Logo Passei Direto
Buscar

Análise de Textos sobre Política Brasileira

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise o seguinte excerto de texto: “A bossa nova foi um movimento musical que surgiu no Rio em 1958 [...]. [O] momento era de mudança [...]. No governo JK [Juscelino Kubitschek], o país viveu a euforia desenvolvimentista, de crescimento espetacular (10% ao ano), de consumo desenfreado, e novos produtos das multinacionais invadiram nosso mercado. O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A. e CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música . Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de Juscelino Kubitschek, marque a alternativa correta:
A O apelido de “presidente bossa nova” dado a JK refere-se aos incentivos culturais que o Plano de Metas garantiu, ajudando a explodir a bossa nova no Brasil.
B A frase “O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’” refere-se à inflação que consumia a classe média, impedindo-a de alcançar o sonho de ter um carro.
C A euforia com sucesso inicial do Plano de Metas coincidiu com o estouro da bossa nova, fazendo com que JK recebesse o apelido de “presidente bossa nova”.
D O governo de JK garantiu crescimento econômico e controle da inflação, impedindo que as classes trabalhadoras fossem oneradas e por isso recebeu o apelido de “presidente bossa nova”.
E JK recebeu o apelido de “presidente bossa nova” devido à sua simpatia e ao seu carisma, mesmo tendo a inflação impedido o sucesso de sua política desenvolvimentista.

Considere a seguinte passagem de texto: “As principais entidades empresariais, representadas nas declarações e nas ações de suas lideranças mais expressivas, mantiveram o apoio à agenda governamental. O êxito do Plano Real garantiu a unidade do conjunto da classe em torno da estabilidade econômica, a despeito do sacrifício imposto a alguns setores, desencorajando manifestações de dissidência e isolando os mais descontentes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ. L. Empresariado e projeto neoliberal na América Latina: Uma avaliação dos anos 80. In: SZWAKO, J.; MOURA, R.; FILHO, D. P. (Org.). Estado e Sociedade no Brasil. p. 181-202, 1. ed. Rio de Janeiro: IdeiaD, 2016. p. 192.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o Plano Real, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Plano Real era a décima terceira tentativa de equilibrar a economia desde 1979, mas também falhou no seu objetivo de conter a inflação.
II. ( ) O Plano Real, diferentemente dos planos anteriores, teve sucesso em conter a inflação, pois rompeu com a lógica neoliberal iniciada por Collor.
III. ( ) O sucesso inicial do Plano Real garantiu a Fernando Henrique, seu idealizador, uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 1994.
A V – V – F
B V – F – V
C F – V – V
D F – F – V
E V – V – V

Atente para o trecho o texto a seguir: “Em artigo publicado na Tribuna da Imprensa [...], Carlos Lacerda propôs uma série de medidas [...]. Entre elas incluíam-se a instituição do parlamentarismo, cabendo a um chefe militar ocupar o primeiro gabinete, o adiamento das eleições presidenciais para ao menos 1º de janeiro de 1956, a dissolução do Congresso e a convocação, em fevereiro de 1956, de uma assembleia constituinte que votaria a nova Constituição”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANTOJA, S. Juscelino Kubitschek de Oliveira (verbete biográfico). . Acesso em 4 jan. 2018.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a eleição de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes afirmativas:
I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas.
II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa.
III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito.
IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis.
A I e II
B I e III
C II e III
D I, II e IV
E I, III e IV

Considere a seguinte citação: ‘Milhões de pessoas foram às ruas [...] de camisa amarela, símbolo da campanha [das Diretas Já]. [...] [O] povo cantava [...] ‘Pelas Tabelas’ de Chico Buarque, que [...] trazia aquele toque de esperança pela volta da eleição para presidente [...]: ‘Ando com a minha cabeça já pelas tabelas / Claro que ninguém se toca de minha aflição. / Quando vi todo mundo na rua de blusa amarela / Eu achei que era ela puxando um cordão’. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A.; CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a campanha das Diretas Já, analise as seguintes afirmacoes:
I. A campanha das Diretas Já foi a última grande mobilização da sociedade civil na ditadura, conquistando uma vitória decisiva contra o regime militar que acabaria em 1985.
II. A emenda Dante de Oliveira pelas Diretas Já foi uma luta parlamentar, que não gerou grande mobilização da sociedade civil, acabando por ser derrotada.
III. A campanha das Diretas Já, mesmo derrotada, consolidou algumas lideranças políticas, como é o caso de Lula, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi atuante nas mobilizações.
A I e II
B I e III
C I, II e III
D II e III
E III

