Buscar

Teoria Geral da Investigação e Perícia (16792) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qtd. de Questões2
Nota10,00
Material Destinado Exclusivamente a Pesquisa
1Na esfera criminal é definida como a demonstração da veracidade a respeito de alegações que influenciam no julgamento da responsabilidade e aplicação de penas de uma infração penal cometida. Assim, podemos afirmar que as provas criminais possuem como objetivo principal a formação de convicção do juiz quanto à autoria e à materialidade de um delito. Disserte sobre a diferença das provas criminais legais das ilegais.
Resposta esperada
As provas lícitas são as admitidas pelo direito em geral, já as ilícitas são as obtidas com violação do direito material, sendo as provas ilegítimas obtidas com desrespeito ao direito processual e as ilegais, por sua vez, obtidas com violação de natureza material ou processual ao ordenamento jurídico. Na investigação criminal realizada pela polícia, essa não pode agir como parte interessada, devendo proceder de forma a não violar o direito.
Minha resposta
Entende-se como prova lícita aquela admitida pelo direito em geral. Prova é todo elemento capaz de contribuir para uma investigação com o objetivo de se chegar o mais próximo da verdade dos fatos. A prova ilegal da espécie prova ilícita é aquela que é obtida em violação ao direito material, já a prova ilegal da espécie ilegítima é obtida violando o direito processual, então se você obtiver uma confissão mediante tortura é uma prova ilícita, agora se você obtiver um documento entrando em um domicílio sem mandado de busca a sua prova é ilegítima. A "Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada" define que tudo aquilo que decorre da prova ilícita deve ser anulado, quando se fizer presente o nexo de causalidade entre elas. A prova ilícita Pró Réu ocorre quando há a exclusão da ilicitude em decorrência do estado de necessidade ou da legítima defesa do acusado.
2A prova pericial na esfera criminal tem como objetivo fornecer elementos e subsídios para o livre convencimento do juiz e, consequentemente, para a aplicação da justiça. Portanto, sua finalidade é a de possibilitar o estabelecimento da verdade real. A perícia é obrigatoriamente realizada por um perito que é o profissional tecnicamente qualificado. Disserte acerca das modalidades do perito.
Resposta esperada
• Oficiais: são os médicos legistas e peritos criminais, conforme define o artigo 159 do Código de Processo Penal. • Louvados, nomeados, designados, não oficiais, ad hoc: são os peritos definidos pelos artigos 159, parágrafos 1° e 2°, do Código de Processo Penal, 156, parágrafo 1°, do Código de Processo Civil, e 3° da Lei nº 5.584, de 26 de junho de 1970. • Assistentes técnicos: são os peritos indicados pelas partes no juízo civil ou trabalhista. Sua definição está estabelecida nos artigos 131, inciso I, 421, inciso I, e 422, do Código de Processo Civil, e artigo 3° da Lei n° 5.584, de 26 de junho de 1970.
Minha resposta
Modalidades de peritos: Oficiais; Peritos Louvados; Assistentes técnicos e/ou peritos do juízo. Peritos Oficiais: São pessoas físicas investidas em cargos públicos pertencentes a carreiras do funcionalismo público estatal, conforme define o artigo 159 do Código de Processo Penal. Os peritos oficiais são de duas espécies: médicos legistas e peritos criminais. Aos peritos oficiais cabem a realização de exames do corpo de delito e todas as outras perícias. Peritos Louvados: "Nomeados, designados, não oficiais, ad hoc" são auxiliares da justiça que assessoram o juízo sempre que a prova do facto dependa do conhecimento técnico, científico ou artístico, conforme define os artigos 159, parágrafos 1° e 2°, do Código de Processo Penal, 156, parágrafo 1°, do Código de Processo Civil, e 3° da Lei nº 5.584, de 26 de junho de 1970. Os peritos louvados são simplesmente indicados, mesmo sem que haja ato de investidura profissional. Todavia, a atividade exercida pelos peritos designados, é também e deve ser regulamentada pelos dispostos processuais duma determinada legislação. Para o exercício da atividade pericial, o perito designado deverá refletir idoneidade moral e habilidade técnica. Assistentes técnicos e/ou peritos do juízo: São técnicos, que no juízo nomeiam para assessoria num exame, vistoria ou avaliação levada a efeito pelo perito do juízo, conforme sua definição que está estabelecida nos artigos 131, inciso I, 421, inciso I, e 422, do Código de Processo Civil, e artigo 3° da Lei n° 5.584, de 26 de junho de 1970. Os assistentes técnicos só são de fóruns civil e trabalhista, não o podendo serem no fórum criminal. São nomeados pelas partes indiciarias dum processo, mas homologadas pelo juíz.

Continue navegando