbC… 4/6
A F - V - F.
B V - F - V.
C V - F - F.
D F - F - V.
A OMS tem se empenhado no desenvolvimento de metodologias para avaliação dos sistemas nacionais de saúde, além de incentivar a
elaboração da Pesquisa Mundial de Saúde. Além do mais, a OMS também visa o controle político de acesso, de qualidade/segurança e de uso
racional no que se refere a medicamentos. Luchessi et al. (2005) acharam necessário investigar sobre a monitoração de propaganda e
publicidade de medicamentos. Sobre o que os levou a fazer essa investigação científica, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: LUCHESSI, André Ducati et al. Monitoração de propaganda e publicidade de medicamentos: âmbito de São Paulo. Rev. Bras.
Cienc. Farm., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 345-349, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
93322005000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jul. 2019.
A
Queriam averiguar se as propagandas estavam sendo transmitidas nos horários de maior audiência, tendo em vista o público-alvo dos
medicamentos. Pesquisaram, assim, o perfil do público (idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo).
B
Procuraram avaliar a aceitação dos anúncios publicitários. O intuito era fazer uma pesquisa de satisfação dos telespectadores e, em caso
de insatisfação, criariam novas peças publicitárias. Assim, melhorariam a imagem da marca junto ao público.
C
Eles estavam focados em identificar a qualidade publicitária das propagandas. Queriam avaliar a qualidade da arte de embalagens, dos
logotipos para produtos e empresas e dos materiais promocionais como cartazes, outdoors e folhetos.
D
Os pesquisadores consideram importante garantir que informações reais sejam repassadas aos consumidores, cuja saúde pode ser posta
em risco em consequência de peças publicitárias e propagandas enganosas de produtos farmacêuticos.
No estudo sobre indicadores de estresse ocupacional com professores, Rodrigues, et al. (2017, p. 260) averiguaram que: "os resultados
indicaram correlação negativa entre o estresse percebido e satisfação com o trabalho docente. Além disso, os que relataram maior satisfação
com o trabalho tenderam a apontar mais frequentemente critérios mediacionais relacionados às suas próprias práticas, em comparação a outros
agentes. Assim, quando o professor encontra satisfação em seu trabalho, tende a valorizar suas próprias ações mediadoras e, possivelmente,
estas tendem a ser potencializadas". Tendo em mente o controle do stress por vias externas e internas, associe os itens, utilizando o código a
seguir: 
 
I- Fator externo (condição ambiental, econômica, social). 
II- Fator interno (organização psíquica e emocional do educador). 
 
( ) Ações que visam à qualidade, tais como: adequada remuneração do empregado, a melhoria das condições de trabalho, a promoção de
desenvolvimento pessoal. 
( ) O oferecimento de crescimento e segurança, a busca de integração social na organização e a consideração da relevância social do
trabalho. 
( ) Estar atento às próprias emoções e desenvolver mecanismos para lidar com elas. Por exemplo, começar e manter um programa regular de
exercícios físicos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: RODRIGUES, Fabiane Aparecida Ferreira Caetano et al. Concepções sobre mediação da aprendizagem e relações com indicadores
de estresse ocupacional. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 2, p. 253-263, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200253&lng=pt&nrm=iso.Acesso em: 22 abr. 2019.
A I - I - II.
B II - II - I.
C I - II - I.
D II - I - II.
8
9
Giovana Correa Nandi
Educação Especial (1182471) 
25
31/08/2021 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjcxMjA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBGaW5hbCAoT2JqZXRpdmEpIC0gSW5kaXZpZHVhbC… 5/6
"Faz-se necessário compreender que a escuta clínica é uma postura ética e política diante do sujeito humano. Não é o local que define a
clínica, e sim a posição do profissional e os objetivos de libertação e potencialização dos sujeitos". Tendo em mente essa afirmação de
Moreira, Romagnoli e Neves (2007, p. 620) sobre a psicologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A psicologia prescreve medicamentos calmantes e tranquilizantes para crianças muito agitadas. 
( ) A psicologia oferece possibilidades de mudanças comportamentais mais favoráveis ao sujeito. 
( ) A psicologia propicia autoconhecimento, diminuição do stress e controle emocional. 
( ) A psicologia é uma modalidade de estudo e prática sobre a subjetividade humana 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; NEVES, Edwiges de Oliveira. O surgimento da clínica
psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 27, n. 4, p. 608-621, dez. 2007. 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000400004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 fev.
2020.
A F - V - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - F - F.
D V - F - V - F.
(ENADE, 2018) O emprego de estratégias como Atendimento de Grupo de Sala de Espera em Unidades de Atenção Básica possibilita
intervenções psicológicas voltadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser a saúde um aspecto dinâmico e influenciado por
fatores biológicos, psicológicos e sociais, a prática do psicólogo nas instituições de saúde pode tornar mais efetivas as estratégias de promoção
e educação em saúde. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A atuação do psicólogo nas Unidades de Atenção Básica deve estar voltada para a identificação e a caracterização de processos
desadaptativos e de transtornos, com a finalidade de tratamento. 
II- O acolhimento, a orientação e a intervenção em nível primário, com foco na adesão do paciente ao tratamento, por exemplo, são
atribuições do psicólogo que atua nas Unidades de Atenção Básica. 
III- Nas Unidades de Atenção Básica, o psicólogo deve dirigir sua atuação profissional à promoção da saúde, com foco na ausência de
doenças e no fortalecimento de ações clínicas terapêuticas. 
IV- A identificação de dificuldades, o planejamento e a intervenção, com vistas à promoção da saúde, devem respaldar a atuação do psicólogo
nas Unidades de Atenção Básica. 
 