Examine o seguinte fragmento de uma notícia: “Foi julgado [...] o caso do cancelamento do registro do PCB [Partido Comunista Brasileiro] [...]. O julgamento despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará [...]. O Judiciário iria dispor [...] se o partido [...] chocava-se com normas [...] do regime democrático [...]. [O] PCB [...] não poderá funcionar nem difundir a [...] doutrina cosmopolita, de que se faz ardoroso intérprete”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: As Comunismo e democracia, Jornal do Brasil, 8 de maio de 1947. . Acesso em 2 jan. 2018.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a democratização do Brasil após o Estado Novo, é correto afirmar que:
A O registro do PCB aconteceu pelo apoio que o partido havia dado a Getúlio Vargas no movimento Queremista, ligando-o ao Estado Novo.
B O PCB foi posto na ilegalidade, o que não representou grande alteração no cenário político, devido ao seu tamanho ínfimo e nenhum representante parlamentar.
C O trecho “despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará” mostra o alinhamento da América do Sul com a União Soviética no cenário de Guerra Fria.
D O trecho “não poderá [...] difundir a [...] doutrina cosmopolita” refere-se ao comunismo, que se caracteriza pelo nacionalismo e, por isso, é também chamado de cosmopolita.

Considere a seguinte passagem de texto: “O novo pacto [...] configurou o chamado populismo brasileiro, que não pode ser reduzido a uma mera manipulação das massas, [ou] produto de sua passividade. Se são importantes [...] aspectos como o carisma do líder e a identificação que propicia entre estado e indivíduos [...], cabe lembrar que o populismo representou também o reconhecimento institucional da cidadania política dos trabalhadores”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, S. R. Sociedade e política: Construção e crise do populismo no Brasil. In: LINHARES, Maria Y. (Org.). História geral do Brasil. p. 257-263, 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 262.
Considerando as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o populismo, analise as frases que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Getúlio Vargas foi um dos principais representantes do chamado populismo, por ter como característica uma identificação entre Estado e indivíduos.
II. ( ) A vitória de Juscelino Kubitschek representou a vitória do projeto populista contra o projeto liberal encarnado por Lacerda.
III. ( ) A vitória de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, candidatos populistas, mostra que os trabalhadores eram facilmente manipulados por esses políticos e não possuíam autonomia.
A V – V – V
B V – F – V
C F – V – F
D F – F – V
E V – V – F

Leia o fragmento do texto a seguir: “Getúlio Vargas foi o candidato que obteve os resultados mais espetaculares nas eleições para a Constituinte, com um total de quase 1.150.000 votos em sete unidades da federação, quase 40% dos sufrágios obtidos por Dutra para a presidência da República. Foi eleito senador por dois estados: Rio Grande do Sul (na legenda do PSD) e São Paulo (na legenda do PTB)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRANDI, P. Getúlio Dornelles Vargas (verbete biográfico). . Acesso em 1 jan. 2018.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre as eleições de 1945, assinale a alternativa correta:
A Com o fato de Getúlio Vargas não ter sido candidato à presidência da república nas eleições de 1945, fica evidente sua derrota política.
B A expressiva votação a favor de Getúlio Vargas nas eleições da constituinte é uma evidência de que a população queria a volta do Estado Novo e da ditadura varguista.
C O fim do Estado Novo não representou o fim político de Getúlio Vargas, como fica evidente no seu expressivo resultado eleitoral em 1945.
D O número de votos que Getúlio Vargas recebeu para a assembleia constituinte não teve influência nas eleições presidenciais, vencendo Dutra, oposicionista de Vargas.
E Getúlio Vargas e seus apoiadores, ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conseguiram derrotar os oposicionistas liberais da União Democrática Nacional (UDN) e do Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 1945.

