Buscar

Expansão em Criminalidade (19376) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
Material destinado exclusivamente a pesquisa
Qtd. de Questões2
Nota9,00
1A violência doméstica é uma das tragédias que marcam o Brasil contemporâneo. Tratam-se de comportamentos abusivos de toda natureza que afetam, prioritariamente, mulheres, crianças e idosos. Disserte sobre a especificidade da violência contra idosos.
Resposta esperada
O medo de represálias dos familiares ou até mesmo o afeto que sentem pelos agressores justifica a dificuldade de idosos falarem sobre seu sofrimento. Não é difícil compreender o silêncio dos idosos sobre a agressão sofrida, o que implica subnotificações. Predominantemente, o violador é seu próprio filho ou outro membro próximo da família. Embora a maioria dos idosos permanece ativa física e economicamente, os idosos são vulneráveis em seus ambientes de trabalho, ao sofrerem discriminação de toda espécie, sofrendo também violação em sua intimidade.
Minha resposta
A criação do Estatuto do Idoso (Brasil, 2003), foi uma grande conquista para os idosos, mas boa parte ficou apenas no papel pois a subnotificação é um dos grandes problemas enfrentados pelo poder público no combate à violência contra os idosos, visto que na maioria das vezes, o medo de denunciar o agressor, que geralmente é um ente familiar, acaba fazendo com que as autoridades não fiquem sabendo dos casos de maus tratos. A Organização Mundial de Saúde - OMS (2002), define violência contra idoso como um ato de acometimento ou negligência que pode ser intencional ou involuntária, podendo ser de natureza física, psicológica, maus-tratos financeiros ou materiais. Qualquer que seja o tipo de abuso, certamente resultará em sofrimento desnecessário, lesão ou dor, perda ou violação dos direitos humanos e uma redução na qualidade de vida do idoso. Estima-se que a cada mês 1 em 10 idosos são abusados, sendo que apenas 1 em 24 casos é notificado. A subnotificação está associada, na maioria das vezes, ao medo de denunciar o agressor, que geralmente é um ente familiar.
2Penalmente sempre que há a lesão a um bem jurídico ocorre uma relação de causalidade entre a ação típica e o valor protegido pela norma penal. A conduta criminosa recai sobre pessoa ou coisa que se denomina objeto material da conduta criminosa que é penalmente distinto de instrumento do crime. Disserte sobre a diferença entre objeto material do crime, instrumento do crime e corpo de delito.
Resposta esperada
Objeto material é diferente de instrumento do crime, que é o meio usado para a prática do crime. Já corpo de delito são os vestígios deixados pelo crime. Em alguns casos, o objeto material pode coincidir com o sujeito passivo do crime (homicídio, por exemplo). Salienta-se que há crimes nos quais não há objeto material, a exemplo do ato obsceno.
Minha resposta
Os objetos materiais são aqueles que tratam da coisa ou da pessoa sobre a qual a conduta incide. Em um crime de homicídio por exemplo, o objeto material se confunde com o próprio sujeito passivo. Agora em um crime de furto nós temos uma perfeita distinção entre a vítima ¿a pessoa que perdeu aquela coisa¿ e a coisa furtada. Já o instrumento do crime são os objetos ou aparelhos usados para o cometimento da infração penal, como, por exemplo, armas, facas, documentos falsos e cheques adulterados. Por outro lado, o corpo de delito é o conjunto de vestígios materiais produzidos pelo crime, são marcas, pegadas, impressões, rastros, resíduos, resquícios e fragmentos de materiais deixados no local, sendo instrumentos ou produtos do crime.

Continue navegando