É correto apenas o que se afirma em:
A I, II e IV.
B I, II e III.
C III.
D II e IV.
(ENADE, 2018) No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss. Imediatamente,
fomos a Santa Maria e lá nos deparamos com ginásios de esportes que abrigavam vítimas fatais, familiares, amigos, profissionais da saúde, de
segurança, da gestão estadual, municipal e federal, da mídia, voluntários, entre outros que deambulavam por ali sem rumo certo. Havia uma
espécie de caos organizado: espaço de inscrição de voluntários; outro para familiares e amigos aguardarem o chamado feito por microfone
para reconhecerem as vítimas já identificadas pela perícia; uma área destinada à regularização do óbito e outra para a preparação dos corpos e
atos relativos ao funeral. Considerando esse contexto bem como a atuação de psicólogos em situações de emergência e desastres, analise as
sentenças a seguir: 
 
I- Em situações de emergência, cabe ao psicólogo promover o acolhimento das pessoas envolvidas para que reconheçam a necessidade do
acompanhamento psicológico e para que melhor compreendam a fase crítica vivida. 
II- Quando há vítimas fatais, o psicólogo deve mapear os possíveis grupos com processo de luto não reconhecido, principalmente entre
familiares, amigos, professores das vítimas e moradores próximos do local onde ocorreu o desastre. 
III- Como prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-traumático, o psicólogo deve promover ações individuais e coletivas que favoreçam a
10
11
12
Giovana Correa Nandi
Educação Especial (1182471) 
25
31/08/2021 AVA
https://ava2.uniasselvi.com.br/subject/grades-and-tests/answer-book/eyJ0ZXN0Ijp7InRlc3RDb2RlIjoiNjcxMjA2IiwiZGVzY3JpcHRpb24iOiJBdmFsaWHDp8OjbyBGaW5hbCAoT2JqZXRpdmEpIC0gSW5kaXZpZHVhbC… 6/6
capacidade dos sujeitos de enfrentarem o evento traumático. 
IV- Quando atua como voluntário em situações traumáticas, o psicólogo está dispensado de cumprir as exigências formais e legais do seu
exercício profissional, para atender às necessidades imediatas da sociedade. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
FONTE: CABRAL, K. V.; SIMONI, A. C. Fazendo a gestão no olho do furacão. Entre Linhas. Rio Grande do Sul, Ano XIII, n. 62, p. 6-7, abr.
mai.jun. 2013.
A I, III e IV.
B III e IV
C I e IV.
D I, II e III.
Giovana Correa Nandi
Educação Especial (1182471) 
25

Mais conteúdos dessa disciplina