Atente o trecho do texto a seguir: “Mais de 80 empresas estão envolvidas em espionagem e delação de quase 300 funcionários, segundo levantamento feito pela Comissão Nacional da Verdade. O intuito era sufocar qualquer movimento sindicalista que estivesse sendo gestado entre os trabalhadores de grandes montadoras, como Volkswagen, Chrysler, Ford, General Motors, Toyota, Scania, Rolls-Royce, Mercedes Benz”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, B. Mais de 80 empresas colaboraram com a ditadura militar no Brasil. . Acesso em 10 jan. 2018.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o regime político de 1964 a 1985, marque a alternativa correta:
A A decisiva participação de empresários de 1964 a 1985 descaracteriza a ditadura como tendo caráter militar, visto que o empresariado civil tinha o controle desse processo político.
B Apesar da participação de civis, principalmente do empresariado, no governo militar, a historiografia aponta que isso não poderia caracterizar o regime como civil e militar.
C A ditadura de 1964 a 1985 ficou caracterizada como civil e militar devido à participação direta de empresários na cúpula do governo e também pelo fato de ter havido, na época, presidentes civis.
D A contribuição do empresariado para a implantação da ditadura militar mostra a repressão que eles, mesmo sendo contrários a esse regime político, estavam sofrendo para colaborar para o sucesso desse sistema governamental.
E A historiografia recente costuma chamar o regime de 1964 a 1985 de ditadura civil e militar devido à grande participação da sociedade civil, principalmente de empresários, para derrubar o governo de João Goulart.

ia recente costuma chamar o regime de 1964 a 1985 de ditadura civil e militar devido à grande participação da sociedade civil, principalmente de empresários, para derrubar o governo de João Goulart.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de João Goulart e as ligas camponesas, marque a alternativa correta:
A As ligas camponesas foram as que mais apoiaram o presidente Jango sem impor nenhum tipo de pressão em relação às reformas agrárias, pois entendiam os limites da ação do governo.
B As ligas camponesas, surgidas em 1955, tiveram participação importante no apoio e na pressão pela reforma agrária presente no projeto de reformas de base de Jango.
C Com o início do levante militar que originou o golpe que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, as ligas camponesas foram consideradas como o mais duradouro foco de resistência armada à implantação da ditadura.
D As ligas camponesas, devido à sua radicalização política, viam o governo João Goulart como traidor e passaram a se posicionar, publicamente, contrárias ao presidente.
E As ligas camponesas foram criadas pelo governo de João Goulart como forma de impulsionar a reforma agrária, uma das diretrizes das reformas de base.

Em abril de 1974, o regime militar completava dez anos, com poucas ameaças no horizonte. Um simulacro de democracia era mantido, com eleições diretas apenas para deputados, senadores, vereadores e parte dos prefeitos [...]. O ano de 74 terminaria, porém, em desastre para o governo. Nas eleições [...], o MDB [...], partido da ‘oposição consentida’, se recuperou espetacularmente, elegendo 16 senadores, das 22 vagas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Apesar de Geisel anunciar uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a vitória do MDB em 1974, partido de oposição que a ditadura consentia, acabou por apressar o processo de redemocratização.
II. A ditadura civil e militar buscou manter o controle da abertura política e assim garantir uma transição sem revanchismos e punições para os militares que fizeram parte do regime.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise o seguinte excerto de texto: “A bossa nova foi um movimento musical que surgiu no Rio em 1958 [...]. [O] momento era de mudança [...]. No governo JK [Juscelino Kubitschek], o país viveu a euforia desenvolvimentista, de crescimento espetacular (10% ao ano), de consumo desenfreado, e novos produtos das multinacionais invadiram nosso mercado. O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A. e CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música . Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de Juscelino Kubitschek, marque a alternativa correta:
A O apelido de “presidente bossa nova” dado a JK refere-se aos incentivos culturais que o Plano de Metas garantiu, ajudando a explodir a bossa nova no Brasil.
B A frase “O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’” refere-se à inflação que consumia a classe média, impedindo-a de alcançar o sonho de ter um carro.
C A euforia com sucesso inicial do Plano de Metas coincidiu com o estouro da bossa nova, fazendo com que JK recebesse o apelido de “presidente bossa nova”.
D O governo de JK garantiu crescimento econômico e controle da inflação, impedindo que as classes trabalhadoras fossem oneradas e por isso recebeu o apelido de “presidente bossa nova”.
E JK recebeu o apelido de “presidente bossa nova” devido à sua simpatia e ao seu carisma, mesmo tendo a inflação impedido o sucesso de sua política desenvolvimentista.

Considere a seguinte passagem de texto: “As principais entidades empresariais, representadas nas declarações e nas ações de suas lideranças mais expressivas, mantiveram o apoio à agenda governamental. O êxito do Plano Real garantiu a unidade do conjunto da classe em torno da estabilidade econômica, a despeito do sacrifício imposto a alguns setores, desencorajando manifestações de dissidência e isolando os mais descontentes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ. L. Empresariado e projeto neoliberal na América Latina: Uma avaliação dos anos 80. In: SZWAKO, J.; MOURA, R.; FILHO, D. P. (Org.). Estado e Sociedade no Brasil. p. 181-202, 1. ed. Rio de Janeiro: IdeiaD, 2016. p. 192.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o Plano Real, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Plano Real era a décima terceira tentativa de equilibrar a economia desde 1979, mas também falhou no seu objetivo de conter a inflação.
II. ( ) O Plano Real, diferentemente dos planos anteriores, teve sucesso em conter a inflação, pois rompeu com a lógica neoliberal iniciada por Collor.
III. ( ) O sucesso inicial do Plano Real garantiu a Fernando Henrique, seu idealizador, uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 1994.
A V – V – F
B V – F – V
C F – V – V
D F – F – V
E V – V – V

Atente para o trecho o texto a seguir: “Em artigo publicado na Tribuna da Imprensa [...], Carlos Lacerda propôs uma série de medidas [...]. Entre elas incluíam-se a instituição do parlamentarismo, cabendo a um chefe militar ocupar o primeiro gabinete, o adiamento das eleições presidenciais para ao menos 1º de janeiro de 1956, a dissolução do Congresso e a convocação, em fevereiro de 1956, de uma assembleia constituinte que votaria a nova Constituição”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANTOJA, S. Juscelino Kubitschek de Oliveira (verbete biográfico). . Acesso em 4 jan. 2018.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a eleição de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes afirmativas:
I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas.
II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa.
III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito.
IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis.
A I e II
B I e III
C II e III
D I, II e IV
E I, III e IV

Considere a seguinte citação: ‘Milhões de pessoas foram às ruas [...] de camisa amarela, símbolo da campanha [das Diretas Já]. [...] [O] povo cantava [...] ‘Pelas Tabelas’ de Chico Buarque, que [...] trazia aquele toque de esperança pela volta da eleição para presidente [...]: ‘Ando com a minha cabeça já pelas tabelas / Claro que ninguém se toca de minha aflição. / Quando vi todo mundo na rua de blusa amarela / Eu achei que era ela puxando um cordão’. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A.; CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a campanha das Diretas Já, analise as seguintes afirmacoes:
I. A campanha das Diretas Já foi a última grande mobilização da sociedade civil na ditadura, conquistando uma vitória decisiva contra o regime militar que acabaria em 1985.
II. A emenda Dante de Oliveira pelas Diretas Já foi uma luta parlamentar, que não gerou grande mobilização da sociedade civil, acabando por ser derrotada.
III. A campanha das Diretas Já, mesmo derrotada, consolidou algumas lideranças políticas, como é o caso de Lula, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi atuante nas mobilizações.
A I e II
B I e III
C I, II e III
D II e III
E III

Examine o seguinte fragmento de uma notícia: “Foi julgado [...] o caso do cancelamento do registro do PCB [Partido Comunista Brasileiro] [...]. O julgamento despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará [...]. O Judiciário iria dispor [...] se o partido [...] chocava-se com normas [...] do regime democrático [...]. [O] PCB [...] não poderá funcionar nem difundir a [...] doutrina cosmopolita, de que se faz ardoroso intérprete”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: As Comunismo e democracia, Jornal do Brasil, 8 de maio de 1947. . Acesso em 2 jan. 2018.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a democratização do Brasil após o Estado Novo, é correto afirmar que:
A O registro do PCB aconteceu pelo apoio que o partido havia dado a Getúlio Vargas no movimento Queremista, ligando-o ao Estado Novo.
B O PCB foi posto na ilegalidade, o que não representou grande alteração no cenário político, devido ao seu tamanho ínfimo e nenhum representante parlamentar.
C O trecho “despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará” mostra o alinhamento da América do Sul com a União Soviética no cenário de Guerra Fria.
D O trecho “não poderá [...] difundir a [...] doutrina cosmopolita” refere-se ao comunismo, que se caracteriza pelo nacionalismo e, por isso, é também chamado de cosmopolita.

Considere a seguinte passagem de texto: “O novo pacto [...] configurou o chamado populismo brasileiro, que não pode ser reduzido a uma mera manipulação das massas, [ou] produto de sua passividade. Se são importantes [...] aspectos como o carisma do líder e a identificação que propicia entre estado e indivíduos [...], cabe lembrar que o populismo representou também o reconhecimento institucional da cidadania política dos trabalhadores”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, S. R. Sociedade e política: Construção e crise do populismo no Brasil. In: LINHARES, Maria Y. (Org.). História geral do Brasil. p. 257-263, 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 262.
Considerando as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o populismo, analise as frases que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Getúlio Vargas foi um dos principais representantes do chamado populismo, por ter como característica uma identificação entre Estado e indivíduos.
II. ( ) A vitória de Juscelino Kubitschek representou a vitória do projeto populista contra o projeto liberal encarnado por Lacerda.
III. ( ) A vitória de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, candidatos populistas, mostra que os trabalhadores eram facilmente manipulados por esses políticos e não possuíam autonomia.
A V – V – V
B V – F – V
C F – V – F
D F – F – V
E V – V – F

Leia o fragmento do texto a seguir: “Getúlio Vargas foi o candidato que obteve os resultados mais espetaculares nas eleições para a Constituinte, com um total de quase 1.150.000 votos em sete unidades da federação, quase 40% dos sufrágios obtidos por Dutra para a presidência da República. Foi eleito senador por dois estados: Rio Grande do Sul (na legenda do PSD) e São Paulo (na legenda do PTB)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRANDI, P. Getúlio Dornelles Vargas (verbete biográfico). . Acesso em 1 jan. 2018.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre as eleições de 1945, assinale a alternativa correta:
A Com o fato de Getúlio Vargas não ter sido candidato à presidência da república nas eleições de 1945, fica evidente sua derrota política.
B A expressiva votação a favor de Getúlio Vargas nas eleições da constituinte é uma evidência de que a população queria a volta do Estado Novo e da ditadura varguista.
C O fim do Estado Novo não representou o fim político de Getúlio Vargas, como fica evidente no seu expressivo resultado eleitoral em 1945.
D O número de votos que Getúlio Vargas recebeu para a assembleia constituinte não teve influência nas eleições presidenciais, vencendo Dutra, oposicionista de Vargas.
E Getúlio Vargas e seus apoiadores, ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conseguiram derrotar os oposicionistas liberais da União Democrática Nacional (UDN) e do Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 1945.

Atente o trecho do texto a seguir: “Mais de 80 empresas estão envolvidas em espionagem e delação de quase 300 funcionários, segundo levantamento feito pela Comissão Nacional da Verdade. O intuito era sufocar qualquer movimento sindicalista que estivesse sendo gestado entre os trabalhadores de grandes montadoras, como Volkswagen, Chrysler, Ford, General Motors, Toyota, Scania, Rolls-Royce, Mercedes Benz”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, B. Mais de 80 empresas colaboraram com a ditadura militar no Brasil. . Acesso em 10 jan. 2018.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o regime político de 1964 a 1985, marque a alternativa correta:
A A decisiva participação de empresários de 1964 a 1985 descaracteriza a ditadura como tendo caráter militar, visto que o empresariado civil tinha o controle desse processo político.
B Apesar da participação de civis, principalmente do empresariado, no governo militar, a historiografia aponta que isso não poderia caracterizar o regime como civil e militar.
C A ditadura de 1964 a 1985 ficou caracterizada como civil e militar devido à participação direta de empresários na cúpula do governo e também pelo fato de ter havido, na época, presidentes civis.
D A contribuição do empresariado para a implantação da ditadura militar mostra a repressão que eles, mesmo sendo contrários a esse regime político, estavam sofrendo para colaborar para o sucesso desse sistema governamental.
E A historiografia recente costuma chamar o regime de 1964 a 1985 de ditadura civil e militar devido à grande participação da sociedade civil, principalmente de empresários, para derrubar o governo de João Goulart.

ia recente costuma chamar o regime de 1964 a 1985 de ditadura civil e militar devido à grande participação da sociedade civil, principalmente de empresários, para derrubar o governo de João Goulart.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de João Goulart e as ligas camponesas, marque a alternativa correta:
A As ligas camponesas foram as que mais apoiaram o presidente Jango sem impor nenhum tipo de pressão em relação às reformas agrárias, pois entendiam os limites da ação do governo.
B As ligas camponesas, surgidas em 1955, tiveram participação importante no apoio e na pressão pela reforma agrária presente no projeto de reformas de base de Jango.
C Com o início do levante militar que originou o golpe que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, as ligas camponesas foram consideradas como o mais duradouro foco de resistência armada à implantação da ditadura.
D As ligas camponesas, devido à sua radicalização política, viam o governo João Goulart como traidor e passaram a se posicionar, publicamente, contrárias ao presidente.
E As ligas camponesas foram criadas pelo governo de João Goulart como forma de impulsionar a reforma agrária, uma das diretrizes das reformas de base.

Em abril de 1974, o regime militar completava dez anos, com poucas ameaças no horizonte. Um simulacro de democracia era mantido, com eleições diretas apenas para deputados, senadores, vereadores e parte dos prefeitos [...]. O ano de 74 terminaria, porém, em desastre para o governo. Nas eleições [...], o MDB [...], partido da ‘oposição consentida’, se recuperou espetacularmente, elegendo 16 senadores, das 22 vagas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Apesar de Geisel anunciar uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a vitória do MDB em 1974, partido de oposição que a ditadura consentia, acabou por apressar o processo de redemocratização.
II. A ditadura civil e militar buscou manter o controle da abertura política e assim garantir uma transição sem revanchismos e punições para os militares que fizeram parte do regime.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - 
Analise o seguinte excerto de texto: 
“A bossa nova foi um movimento musical que surgiu no Rio em 1958 [...]. [O] momento era de mudança [...]. No governo JK [Juscelino Kubitschek], o país viveu a euforia desenvolvimentista, de crescimento espetacular (10% ao ano), de consumo desenfreado, e novos produtos das multinacionais invadiram nosso mercado. O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A. e CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de Juscelino Kubitschek, marque a alternativa correta:
	
	A
	O apelido de “presidente bossa nova” dado a JK refere-se aos incentivos culturais que
 o Plano de Metas garantiu, ajudando a explodir a bossa nova no Brasil. 
	
	B
	A frase “O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’” refere-se à inflação 
que consumia a classe média, impedindo-a de alcançar o sonho de ter um carro.
	
	C
	A euforia com sucesso inicial do Plano de Metas coincidiu com o estouro da bossa 
nova, fazendo com que JK recebesse o apelido de “presidente bossa nova”.
	
	D
	O governo de JK garantiu crescimento econômico e controle da inflação, impedindo que 
as classes trabalhadoras fossem oneradas e por isso recebeu o apelido de “presidente 
bossa nova”.
	
	E
	JK recebeu o apelido de “presidente bossa nova” devido à sua simpatia e ao seu carisma, 
mesmo tendo a inflação impedido o sucesso de sua política desenvolvimentista.
Questão 2/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere a seguinte passagem de texto: 
“As principais entidades empresariais, representadas nas declarações e nas ações de suas lideranças mais expressivas, mantiveram o apoio à agenda governamental. O êxito do Plano Real garantiu a unidade do conjunto da classe em torno da estabilidade econômica, a despeito do sacrifício imposto a alguns setores, desencorajando manifestações de dissidência e isolando os mais descontentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ. L. Empresariado e projeto neoliberal na América Latina: Uma avaliação dos anos 80. In: SZWAKO, J.; MOURA, R.; FILHO, D. P. (Org.). Estado e Sociedade no Brasil. p. 181-202, 1. ed. Rio de Janeiro: IdeiaD, 2016. p. 192. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o Plano Real, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Plano Real era a décima terceira tentativa de equilibrar a economia desde 1979, mas também falhou no seu objetivo de conter a inflação.
II. (  ) O Plano Real, diferentemente dos planos anteriores, teve sucesso em conter a inflação, pois rompeu com a lógica neoliberal iniciada por Collor.
III. (  ) O sucesso inicial do Plano Real garantiu a Fernando Henrique, seu idealizador, uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 1994. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	F – F – V
	
	E
	V – V – V
Questão 4/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Atente para o trecho o texto a seguir: 
“Em artigo publicado na Tribuna da Imprensa [...], Carlos Lacerda propôs uma série de medidas [...]. Entre elas incluíam-se a instituição do parlamentarismo, cabendo a um chefe militar ocupar o primeiro gabinete, o adiamento das eleições presidenciais para ao menos 1º de janeiro de 1956, a dissolução do Congresso e a convocação, em fevereiro de 1956, de uma assembleia constituinte que votaria a nova Constituição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANTOJA, S. Juscelino  Kubitschek de Oliveira (verbete biográfico). <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/juscelino-kubitschek-de-oliveira>. Acesso em 4 jan. 2018. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a eleição de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes afirmativas:
I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas.
II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa.
III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito.
IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I, III e IV
Questão 5/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere a seguinte citação: 
“Milhões de pessoas foram às ruas [...] de camisa amarela, símbolo da campanha [das Diretas Já]. [...] [O] povo cantava [...] ‘Pelas Tabelas’ de Chico Buarque, que [...] trazia aquele toque de esperança pela volta da eleição para presidente [...]: ‘Ando com a minha cabeça já pelas tabelas / Claro que ninguém se toca de minha aflição. / Quando vi todo mundo na rua de blusa amarela / Eu achei que era ela puxando um cordão’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A.; CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a campanha das Diretas Já, analise as seguintes afirmações:
I. A campanha das Diretas Já foi a última grande mobilização da sociedade civil na ditadura, conquistando uma vitória decisiva contra o regime militar que acabaria em 1985.
II. A emenda Dante de Oliveira pelas Diretas Já foi uma luta parlamentar, que não gerou grande mobilização da sociedade civil, acabando por ser derrotada.
III. A campanha das Diretas Já, mesmo derrotada, consolidou algumas lideranças políticas, como é o caso de Lula, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi atuante nas mobilizações. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e III
	
	E
	III
Questão 6/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Examine o seguinte fragmento de uma notícia: 
“Foi julgado [...] o caso do cancelamento do registro do PCB [Partido Comunista Brasileiro] [...]. O julgamento despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará [...]. O Judiciário iria dispor [...] se o partido [...] chocava-se com normas [...] do regime democrático [...]. [O] PCB [...] não poderá funcionar nem difundir a [...] doutrina cosmopolita, de que se faz ardoroso intérprete”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: As Comunismo e democracia, Jornal do Brasil, 8 de maio de 1947. <https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19470508&printsec=frontpage&hl=pt-BR>. Acesso em 2 jan. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a democratização do Brasil após o Estado Novo, é correto afirmar que:
	
	A
	O fragmento da notícia acima mostra os limites da redemocratização do período após
 1945, os quais forma impostos, também, pela nova configuração geopolítica mundial 
caracterizada pela Guerra Fria.
	
	B
	A cassação do registro do PCB aconteceu pelo apoio que o partido havia dado a 
Getúlio Vargas no movimento Queremista, ligando-o ao Estado Novo.
	
	C
	O PCB foi posto na ilegalidade, o que não representougrande alteração no cenário
 político, devido ao seu tamanho ínfimo e nenhum representante parlamentar.
	
	D
	O trecho “despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca 
de uma orientação, que se uniformizará” mostra o alinhamento da América do Sul com
 a União Soviética no cenário de Guerra Fria.
	
	E
	O trecho “não poderá [...] difundir a [...] doutrina cosmopolita” refere-se ao comunismo,
 que se caracteriza pelo nacionalismo e, por isso, é também chamado de cosmopolita.
Questão 7/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O novo pacto [...] configurou o chamado populismo brasileiro, que não pode ser reduzido a uma mera manipulação das massas, [ou] produto de sua passividade. Se são importantes [...] aspectos como o carisma do líder e a identificação que propicia entre estado e indivíduos [...], cabe lembrar que o populismo representou também o reconhecimento institucional da cidadania política dos trabalhadores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, S. R. Sociedade e política: Construção e crise do populismo no Brasil. In: LINHARES, Maria Y. (Org.). História geral do Brasil. p. 257-263, 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 262. 
Considerando as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o populismo, analise as frases que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Getúlio Vargas foi um dos principais representantes do chamado populismo, por ter como característica uma identificação entre Estado e indivíduos.
II. (  ) A vitória de Juscelino  Kubitschek representou a vitória do projeto populista contra o projeto liberal encarnado por Lacerda.
III. ( ) A vitória de Getúlio Vargas e de Juscelino  Kubitschek, candidatos populistas, mostra que os trabalhadores eram facilmente manipulados por esses políticos e não possuíam autonomia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	F – F – V
	
	E
	V – V – F
Questão 8/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Getúlio Vargas foi o candidato que obteve os resultados mais espetaculares nas eleições para a Constituinte, com um total de quase 1.150.000 votos em sete unidades da federação, quase 40% dos sufrágios obtidos por Dutra para a presidência da República. Foi eleito senador por dois estados: Rio Grande do Sul (na legenda do PSD) e São Paulo (na legenda do PTB)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRANDI, P. Getúlio Dornelles Vargas (verbete biográfico). <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/getulio-dornelles-vargas>. Acesso em 1 jan. 2018. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre as eleições de 1945, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Com o fato de Getúlio Vargas não ter sido candidato à presidência da república nas 
eleições de 1945, fica evidente sua derrota política.
	
	B
	A expressiva votação a favor de Getúlio Vargas nas eleições da constituinte é uma 
evidência de que a população queria a volta do Estado Novo e da ditadura varguista.
	
	C
	O fim do Estado Novo não representou o fim político de Getúlio Vargas, como fica 
evidente no seu expressivo resultado eleitoral em 1945.
	
	D
	O número de votos que Getúlio Vargas recebeu para a assembleia constituinte não teve
 influência nas eleições presidenciais, vencendo Dutra, oposicionista de Vargas.
	
	E
	Getúlio Vargas e seus apoiadores, ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 
conseguiram derrotar os oposicionistas liberais da União Democrática Nacional (UDN) 
e do Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 1945.
Questão 9/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Atente o trecho do texto a seguir: 
“Mais de 80 empresas estão envolvidas em espionagem e delação de quase 300 funcionários, segundo levantamento feito pela Comissão Nacional da Verdade. O intuito era sufocar qualquer movimento sindicalista que estivesse sendo gestado entre os trabalhadores de grandes montadoras, como Volkswagen, Chrysler, Ford, General Motors, Toyota, Scania, Rolls-Royce, Mercedes Benz”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, B. Mais de 80 empresas colaboraram com a ditadura militar no Brasil. <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/53383-artilharia.shtml>. Acesso em 10 jan. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o regime político de 1964 a 1985, marque a alternativa correta:
	
	A
	A decisiva participação de empresários de 1964 a 1985 descaracteriza a ditadura como
 tendo caráter militar, visto que o empresariado civil tinha o controle desse processo
 político.
	
	B
	Apesar da participação de civis, principalmente do empresariado, no governo militar,
 a historiografia aponta que isso não poderia caracterizar o regime como civil e militar.
	
	C
	A ditadura de 1964 a 1985 ficou caracterizada como civil e militar devido à participação 
direta de empresários na cúpula do governo e também pelo fato de ter havido, na época, 
presidentes civis.
	
	D
	A contribuição do empresariado para a implantação da ditadura militar mostra a 
repressão que eles, mesmo sendo contrários a esse regime político, estavam 
sofrendo para colaborar para o sucesso desse sistema governamental.
	
	E
	A historiografia recente costuma chamar o regime de 1964 a 1985 de ditadura civil e
 militar devido à grande participação da sociedade civil, principalmente de empresários,
 para derrubar o governo de João Goulart.
Questão 10/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere o trecho do texto a seguir: 
“O livro, ‘Memórias do povo: João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas na Paraíba’, apresenta um conjunto de dados que nos ajudam a compreender o contexto de opressão em que surgem as ligas [camponesas]. Não somente a terra era cativa do latifúndio, mas também as relações de trabalho continuavam sub-humanas. Até o direito à sindicalização era negado ao camponês”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, A. A. Pedagogia do movimento camponês da Paraíba: Das Ligas Camponesas aos assentamentos rurais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoal, 2008. p. 90.   
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de João Goulart e as ligas camponesas, marque a alternativa correta:
	
	A
	As ligas camponesas foram as que mais apoiaram o presidente Jango sem impor
 nenhum tipo de pressão em relação às reformas agrárias, pois entendiam os
 limites da ação do governo.
	
	B
	As ligas camponesas, surgidas em 1955, tiveram participação importante no apoio e
 na pressão pela reforma agrária presente no projeto de reformas de base de Jango.
	
	C
	Com o início do levante militar que originou o golpe que encerrou o governo do 
presidente democraticamente eleito João Goulart, as ligas camponesas foram 
consideradas como o mais duradouro foco de resistência armada à implantação da 
ditadura. 
	
	D
	As ligas camponesas, devido à sua radicalização política, viam o governo João Goulart 
como traidor e passaram a se posicionar, publicamente, contrárias ao presidente. 
	
	E
	As ligas camponesas foram criadas pelo governo de João Goulart como forma de 
impulsionar a reforma agrária, uma das diretrizes das reformas de base.
Questão 3/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Atente para o seguinte trecho de texto:
“Em abril de 1974, o regime militar completava dez anos, com poucas ameaças no horizonte. Um simulacro de democracia era mantido, com eleições diretas apenas para deputados, senadores, vereadores e parte dos prefeitos [...]. O ano de 74 terminaria,porém, em desastre para o governo. Nas eleições [...], o MDB [...], partido da ‘oposição consentida’, se recuperou espetacularmente, elegendo 16 senadores, das 22 vagas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Senado 74: A eleição que abalou a ditadura. <https://www12.senado.leg.br/jornal/edicoes/especiais/2014/11/19/jornal.pdf>. Acesso em 14 jan. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a distensão do regime militar, analise as seguintes proposições:
I. Apesar de Geisel anunciar uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a vitória do MDB em 1974, partido de oposição que a ditadura consentia, acabou por apressar o processo de redemocratização.
PORQUE
II. A ditadura civil e militar buscou manter o controle da abertura política e assim garantir uma transição sem revanchismos e punições para os militares que fizeram parte do regime. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da 
primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina